Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




havaiana

Quem olha uma samambaia não imagina que ela seja quase tão velha quanto os dinossauros. Essa primitiva família de plantas possui uma estrutura muito simples, incapaz de gerar flores ou frutos.

Por ser um Matusalém da jardinagem, a samambaia vem recebendo há décadas modificações genéticas que a torna mais exótica e resistente, caso da mini-havaiana.

Samambaia-havaiana é um híbrido e se prolifera facilmente
O gênero Nephrolepis possui cerca de 30 espécies, algumas delas tão comuns que chegam a ser consideradas ervas daninhas, vicejando espontaneamente em qualquer tipo de solo que seja ligeiramente ácido e bastante úmido, de preferência em meia sombra, mas também em condições de sombra ou de sol pleno.

A mini samambaia é uma planta de pequeno porte, densa e de fácil cultivo, é uma planta decorativa que se estabelece em qualquer tipo de decoração.

Curiosamente, a samambaia-havaiana, um híbrido da Nephrolepsis exaltata (variedade “Marisa”), acabou se saindo mais popular do que a espécie que lhe deu origem e, hoje, é a samambaia miniatura mais cultivada no Brasil.

Como acontece com as plantas dessa família, a havaiana se reproduz por divisão dos rizomas (os “caules peludos”) ou por esporos, aquele pozinho marrom que fica embaixo das folhas: basta que eles em solo bem fofo, úmido e rico em nutrientes, para que produzam mudas.

De porte pequeno e ótima para ambientes internos ou à meia sombra, a samambaia-havaiana deve ser mantida úmida e protegida de correntes de vento. Mantenha o vaso em local ventilado e de alta incidência de luz, mas onde não bata sol direto nas folhas.

Essa planta possui um ciclo de vida perene e, é uma variação da “Marisa”(Nephrolepis exaltata), ela tornou-se a espécie mais cultivada no Brasil.

Entre as samambaias miniatura é a mais cultivada, seu tamanho vária de 30 a 60 cm. É uma planta usada muito em decorações pelo seu formato pequeno e, são ótimas para ambiente internos.

Nephrolepis-exaltata

Samambaia havaiana adora adubos orgânicos – de borra de café à casca de ovos
Essa espécie reage bem à adubação orgânica: borra de café, saquinhos usados de chá, casca de ovo triturada e outros adubos caseiros podem ser usados uma vez por semana, polvilhados no substrato e regados em seguida.

Quem não tem jardim e mora em apartamento sabe que não é fácil encontrar plantas que fiquem bem nesse tipo de ambiente. Mas, a mini-samambaia é uma boa opção por ser uma planta pequena e de fácil cultivo.

Essa planta tropical garante um toque verde exuberante na decoração. Para cultivá-las em apartamentos você precisa saber de alguns cuidados essenciais:
* Mantenha a temperatura do cômodo entre 18 a 24ºC.
* A rega é de extrema importância.
* Iluminação adequada.
* Vaso e Umidade ideal.

Essas dicas são essenciais para ter uma esta samambaia em apartamentos ou em apês. Continua lendo esse artigo para saber como cultivar a mini samambaia passo a passo.

Nephrolepis-exaltata1

Como Cultivar A Mini Samambaia
Regas
: A umidade é o principal fator para o seu desenvolvimento, por isso regue com frequência. Mais não a ponto de deixar o solo encharcado

Vasos: Cultive a samambaia em um vaso de plástico, em vez de um de barro (o vaso de plástico retém melhor a umidade do que o de barro);os vasos devem ser largo e raso, para que ela cresça sem problemas.

Temperatura: A maioria dessas plantas progride em ambientes com temperaturas constantes entre 18 a 24ºC.

Iluminação: As samambaias preferem luz indireta, nunca exposta ao sol direto. Sempre meia-sombra. Se elas não receberem luz suficiente, ficarão com o crescimento retardado.

Poda: Pode as folhas e galhos danificados para deixar a planta com aparência mais saudável e promover o crescimento dela.

Ventilação: Sempre em lugares com corrente de ar fraco. Ventos fortes podem danificar sua planta.

Nephrolepis-exaltata

Umidade: Elas adoram umidade, então quanto melhor você conseguir simular a umidade, melhor! Exemplos: perto de banheiros ou um umidificador pode ajudar.

Adubação: Adubos orgânicos são os melhores para o crescimento dessa planta. Recomendo: farinha de osso, torta de mamona, borra de café e casca de ovos.

Substrato: 1 medida de terra, 1 medida areia (construção), 7 medidas de húmus de minhoca, 1 colher de chá de carvão moído.

A mini-samambaia não gosta de mudanças, não fique trocando de lugar, ela não gosta. Depois que ela estiver por um tempo em um determinado lugar, evite de trocá-la, esse tipo de planta não gosta dessas mudanças.

gaivotas