Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




samambaia

Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das pteridófitas. A palavra pteridófita vem do grego pteridon, que significa ‘feto’; mais phyton, ‘planta’. As brotações destas plantas se assemelham a posição de um feto humano no útero materno.

As samambaias possuem alto valor como plantas ornamentais e, algumas plantas, podem crescer até 15 m de altura. São plantas comercializadas em substratos.

Os substratos são produtos utilizados para substituir a terra, são leves, e sem capacidade de retenção de umidade e nutrientes, dessa forma, as plantas não conseguem sobreviver por um período superior a 30 dias.

É importante que, assim que adquirir o vaso, seja feito o replantio para garantir o crescimento saudável da samambaia.

1º Passo: Escolha do vaso
As samambaias podem ser plantadas em qualquer vaso desde que o mesmo nao retire a umidade ideal para as raízes. No caso de vasos de cerâmica é importante utilizar um impermeabilizante interno para impedir que a própria cerâmica absorva a umidade da terra, desidratando as raízes das plantas.

Um vaso muito utilizado ultimamente é coxim (vasos de fibra de coco). Porém o coxim acumula água em excesso atraindo lesmas e caramujos para as plantas.

samambaia

2º Passo: Terra ideal
As samambaias são plantas altamente exigentes em umidade no solo. Dessa forma, o ideal é utilizar no plantio um condicionador de solo, pois além de ser orgânico, esse produto possui alta capacidade de retenção de água.

Além disso, os condicionadores de solo possuem nutrientes e matéria orgânica em sua composição que garantem às plantas mais saúde e crescimento radicular e foliar por um maior período de tempo.

3º Passo: Plantio
Para se fazer o plantio da Samambaia, é importante antes, fazer uma drenagem do vaso. Essa drenagem pode ser feita colocando-se uma camada de 5 cm de brita, seixos, argila expandida, isopor, etc., ou um pedaço de manta Bidim ou sombrite no fundo do vaso.

Posteriormente, completa-se todo o vaso, até a borda, com condicionador de solo faz-se um buraco referente ao torrão que contém as raízes da samambaia, planta a muda e aperta em volta para que ela fique bem firme. Depois do plantio, deve-se molhar o vaso e completar com Condicionador de Solo, se houver necessidade.

samambaia

4º Passo: Condições ideais de crescimento
Samambaias são plantas que crescem na sombra e em locais de alta umidade. Porém não gostam de locais onde há ventos constantes. O vento desidrata a planta mais rápido que o sol, pois retira das folhas a micro camada de umidade formada para manter as mesmas hidratadas.

É importante manter o vaso da samambaia sempre úmido. Plantas com pouca rega ficam amareladas e suas folhas secam rapidamente.

5º Passo: Adubação de crescimento
Assim como todas as plantas, as samambaias apresentam excelentes resultados quando recebem nutrientes. É através dos nutrientes que as plantas realizam o seu crescimento radicular e foliar, coloração esverdeada das suas folhas e aumento das brotações.

Essa adubação deve ser feita utilizando-se fertilizantes foliares diluídos em água e aplicados nas folhas, uma vez a cada 7 ou 15 dias, com o uso de um pulverizador. É importante seguir as recomendações do fabricante do produto.

ninho-de-passarinho

6º Passo: Cortes de mudas
Como as samambaias sâo plantas que apresentam muitas folhas, seu crescimento é acelerado após a adubação. É importante que após o enchimento do vaso, seja feito o corte ou separação das mudas, para que esse crescimento nâo sufoque as novas brotações.

Esse corte deve ser feito diretamente no rizoma (sistema radicular das samambaias), devendo-se deixar 2 a 3 brotos em cada um ou separando-se todo o sistema radicular, em 2 ou 4 partes. O plantio dessas mudas deve ser feito da mesma forma que o plantio inicial.

7º Passo: Controle de pragas
As samambaias são plantas que apresentam alta concentração de folhas e dessa forma atrai pragas muito agressivas na alimentação foliar. Para o controle das Lagartas, pode ser feito uma catação manual das mesmas.

O controle de lesmas e caracóis deve ser feito com o uso de lesmicida orgânico. Para outras pragas, deve-se deixar dependurado ou colocado nos vasos armadilhas de placas amarelas que são atrativos naturais para os insetos voadores, que ficam grudados no momento do pouso.

Já as cochonilhas, pulgão e trips, pode ser utilizado um inseticida organizo de grande espectro para o controle (vide produtos no site). Dessa forma, as pragas são controladas de forma orgânica, não havendo o risco de se prejudicar pássaros, animais domésticos e a saúde do aplicador.

florlago

Brincos de Princesa

O brinco-de-princesa é o resultado de hibridações e melhoramentos genéticos feitos pelo homem de espécies originárias das Cordilheiras do Andes no Chile e do Brasil, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, principalmente na Serra do Mar em altitudes que variam de 1.600 a 2.300m!

As espécies nativas chegaram na Inglaterra por volta de 1.700 e tornou-se um grande sucesso nos jardins ingleses.

Sua ramagem é longa e pendente. E seu florescimento é muito vistoso! As flores são pendentes, em forma de cálice tubular com divisões roxas, vermelhas e brancas e corola roxa, vermelha, branca ou azul.

O porte também modifica entre as cultivares, sendo que existem formas arbustivas e outras de porte herbáceo.

Podendo ser simples ou dobrada. São formadas na primavera e no verão e são muito apreciadas pelos queridos beija-flores.

fucsia

Bela flor  e símbolo do Rio Grande do Sul, o brinco-de-princesa ou fúcsia é uma planta muito conhecida também internacionalmente.

Temos tipos dessa espécie, de maneira que tanto pétalas, quanto sépalas apresentam cores e de formas diferentes. Entre elas, as mais achadas são em vermelho, rosa, azul, violeta e branco, com diferentes combinações, sem mesclas.

Para que prospere, o brinco de princesa precisa de iluminação, ela gosta de clima sob luz difusa ou meia-sombra, contudo, parte dessa qualidade se adapta muito bem sob sol pleno. Porém, um detalhe é comum, as fúcsias gostam de frio, assim sendo o melhor para cultivá-la é no sul do país e nas regiões serranas.

No paisagismo ela apresenta possibilidades de plantio isolado ou em grupos. Sim, pois elas atraem muitos beija-flores. Determinadas cultivares são próprios para cestas pendentes e são excelentes em varandas.

Deve ser cultivado a pleno sol ou meia sombra com bastante claridade e fica lindo em vasos e jardineiras pendentes ou apoiado em suportes como grades ou caramanchão.

brinco de princesa

Substrato
O brinco de princesa gosta de substrato rico em material orgânico e permeável. Você pode usar o substrato básico que é ótimo.

Rega
O substrato deve estar sempre úmido, mas não encharcado. O No tempo seco e quente, regue diariamente.

Multiplicação
Para multiplicar usa-se sementes e estacas dos ramos jovens.

BRINCOS-7

Adubação
Lembre-se de adubar no começo da primavera e do outono com a adubação para estimular a floração e no começo do verão, a adubação pós floração. E todo mês, ou mês sim, mês não, pode adubar com húmus de minhoca, que melhora a porosidade do solo, aumenta os teores de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e manganês do solo, melhora o pH e aumenta o número de microorganismos no solo.

banquinho

tagete

O Tagete (Tagetes patula) é uma flor muito rústica e não precisa de muito cuidado para parecer com suas cores amarelo, dourado e mogno. Suas flores são brilhantes e aveludadas.

Conhecida popularmente também como cravo-de-defunto ou flor-dos-mortos, o Tagete recebeu esse nome por ser tradicionalmente usado na popular festa dos mortos realizada no México no dia 02 de novembro.

Amarelo, laranja e castanho avermelhado são tons que podem dar um toque sofisticado aos nossos arranjos, ou colorindo o jardim de casa. Misturar as possibilidades de cores dos Tagetes pode dar um charme todos especial à uma decoração. Elas são flores nativas das Américas, simbólicas e delicadas.

Existem muitas variedades para escolher. São flores muito importantes, servem para cobrir um terreno, repelentes de parasitas e uma fauna benéfica para o jardim. Eles brilham incansavelmente até as primeiras geadas nas bordas da cama ou entre tomates, couves ou batatas.

tagete1

Cultivo e cuidado
Os tagetes são plantas fáceis de cultivar , não precisam de muitos cuidados especiais.

São plantas cultivadas como anuais (também perenes), de modo que, no final da floração, no outono, a planta pode secar.

Eles querem o sol, portanto precisam ser transplantados ou preferencialmente localizados em áreas ensolaradas , protegidas das correntes e do vento , protegidas de uma parede, seria perfeito.

Não há necessidade de pagar no momento do plantio . Você deve ter em mente que é necessário usar solo não muito fértil, pois, de fato, um solo muito fértil favoreceria um maior desenvolvimento das partes verdes em detrimento das flores.

Exatamente como a planta da chagas. Ele também deve ter uma boa drenagem para que seque facilmente.

Como as peças secam ou estão danificadas, elas são cortadas, mantendo uma boa aparência e evitando possíveis doenças.

A estação de floração é geralmente do verão ao outono ( julho a outubro ). Eles brilham constantemente até as primeiras geadas (dependendo da variedade).

tagete3

Usos
Jardinagem
É usado como planta sazonal para canteiros, bordas e jardins ornamentais . Eles crescem como um belo tapete colorido ( cobertura do solo ), ou também pode ser uma flor bonita para cortar.

Planta auxiliar
O tagete é uma excelente planta auxiliar . Tem muitas propriedades que veremos agora;

Nematicida
Os tagetes atuam em diferentes espécies de nematóides . Estes são vermes parasitas naturalmente presentes na terra. Eles podem afetar plantas mais sensíveis a eles, como tomate ou couve. É raro afetar uma horta orgânica se forem respeitados “bons padrões”, como rotação e compostagem regular.

Esta propriedade da planta é devida aos seus exsudatos radiculares (substâncias que secretam as raízes) que contêm derivados de butinil e alfa-tiertienil . Afeta várias espécies de nematóides Heterodera, anguina, Tylenchothynchus e Meloidogyne (a do tomate).

As propriedades do tagete não têm efeitos fitotóxicos. É conhecido por ser menos rápido e eficaz que os produtos químicos, mas é mais durável (pode durar até dois anos). Ele também contém outros benefícios no crescimento e no rendimento de suas plantas vizinhas que não são pesticidas.

É uma boa ideia inserir tagetes nas plantações de tomate, beringela, morango, couve, batata ou couve-flor.

Outra maneira de tirar proveito de suas virtudes é para plantar uma área inteira de Tagetes, como se fosse verde fertilizantes , e no ano seguinte para plantar espécies sensíveis, tais como morangos, cebola, feijão, cenouras, alcachofras, flor bulbosa … .. Ele está provado que no ano seguinte, há uma redução de nemátodes de 90-95%.

tagete

Repulsivo
Os tagetes têm propriedades repulsivas em muitos insetos. Mas deve-se dizer que é eficaz se o número desses insetos não for excessivo. Se eles estiverem instalados no jardim, teremos que recorrer a outras soluções. O tagete é mais uma solução baseada na prevenção.

O tagete ajuda a evitar a mariposa de alho-poró, o pulgão, a cochonilha …. Em estufas, repele moscas-brancas (como chagas).

Na América, o cravo das Índias mostrou que é capaz de repelir um coleóptero prejudicial ao feijão . Infelizmente, tem um efeito alelopático (se você não sabe o que é alelopatia , clique) muito prejudicial para o feijão. No México, muitos campos de milho são cercados por tagetes para protegê-los de certos insetos e doenças.

Eles também dizem que é repulsivo para outras plantas, como o funcho . Eu acho que novamente por efeitos alelopáticos.

tagete

Planta auxiliar hospedeira de insetos
Os tagetes alimentam insetos auxiliares benéficos durante todo o período de floração (de junho até as primeiras geadas). De acordo com uma pesquisa de conservação Noé , é atraente para cerca de 28 espécies de borboletas.

Plantio e multiplicação do tagete
Semeamos a partir de março, cobertos ou em uma cama quente, e em abril , eles precisam de uma temperatura em torno de 18ºC.

No momento de plantá-las, a distância das variedades baixas é de cerca de 15 cm e das variedades altas, de 15 a 90 cm.

Tagetes são facilmente transplantados. Se forem sementes que você obteve nas estações anteriores, você terá uma mistura multicolorida; portanto, uma dica muito útil é cultivar o tagete em vasos individuais até que sejam transplantados no vaso, pomar ou jardim.

A razão é que, quando a primeira flor aparecer, já podemos saber qual a cor dessa planta. A partir daqui, já tomamos a decisão de onde plantá-lo. A primeira flor sai individualmente e na parte apical da planta.

As sementes, a uma temperatura de cerca de 18 ºC, germinam após 10 ou 14 dias. Na semana seguinte, as primeiras folhas verdadeiras terão começado a sair e, um mês após a semeadura, as mudas estarão prontas para serem plantadas ou transplantadas .

No caso em que foi semeada diretamente em uma panela, você já a possui. Basta levá-los para um lugar mais ensolarado para se fortalecer.

As sementes são facilmente obtidas de uma estação para outra, basta aguardar a flor secar completamente. As sementes são pretas, alongadas e pontudas. Deixo um vídeo do jardim de Ivan , que explica de maneira fácil e simples. Você não tem mais uma desculpa para não reproduzi-lo.

Variedades de tagetes
É um gênero com cerca de 50 espécies. Muitos híbridos são encontrados comercialmente, todos derivados das espécies: T. erecta, T. patula e T. tenuifolia.

tagetes erecta

- Tagete ereto
Também é chamada de rosa das Índias , como um cravo dos mouros e conhecido no México (de onde se origina) como cempasúchil, cempaxóchitl, cempoal, flor de muertos ou cravo chinês.

A espécie Tagetes erecta, como o mesmo nome diz, tem uma postura ereta e altamente ramificada, e pode crescer até um metro de altura (30 – 100 cm).

As flores têm pétalas de limão amarelo, 5 cm de diâmetro, embora existam numerosos híbridos que podem atingir 15 cm de diâmetro.

A floração dura do verão ao outono (julho a outubro). Apoia solos pobres e secos também. Também o ambiente marítimo. É perfeito para se associar a plantas como dálias, cosmos, aves do paraíso, girassóis ou zínias.

tagete patula

- Tagete patula
Esta planta também é conhecida pelo nome de Carnation moro, damasquina, Clavelón da Índia ou topete flor . A tagetes patula é uma planta anual de tamanho pequeno que não excede 50 cm de altura (20-50 cm).

As folhas estão dispostas alternadamente ao longo do caule, em frente, com incisões intensas e de cor verde intensa. As flores são solitárias e o diâmetro varia de 3 a 5 cm.

Eles são altamente decorativos e têm uma longa floração de lindas pétalas amarelas com listras vermelhas. Floresce do verão ao outono (julho a setembro). É uma planta rústica que gosta do sol e tolera bem a seca.

Tagetes_tenuifolia

- Tagete tenuifolia
É uma das variedades que, em numerosos estudos, demonstrou ser eficaz contra os diferentes nematóides do tomate, berinjela e couve.

É uma planta anual que cresce até 60 cm de altura, caracterizada por galhos finos fornecidos com folhas verdes claras. Floresce de julho a setembro

Tagete lucida

- Tagete lucida
A espécie Tagetes lucida é uma pequena planta perene, embora cultivada anualmente, não excede 50 cm de altura (30-50 cm), com folhas lisas ou irregulares de cor verde muito intensa.

As flores são pequenas, com 1 a 1,5 cm de diâmetro e a cor típica dos tagetes: amarelo ouro ou amarelo laranja.
Suas folhas são comestíveis.

Tagete minuta

- Tagete minuta
É a maior espécie, apesar do nome, podendo atingir até 3 metros de altura (em condições muito favoráveis).

Suas flores são pequenas . Essa variedade foi estudada pela Associação de Pesquisa Henry Doubleday e parece emitir cinco vezes mais secreções nematicidas do que seus companheiros ornamentais. É muito eficaz contra o nematóide de morango e batata.
Precisa de muito calor e, em alguns lugares, pode ser invasivo.

Estas são apenas algumas das muitas variedades de tagete existentes.

Como você viu uma planta interessante, e muito simples de ter e manter. Traz benefícios e também é muito bonito em qualquer lugar. Comece a plantá-lo em seu jardim ou pomar, será um companheiro indispensável que nenhuma outra estação vai perder.

janela6

balsamina

A Impatiens balsamina é uma erva asiática da família das balsamináceas. A espécie possui folhas lanceoladas e serreadas, flores vermelhas, róseas, brancas ou variegadas, por vezes dobradas, e fruto capsular explosivo (elatério).

É muito cultivada como ornamental, o suco do caule tem propriedades diuréticas e eméticas. Também é conhecida pelos nomes de balsamina, ciúmes, maria-sem-vergonha, não-me-toques, melindres e papagaios.

Esta planta é uma erva anual que atinge de 20 a 75 cm de altura, possuindo flores de 2 a 5 cm de diâmetro. O fruto que contém as sementes é uma cápsula que, quando madura, estoura lançando as sementes longe da planta.

O nome popular não-me-toques deriva desta característica, pois os frutos maduros estouram quando tocados.

Impatiens balsamina

Podem ser cultivadas formando grupos no jardim ou podem ser cultivadas em vasos grandes e jardineiras. Como se propaga facilmente, pode se tornar invasiva.

Prefere temperaturas amenas ou moderadamente elevadas, sem extremos de temperatura. Não suporta baixas temperaturas e geadas. Deve ser cultivada na luz solar direta ou sombra parcial.

O solo deve permanecer sempre úmido, mas não encharcado. Esta planta é sensível a falta de água, principalmente em temperatura elevada e sol direto. Ele tem que ser rico em matéria orgânica, bem drenado, mas que retêm a umidade, não secando rapidamente. Pode ser cultivada em solos argilosos pesados. A faixa de pH ideal do solo está entre 6 e 7.

balsamina

Época de floração
Depende da época de plantio e do clima da região. Geralmente começa a florescer cerca de 70 dias após a germinação.

Propagação
É feita por sementes, que podem ser semeadas no solo em uma profundidade de 0,5 cm a 1 cm. Semeie no local definitivo. A germinação leva de uma a três semanas.

lguinho