Os Kalanchoes pertencem às flores exóticas tropicais que chegaram da América do Sul e da África. Há muito que ganhou sua popularidade devido à sua bela floração e habilidades medicinais.
Na natureza, Kalanchoe é representado por muitas variedades que pertencem ao grupo de suculentas. Em nosso artigo, falaremos sobre as variedades mais populares e daremos dicas sobre como cultivá-las em seu apartamento.
Kalanchoe Kalandiva
Este tipo de planta pertence às Crassulaceae. É considerado muito pouco exigente nos cuidados. Ele precisa apenas de uma quantidade suficiente de iluminação, rega regular e localização longe de correntes de ar e exposição ao sol direto.
A intensidade do florescimento de Kalanchoe depende da duração do período de iluminação. As flores desta espécie são lindas inflorescências em pedúnculos de comprimento médio. As flores podem ser vermelhas, amarelas, laranja, rosa, roxas e outras, dependendo da variedade.
A floração continua por vários meses. O próprio Kalanchoe é um pequeno arbusto com um tronco grosso coberto de belas folhas carnudas. A superfície da folha pode ser brilhante ou aveludada. Em altura, esta planta cresce para 30 cm.
Como esse tipo de Kalanchoe é produzido por humanos ao cruzar várias variedades, você não o verá na natureza. A base para a criação desta variedade foi o Kalanchoe Bloss Ferida, que combina várias variedades que diferem na cor das flores.
As flores desta espécie podem ser vermelho, roxo, branco, rosa, laranja brilhante e também têm uma cor de dois tons. Todos eles consistem em quatro pétalas, mas em 2002 apareceu uma variedade, com 32 pétalas, cuja aparência parecia uma pequena rosa.
A visão geral do arbusto se assemelha a uma bela bola de veludo com flores. As folhas são opostas, mantêm pecíolos curtos, têm uma cor verde escura e uma forma arredondada. A floração começa em dezembro e dura até o meio do verão. Devido ao fato de essa espécie ter sido criada artificialmente.
Kalanchoe Degremona
Uma das flores de interior mais populares que podem ser vistas em muitas casas. Também conhecida como Briofillum Degremon. Este tipo de Kalanchoe nos foi trazido de Madagascar.
É uma planta suculenta com uma haste reta robusta, que eventualmente endurece na base. No caule existem folhas opostas umas às outras, ligadas aos pecíolos, com uma estrutura carnuda, cor verde escura e formato triangular alongado.
A parte de trás do prato da folha é pintada com manchas rosa-púrpura. Kalanchoe desta espécie pertence às plantas “vivíparas”. Cresce pequenas plantas de pleno direito – as “crianças”, que são fixadas na borda da folha, têm 2-3 folhas reais e lavam um sistema radicular independente. Com o tempo, as crianças se soltam da folha mãe, caem no chão e criam raízes.
Kalanchoe Degremona distingue-se por grandes flores em forma de sinos de cor rosa púrpura. A floração começa no outono e continua durante o inverno, o que torna esta flor muito popular entre os jardineiros.
Ao cultivar esta planta, você deve prestar atenção cuidadosa ao regime de irrigação, pois, com umidade excessiva, a flor pode adoecer e morrer. Além disso, Kalanchoe não gosta de correntes de ar e do sol direto, os raios que queimam em suas folhas e flores.
Kalanchoe Cirrus
Uma característica distintiva desta espécie é que ela é usada na medicina popular como um medicamento. Cada espécie de Kalanchoe possui propriedades curativas próprias, mas o Cirrus é melhor dotado delas.
Além disso, esta planta tem uma aparência decorativa muito bonita, que permite não apenas ser benéfico como medicamento, mas também decorar sua janela. Na natureza, você pode ver o Kalanchoe de penas no sudeste da Ásia ou na América.
Na fauna natural, pode crescer até um metro e meio de altura, mas quando cultivada em ambientes fechados, é um arbusto baixo, com uma haste ereta de uma estrutura carnuda, com uma parte inferior amadeirada.
As folhas são grandes em formato elíptico com bordas onduladas. As folhas superiores são dissecadas, oval, na cor verde escura, podem ter uma tonalidade vermelha ou amarela.
Este tipo de Kalanchoe também pertence aos “vivíparos” e cresce “filhos” ao longo das bordas da folha. A floração começa quando a planta atinge dois anos.
As flores são grandes, de cor verde-rosa, localizadas no topo dos brotos em inflorescências em panículas. A floração é observada irregularmente. Após a floração, um folheto é formado – esse é o fruto pelo qual esse tipo de Kalanchoe pode ser propagado.
Cultivar essa planta em casa não é particularmente difícil. Recomenda-se adicionar fertilizantes minerais complexos ao solo e umedecer a flor somente após a formação de um coma de terra.
A planta não gosta de correntes de ar e luz solar direta A floração é observada irregularmente. Após a floração, um folheto é formado – esse é o fruto pelo qual esse tipo de Kalanchoe pode ser propagado.
Cultivar essa planta em casa não é particularmente difícil. Recomenda-se adicionar fertilizantes minerais complexos ao solo e umedecer a flor somente após a formação de um coma de terra. A planta não gosta de correntes de ar e luz solar direta
A floração é observada irregularmente. Após a floração, um folheto é formado – esse é o fruto pelo qual esse tipo de Kalanchoe pode ser propagado. Cultivar essa planta em casa não é particularmente difícil.
Recomenda-se adicionar fertilizantes minerais complexos ao solo e umedecer a flor somente após a formação de um coma de terra. A planta não gosta de correntes de ar e luz solar direta.
Kalanchoe Blossfeld
Esta espécie de Kalanchoe é uma das plantas mais populares cultivadas em casa. Ele era amado por seu cuidado pouco exigente e aparência bonita. Tal arbusto cresce até uma altura de 40 cm de altura, tem uma forma muito compacta e uma ampla variedade de flores coloridas.
Além disso, suas folhas têm propriedades curativas usadas na medicina popular para cicatrização de feridas e como agente anti-inflamatório. Implorar uma planta assim não causará muitos problemas. Só deve ser fertilizado periodicamente, aparado e umedecido.
Esta espécie também acumula umidade em suas folhas e pode tolerar bem períodos de seca. Crescendo no local com luz solar difusa, Kalanchoe irá deliciar-se com flores por um longo período.
Na natureza de Madagascar, de onde este Kalanchoe vem, é encontrado apenas com flores vermelhas ou alaranjadas. No entanto, em sua base, muitas variedades com uma cor multicolorida foram criadas.
A fim de obter uma floração abundante, recomenda-se aos cultivadores de flores experientes que cortem os caules imediatamente após o período de floração. Este procedimento estimula a colocação de botões para florescimento subsequente.
Quando o Kalanchoe recolora completamente, é aparado nas primeiras folhas e diminui os períodos de rega. Isso provocará a formação de novos brotos e a floração subsequente mais rápida.
Kalanchoe Tomentosa (orelhas de gato)
Esta espécie é um arbusto de tamanho médio coberto de folhas carnudas com um cotão esbranquiçado espesso. As folhas são pintadas de verde-acinzentado com pontas marrons. Requer o mesmo cuidado que o resto das plantas de Crassulaceae.
Esta planta recebeu esse nome por causa de folhas decorativas, que são cobertas com um cotão grosso e se assemelham às orelhas de um gato. A flor cresce até 30 cm de altura, possui hastes verticais ligeiramente ramificadas, que, depois de um tempo, ficam meio lignificadas na base.
As folhas são verdes, alongadas, com dentes castanhos claros ao longo das bordas. Floresce com flores vermelho-púrpura coletadas em inflorescências de guarda-chuva. Quando cultivada em condições de vida, a floração é extremamente rara.
Kalanchoe Marmorata
Esta é uma planta suculenta, também conhecida como Kalanchoe somali ou de flores grandes. Esta espécie veio da Etiópia para nós. Na natureza, ocorre na forma de um arbusto com cerca de meio metro de altura.
As hastes são decoradas com folhas verdes escuras que, com o tempo, têm a capacidade de adquirir uma tonalidade cinza e manchas marrons ou lilás. As folhas têm uma forma elíptica, estreitada na base. As bordas da folha contêm um recesso.
A floração começa na segunda metade da primavera e dura até dois meses. Durante esse período, o arbusto é coberto com flores fofas brancas como a neve.
Esta espécie não requer cuidados especiais, no entanto, precisa de rara rega e cultivo com uma quantidade suficiente de luz. Propagado por estacas, folhas ou brotos apicais.
Kalanchoe Manginni
A aparência desta planta é muito semelhante ao Kalanchoe de Blossfeld, no entanto, é distinguida por grandes flores que crescem em pedúnculos verticais e não caem durante o período de floração. O manginii deve ser cultivado da mesma maneira que Blossfeld.
Kalanchoe paniculata
Esta espécie é uma planta herbácea perene que cresce até 60 cm de altura. Os brotos são cobertos com folhas elípticas estreitadas na base. A largura da folha é de cerca de 6-7 cm, o comprimento é de cerca de 15 cm.
A densidade da coroa aumenta na base do tronco. As folhas apicais são pequenas e de cor branco acinzentado. Este tipo de Kalanchoe pertence aos “vivíparos” e forma os “filhos” ao longo das bordas da placa da folha.
A floração começa em maio, com flores amarelas brilhantes de tamanho médio. Gosta de ser cultivada em solo fértil nas janelas do sudoeste.
Kalanchoe Luciae
Kalanchoe luciae é uma suculenta que foi comparada a conchas de moluscos, por causa do formato da roseta basal das folhas arredondadas grossas de 4-6 cm de comprimento por 2-5 cm.
As folhas são cobertas por uma flor cinza e a margem da folha assume uma tonalidade avermelhada durante os meses mais frios de inverno, se cultivada em luz forte, caso contrário, as folhas permanecem uniformemente verdes.
No final do inverno, no início da primavera, surge uma única haste longa, contendo grupos de flores tubulares amarelo-claras.