O Sedum makinoi é uma planta compacta e cresce como uma pequena bola sobre o vaso. É uma suculenta com folhas carnudas, arredondadas, planas e brilhantes que crescem sobre caules vermelhos finos e rastejantes.
A cor das folhas varia de verde claro a verde escuro a esmeralda, nos meses mais frios as cores intensificam-se. As flores surgem no Verão, são amarelas e têm formato de estrela.
Cuidados
A planta aprecia locais ensolarados a parcialmente sombreados. A luz solar é importante para manter o aspecto denso e compacto da touceira. Contrariamente à sua aparência frágil a Sedum makinoi sobrevive em ambientes agrestes, suporta a intensa exposição solar, frio e calor.
A falta de luminosidade pode levar ao estiolamento, os caules crescem finos e compridos, mas depois de uma poda na primavera, o Sedum makinoi cresce novamente de forma compacta.
Forneça um fertilizante líquido de abril a setembro. A adubação não deve ser exagerada, no seu habitat natural esta planta cresce em ambientes áridos e em solos pobres em nutrientes.
Rega
Não precisa de muita água, um pouco mais no verão devido ao calor. Regue apenas após o substrato se apresentar seco. Um bom método é colocar um prato por baixo do vaso da planta e deixar a planta absorver a água, depois do procedimento mantenha o pratinho seco.
Multiplicação
É fácil de propagar, basta que os caules da suculenta entrem em contacto com o solo para começarem a emitirem raízes e darem inicio a uma nova planta.
O substrato indicado deve ser próprio para o cultivo de cactos e suculentas, com características arenosas, bastante drenável, que seque rapidamente entre as regas.
Uso paisagístico
Oferece imensas possibilidades decorativas, desde planta pendente em modo isolado ou como complemento no acabamento de arranjos de suculentas.
É frequentemente utilizada como forração, devido a se espalhar facilmente na horizontal e formar densos tapetes verdes, com poucos centímetros de altura e com grande valor ornamental.
Curiosidades do Sedum makinoi
É muitas vezes apelida de stonecrop em termo de brincadeira, pelo fato de precisar de poucos cuidados e viver interminavelmente.