A Graptosedum “Francesco baldi” é uma suculenta conhecida pela sua robustez, vigor e rápido crescimento. Forma touceiras com tendência pendentes que atingem aproximadamente quinze centímetros de altura.
As folhas são carnudas e apresentam forma de lança com tonalidade verde azulada e pontas ligeiramente arroxeadas. As flores têm o formato de estrelas amarelas, surgem em rosetas compactas de folhas carnudas, suportadas por caules com aproximadamente quinze centímetros de comprimento.
Cuidados
Condições favoráveis
Luz interna brilhante, sol parcial a filtrado. Os exemplares que são cultivados em sombra parcial tendem a adquirir tonalidades verdes azuladas, os que são cultivados em pleno sol alcançam tons cinza azulados com pontas rosadas. Tolera calor, frio, geada e seca.
Rega
Durante as épocas de maior calor regue regularmente, deixando secar a terra entre os intervalos. Na época fria reduza as regas, fornecendo o mínimo de água. Tente não molhar as folhas, dirija a água diretamente ao solo.
O excesso de água é prejudicial à planta, favorece o desenvolvimento de fungos e bactérias, que atacam as raízes e causam seu apodrecimento.
Multiplicação
Os Graptosedum são geralmente fáceis de propagar por meio da sementeira, estacas de folha ou a decapitação de suas rosetas apicais. O caule desnudado continuará desenvolver-se e emitirá inúmeras novas brotações.
As rosetas compactas têm uma grande capacidade de enraizamento e dão rapidamente origem a uma nova planta restabelecida.
Transplante
Reenvase a planta quando verificar que a moita ultrapassa o tamanho do vaso. Durante a mudança não se preocupe se danificar algumas raízes, esta suculenta tolera bem as perturbações.
Escolha um vaso com orifícios que permitam escoar bem a água e crie uma camada de drenagem no fundo do recipiente.
Pode usar um vaso de plástico ou de barro, tendo em atenção que a frequência da rega altera-se conforme o material eleito. Use um solo arenoso e poroso com boa capacidade de drenagem.
Manutenção da Graptosedum “Francesco Baldi”
Remova as folhas e as hastes florais secas. Se a planta se apresentar muito pesada ou pescoçuda pode realizar uma poda.
O manuseio da planta deve ser realizado com cuidado porque as folhas são revestidas de um delicado acabamento de pruína, uma fina camada de pó que se mancha facilmente ao toque.
Por outro lado o manuseamento deve ser igualmente cuidadoso porque as folhas destacam-se com muita facilidade. O lado proveitoso é que essas folhas podem ser aproveitadas para produzir novas mudas da suculenta.
Usos paisagísticos
É uma planta muito ornamental seja na composição de arranjos com outras suculentas, seja sozinho no solo ou em vaso. Quando cultivada em cestos suspensos cria um lindo efeito de planta pendente. É também usado como orla em bordas ressequidas e em jardins de pedra.
Curiosidades da Graptosedum Francesco Baldi
A planta é um cruzamento hibrido entre duas suculentas originárias do México: Sedum pachyphyllum e Graptopetalum paraguayense (conhecida popularmente por planta fantasma).