Já pensou em cultivar o seu próprio alimento? Livre de agrotóxicos, fonte de saúde, excelente como decoração e possibilidade de um contato direto com a natureza. Esses são apenas alguns dos benefícios de ter suas próprias plantas para horta em casa.
Mais do que economia no orçamento, a atividade pode ser terapêutica e um momento de integração familiar, As crianças podem auxiliar e, assim, adquirir desde novas o hábito saudável de comer hortaliças.
É uma questão de qualidade de vida aliada à satisfação de ver uma sementinha germinar até chegar ao ponto de ser consumida por toda família.
E pouco espaço não é desculpa. Não importa se o quintal é pequeno ou se você mora em apartamento muitas ervas podem ser cultivadas em varandas, quintal ou corredor, desde que bata sol no local por pelo menos 5 horas, que é o mínimo que elas precisam, e não fiquem expostas a ventos frios e fortes.
Confira, a seguir, uma seleção de plantas para horta que fazem o maior sucesso e são facilmente cuidadas.
Conheça as melhores plantas para horta caseira
Capim-limão, alho-poró, cebolinha
Para plantar, basta colocar a parte com raiz na água (sem deixar completamente submersa) e trocar o líquido diariamente. Após 3 à 5 dias é o tempo ideal para fazer a transferência da planta para um vaso com terra.
Couve chinesa, alface e aipo
Mergulhe as raízes na água deixando somente o topo para fora. Para que elas cresçam de forma saudável é necessário trocar a água a cada dois dias e borrifar o líquido duas vezes por semana.
Seguindo este procedimento, as folhas deverão começar a brotar no período de uma semana. Plante deixando somente as folhas acima da terra e colha quando estiverem totalmente crescidas (dentro de aproximadamente 5 meses).
Gengibre
Coloque um pedaço de gengibre em um pote com água e espere uma noite. Dado o tempo, retire o pedaço e coloque-o enterrado em um vaso com terra úmida.
Regue até perceber o aparecimento de brotos. Após este processo, demora cerca de um ano para que fique pronto para colher.
Alho
Encontre o maior dente de alho da cabeça e plante deixando a ponta de cima sem cobrir de terra. Mantenha o vaso em um local bastante ensolarado e a terra sempre úmida. Após 1/3 das folhas que crescerem ficarem amareladas está pronto para a colheita.
Manjericão
Corte alguns pares de hastes (de 10 a 15 cm), tire as folhas e as flores da parte inferior, e coloque em um copo de vidro com água até a metade das hastes. Mantenha o copo em local ensolarado e troque a água a cada dois dias até as raízes crescerem cerca de 2 cm.
Após esta etapa, plante o manjericão em um vaso com terra adubada, seca, e não compactada. No vaso, faça um buraco e coloque a planta sem dobrar as suas raízes. Regue frequentemente toda a superfície da terra, sem encharcar.
Hortelã
Realize o mesmo processo do manjericão. A única diferença é que você deverá plantar em um vaso um pouco maior e com furos embaixo, já que a planta precisa de solo drenado e muita água. Evite colocá-la em locais muito ensolarados.