As flores trazem uma variedade de tons de ouro, latão e cobre durante o verão e o outono. As flores dessas plantas aparecem sozinhas ou em cachos.
O melhor momento para plantar essas flores de crescimento rápido varia de acordo com o tipo específico que você está plantando, mas a primavera e o verão são típicos.
Características
Tem flores pequenas e dobradas. Sua folhagem tem um cheiro característico. Mas atualmente já desenvolveram cultivares sem cheiro. Multiplica-se por sementes o ano todo, principalmente na primavera e verão.
Pode ser cultivado em todo Brasil. Suas flores são muito utilizadas como flor de corte para compor arranjos florais.
Qual substrato ideal?
Idealmente, você deseja um solo fértil e bem drenado, mas as tagets provaram que podem crescer em todas as condições do solo. Para plantas mais arbustivas, retire as partes superiores das plantas e, embora não exijam poda, isso incentiva mais flores.
Usos para tagets
Ornamental, controle biológico de pragas e medicinal. Como ornamental, a espécie é utilizada em bordadura de canteiros, floreiras e vasos. É muito utilizada para dar cor em diferentes formas e desenhos nos jardins.
As folhas e flores são ricas em terpenoides, alcaloides e flavonoides e são empregadas na medicina popular como antisséptica, diurética, depurativa e repelente.
Esta planta é um coringa que não deve faltar na horta e no jardim, porque além de ser muito ornamental, também auxilia no controle biológico de pragas.
Quando cultivada como bordadura em canteiros, funciona como atrativo para pragas, ajudando, por exemplo, no controle biológico do tripes.
Suas raízes liberam substâncias que repelem nematóides, pequenos vermes que atacam as raízes das plantas. O extrato preparado com as folhas e flores maceradas, bem como o óleo essencial das folhas, podem ser aplicados em outras plantas para repelir insetos.