A zamioculca é um gênero botânico originário da África e pertence à família das Aráceas, a mesma do copo de leite e dos antúrios. É um gênero que contém apenas a espécie Zamioculcas zamiifolia.
Trata-se de uma folhagem ornamental, popular pela rusticidade e beleza, principalmente quando utilizada em interiores e outros locais de baixa luminosidade natural. Sua textura é herbácea, com folhas muito brilhantes e de cor verde-escura, que chegam a 1 m de altura.
Muitos especialistas de plantas observaram que as zamioculcas sobrevivem com muito pouca luz. Realmente, a zamioculca é vulnerável ao excesso de sol e tolera parte da sombra ao ar livre.
Como cuidar?
O melhor lugar para confortar suas zamioculcas é perto de uma janela. Deve deixar passar uma quantidade decente de luz, mas não a luz solar direta .
Evite colocá-la perto de fontes de calor. Umidade é o que esta planta tropical mais precisa. Embora sobreviva com pouca luz, cresce mais rápido quanto mais luz recebe.
Como regar
Regue regularmente, mas moderada, é necessário se você deseja que sua planta de fique linda.
Regue levemente com água, principalmente a água da chuva. Quando usar água da torneira, deixe descansar por uma hora para que o cloro evapore.
A água é geralmente mais fria no inverno. Ao usar água da chuva ou água da torneira, deixe a água fria ficar próxima à sua planta por pelo menos uma hora. Aquecerá e não causará choque frio.
O crescimento diminui e, em alguns casos, as folhas caem completamente, como as árvores de folha caduca ao ar livre. Não se preocupe, novos brotos aparecerão na primavera.
Como plantar
Além de linda é muito fácil multiplicara zamioculca, embora demore alguns meses. Uma boa técnica é a de talos de folhas. Corte um caule saudável da planta. Retire cada folha da haste, puxando-a suavemente.
Após cerca de 2 a 4 meses, as folhas murcham. Eventualmente, novas folhas aparecerão. Transplante para vasos individuais quando isso acontecer.
Em vez de preparar talos de Zamioculcas, outra opção é simplesmente dividir o ramo de raízes em duas. Isso é chamado de divisão da planta.
Se as suas Zamioculcas caem e as folhas ficam amarelas, é com certeza devido ao excesso de rega. A rega excessiva também resulta em folhas que perdem a firmeza e ficam macias.
É necessária que ela tenha uma boa luz. Se não houver luz, a planta tentará produzir hastes muito longas para procurar luz. Pouca luz não mata seus Zamioculcas, mas diminui seu crescimento.
Por outro lado, se você não regar a planta há muito tempo, isso pode desencadear uma resposta desconcertante de seca. De fato, pode ser que seus Zamioculcas percam suas folhas. Pode acontecer depois de esquecer de regar por várias semanas ..
Depois desses subsídios sobre a planta, é hora de você conhecer algumas idéias de como utilizar a zamioculca na decoração de interiores, explorando seus melhores estilos a rusticidade e beleza dela,
Sensível a podridões no rizoma e amarelamento das folhas, devido ao encharcamento. É preferível deixá-la passar sede a regar em excesso. Se passar por um período longo de estiagem, perde as folhas, sem prejuízo do rizoma, que volta a rebrotar no início das chuvas.
Não tolera sol pleno. Em locais mais frios, pode-se expô-la ao sol da manhã e da tardinha. Já em locais quentes, deve tomar no máximo o sol do início da manhã. Não gosta de produtos para abrilhantar as folhas.
Podem ser realizadas fertilizações mensais, que devem se leves e unicamente de adubos orgânicos. Aprecia o calor tropical.
Sua multiplicação é feita por sementes, divisão de touceiras, rizomas, mas principalmente por estaquia das folhas.