Esta linda flor é uma planta com altura de aproximadamente 10 a 30 cm, chegando algumas vezes a até 50 cm de altura. Suas pétalas possuem cores intensas, variadas e vibrantes e, curiosamente, estas pétalas se fecham a noite ou em dias muito nublado.
São plantas resistentes, suportando muitas vezes solos mais pobres, arenosos e até mesmo um tanto salinos.
Quando plantadas juntas, conseguem formar uma linda paisagem, como uma espécie de tapete no jardim. Ela também pode ser facilmente cultivada em vasos ou jardineiras.
A Gazânia tem origem africana, sendo uma herbácea florífera de baixa estatura que possui grande quantidade de flores, suportando dias mais quentes e até a períodos de seca. Assim, é uma planta ideal para quem costuma se esquecer de regar suas plantinhas, por exemplo.
A Gazânia também possui folhas de duas cores: verdes e cinzas. O que chama muito a atenção para este tipo de flor é que a parte inferior central é de uma tonalidade muito forte, mas que possui, no entanto, a mesma cor do restante de suas pétalas, dando uma aparência surpreendente e muito bonita à flor.
Geralmente esta cor varia do brando ao vermelho, utilizando-se de todas as variáveis possíveis entre ambas.
Como plantar a Gazânia
Apesar de serem plantas consideradas muito resistentes, as Gazânias precisam ser cultivadas em um solo muito bem adubado e rico em todo tipo de matéria orgânica, realizado especificamente sob sol, devendo ser regada, inicialmente, com uma maior frequência.
Se você for plantar sua Gazânia em um canteiro, providencie a limpeza do mesmo, retirando toda e qualquer erva daninha, por exemplo.
Se for um vaso ou jardineira, providencie que os mesmos estejam com os devidos furos para drenagem da água.
Coloque a terra e o adubo e misture areia, independentemente se este solo é duro ou argiloso. Revire a terra do canteiro, vaso ou jardineira, já com a areia, e faça uma cova de 15 cm no máximo.
Plante as mudinhas de Gazânia nas respectivas covas. A Gazânia se multiplica facilmente pois ela se divide dando origem à uma nova planta. Portanto, quando for colocada em um vaso, por exemplo, este deve ter espaço suficiente para mais umas duas ou três plantas.
Regue suas Gazânias garantindo que o solo permaneça úmido nos primeiros dias por pelo menos 15 cm abaixo da terra, mas nada em excesso, só o suficiente para garantir esta umidificação.
Quando perceber que a planta já está crescendo, a rega deve voltar ao normal. Sua rega recomendada deve ser feita somente quando perceber que o seu solo já não contém qualquer umidade. Toque a terra para ter certeza se está seca ou se ainda tem alguma umidade.
Época de sua floração
Quando consideramos regiões de clima mais frio, a Gazânia costuma florescer no final da primavera ou mesmo do verão até o comecinho do outono. Já em regiões de clima quente, a exemplo o Brasil, consegue florescer durante todo o ano, desde que em condições adequadas de plantio e cultivo.
Quando é plantada, geralmente já floresce em 60 a 90 dias, considerando condições climáticas adequadas. Por isto, são consideradas também como plantas perenes quando em regiões de clima subtropical ou tropical, como o Brasil.
Cuidados
A Gazânia é muito fácil de ser cuidada, pois é uma planta muito resistente a climas frios e secos, mas existem alguns cuidados que deverão ser observados para garantir a saúde da planta e ótimas florações, como:
Renove o seu jardim a cada 5 anos pelo menos. A Gazânia com certeza vive muito mais que 5 anos, mas, no entanto, a este tempo, a planta já terá um porte considerável e estará provavelmente produzindo poucas flores ou quase nenhuma.
É exatamente neste momento que você poderá extrair mudas da planta para um replantio. E nada melhor que uma completa renovação de seu jardim, não é mesmo? Promova a correta irrigação de sua planta, evitando deixar o solo completamente seco.
Sabemos que a Gazânia resiste até a períodos de seca, mas deixá-la neste estado, sem motivos, não resultará em nada, afinal, a planta não terá floração e pode até vir a murchar em casos extremos. Por isso, cuide bem de sua Gazânia, irrigando-a corretamente.
Lembrando que o extremo também não será benéfico, muito pelo contrário. A drenagem da água deve ser adequada. Se o solo estiver úmido, não irrigue. Se estiver começando a secar, regue a planta. O solo em que você pretende colocar sua Gazânia deve estar corretamente preparado para recebê-la.
Esta preparação significa colocar no solo um adubado com fertilizante orgânico, o que fará com que sua planta consiga retirar do solo os nutrientes necessários para o seu crescimento próspero e consequente floração. Inclusive, quando a floração se iniciar, você deve adicionar ao solo fertilizantes ricos em fósforo.
Isto vai estimular a planta a florir mais ainda. A Gazânia gosta muito de luz, de sol, mas nada em excesso, ou você poderá queimá-la.
Detalhes importantes de seu cultivo A Gazânia é também conhecida como espécie rústica e campestre de planta e exatamente por isto sua incidência é maior em áreas de campo.
Por ser extremamente tolerante a baixas temperaturas, seu cultivo é geralmente mais indicado para o Sul do Brasil (ela gosta de sol, de luz, mas não, necessariamente, de calor).
Algumas vezes, será necessário reduzir a acidez excessiva do solo, através do uso de calcário até conseguir obter um pH próximo de 5,5 a 6,5 no máximo. Se precisar propagar a planta, esta pode ser feita em qualquer época do ano por sementes ou pela própria divisão da planta.