As dicas sobre o plantio e o cuidado com as suculentas vai ser um pouco mais direcionada para os iniciantes.
E eu sei que há muitas maneiras diferentes de fazer cada coisa e sei que existem ótimas dicas por aí sobre as suculentas …. mas as que eu vou compartilhar com vocês hoje são aquelas que acho que foram as que mais me ajudaram especialmente no começo.
Então, eu estou realmente esperando que, depois de ler esse artigo, você se sinta inspirado a tentar você mesmo plantar suas próprias suculentas.
1 – Escolha um recipiente com drenagem
A primeira dica é escolher um recipiente com drenagem. Basicamente qualquer vaso ou copo ou qualquer outro recipiente com buraco no fundo. Dessa forma a água pode escorrer e não acumular, o que poderia ser fatal e fazer a sua planta apodrecer.
2 – Use terra específica para cactos ou suculentas
A segunda dica é usar uma mistura de terra especifica para cactos e suculentas porque este tipo de plantas preferem um solo mais leve, com boa drenagem e com mais aeração. Esse tipo de terra você encontra em floriculturas
Se você não tem acesso a uma mistura específica, considere adicionar numa terra normal um agente inorgânico como a perlita ou raspas de isopor para aumentar a aeração e a drenagem do solo.
3 – Escolha uma planta saudável
E a terceira dica é escolher uma suculenta saudável! É claro que Você quer começar sua pequena plantação com uma planta que esteja realmente saudável ,
Então escolha uma que tenha uma ótima aparência e cor , que esteja completamente livre de insetos e que também não tenha folhagem morta ou murcha.
4 – Plantar
Coloque um pouco da terra para cactos ou suculentas na parte inferior do recipiente e, em seguida, adicione um pouco em volta pelos lados.
Remova delicadamente a planta do recipiente da floricultura e coloque-a em cima da terra. Agora que a planta está instalada é só adicionar mais terra ao redor da raiz e apertá-la, certificando-se de que a raiz esteja bem encaixada. Um boa idéia é deixar um pouco de espaço no topo na parte superior do pote.
Dessa forma, você vai evitar de cair terra por todos os lados quando estiver regando.
5 – Regar
A dica número cinco é regar e você vai regar até começar a sair um pouco de água no fundo do vaso, mas não vai deixar nada de excesso no pratinho e isso por 2 razões: a primeira é porque suculentas não gostam de terra encharcada e segundo por causa da dengue: Então, se você tem alguma água no pratinho, certifique-se de jogar fora.
A melhor regra para uma boa rega é permitir que a terra seque entre uma rega e outra e dependendo do clima e época do ano, isso pode ser uma vez por semana a cada poucas semanas.
Se as folhas começarem a enrugar. É um sinal de que sua planta precisa de água, mas se as folhas começarem a parecer translúcidas e cheias , isso pode significar que o solo está com um excesso de umidade.
Resumindo, o ideal é você ter o hábito de verificar a terra das suas suculentas com frequência para ver se elas precisam de água ou não.
6 – Iluminação adequada
A dica número seis é sobre a quantidade de luz que sua planta necessita . Você deve fornecer às suas suculentas pelo menos quatro a seis horas de luz matinal. No horário de verão, você precisa protegê-los do calor abrasador, porque muitas variedades podem queimar facilmente.
Mas por outro lado, no inverno, você pode precisar fornecer luz extra quando os dias são mais curtos e a luz não é tão intensa.
7 – Adubar
A dica número sete é como adubar. As suculentas, assim como todas as outras plantas, precisam de comida. E a quantidade de vezes que você vai precisar adubar sua planta depende da variedade de suculentas que você tem, então eu recomendo que você pesquise qual a planta que você possui primeiro.
Mas no geral você deve adubar apenas uma vez por mês com um adubo específico para suculentas.
Leia sempre as instruções do fornecedor, mas, no geral é muito fácil: se o adubo é liquido é só adicionar 1 dose em um litro de água que você vai regar. Misture bem e pronto. Lembrando sempre se nunca deixar a água que escorre no pratinho.
8 – Ficar de olho nos insetos
Dica 8 é ficar de olhos com os insetos. Se você perceber algum bicho ou inseto começando, você deve se livrar dele imediatamente.
Uma idéia é tirar uma foto ou uma amostra e levar na floricultura mais perto da sua casa para que eles possam ajudá-lo a identificar com o que você está lidando e como cuidar dele.
A maioria das suculentas não gosta de ser pulverizada com inseticida, então eu não recomendo fazer isso. Os insetos mais comuns nas suculentas são as cochonilhas que são pequenos insetos que parecem com bolinhas de algodão.
Quando eu vejo apenas 1 nas minhas plantas, eu pego um cotonete e mergulho em álcool ou água com sabão e retire o invasor suavemente.
9 – Como manter a planta
Insetos e doenças gostam de se alojar sobre a folhagem morta e em decomposição, então a grande dica é manter suas plantas limpas sem essas folhas deterioradas que suas plantinhas vão ficar felizes e saudáveis. E elas parecem muito mais bonitas.
Uma observação é que existem várias suculentas que produzem um pó realmente fino em sua folhagem e embora não seja prejudicial à sua saúde, evite tocar nestas folhagem porque elas ficam muito mais lindas sem as impressões digitais.
10 – Fique de olho na temperatura
A última dica é ficar de olho na temperatura ambiente. A maioria das suculentas não aguentam temperaturas muito baixas, então se você vive em um clima frio, você vai ter que colocá-las dentro de casa ou protegê-las antes da primeira geada.
Não desanime caso não tenha tido sucesso com suas primeiras tentativas. É muito fácil e tranquilo cuidar de uma suculenta e cada vez se aprende mais com essas lindas plantinhas