Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




As plantas usadas para forração são espécies que, geralmente, se desenvolvem na horizontal. Muitas são colocadas em canteiros ou grandes jardins, pois cobrem áreas de terra e ainda protegem o solo.

Mas elas também podem ser plantadas em vasos menores ou bacias para dar acabamento ao arranjo e embelezar o ambiente. Conheça nove espécies adequadas para forração:

Torenia fournieri

Torênia (Torenia fournieri)
Apesar de gostar de sol, a torênia prefere temperaturas amenas, Conhecida também como amor-perfeito-de-verão, a planta tem variedades com flores roxas, brancas, azuis ou rosas.

É uma espécie anual, ou seja, precisa ser trocada a cada ano. Prefere o clima frio, mas pode ser cultivada com um pouco de sol.

Evolvulus-glomeratus2

Azulzinha (Evolvulus glomeratus)
A floração da azulzinha segue por todo o ano e ela pode ser cultivada a pleno sol ou à meia-sombra, mas não suporta temperaturas muito baixas. A espécie  se multiplica com facilidade, então preenche o vaso rapidamente.

Em cerca de dois meses o arranjo estará forrado com a plantinha. Durante o cultivo, cuidado com a rega: se a azulzinha ficar sem água, murcha logo.

Cuphea gracilis

Falsa-érica (Cuphea gracilis)
As flores da falsa-érica – que nascem brancas ou lilases e, com o tempo, ficam rosa – crescem o ano todo à meia-sombra ou a pleno sol.

Nativa do Brasil, também é chamada de cuféia ou cúfea. Pode ser plantada entre pedras é dá flores arroxeadas ou brancas o ano inteiro. Delicada, não aceita podas e precisa de meia-sombra.

Callisia repens

Dinheiro-em-penca (Callisia repens)
A planta dinheiro-em-penca é de pequeno porte. Uma das mais usadas para forração, a planta é fácil de cuidar.

Precisa receber um pouco de sol diariamente, pois, se ficar muito tempo na sombra, enfraquece.

Tradescantia zebrina

Lambari-roxo (Tradescantia zebrina)
A planta lambari-roxo tem folhas verdes e faixas arroxeadas. As folhas da espécie têm coloração verde escura e faixas arroxeadas.

Se a planta tomar bastante sol direto, a folhagem fica praticamente toda roxa. O cultivo deve ser em meia-sombra.

Hedera canariensis

Hera-da-algéria (Hedera canariensis)
A planta hera-da-algéria é encontrada nas Ilhas Canárias e em algumas regiões na África.

Também chamada de hedera, a planta é muito usada para forração em gramados e grandes áreas, pois consegue crescer em muros e árvores. Pode ser usada em vasos, especialmente se forem maiores.

Soleirolia soleirolii

Barba-de-moisés (Soleirolia soleirolii)
A planta barba-de-moisés é da espécie Soleirolia soleiroli. A espécie  tem vários nomes: lágrimas-de-bebê, planta-da-sorte, cabelinho-de-anjo ou lágrima-de-anjo.

Possui folhas minúsculas que forram os vasos com facilidade.

Arachis repens

Grama-amendoim (Arachis repens)
Grama-amendoim tem crescimento rápido e baixa manutenção. A planta  que pode crescer até 40 cm de altura, apresenta delicadas folhas em formato de gota e pequenas inflorescências amarelas, que se formam durante a primavera e o verão.

Ótima para canteiros e áreas de pouca passagem, ela apresenta crescimento rápido e baixa manutenção. Pode ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra. Tolera secas e encharcamentos, mas não resiste a geadas e ao pisoteio.

correnteza_33