Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




casca-de-ovo

Se preparadas adequadamente e com o devido complemento, elas podem colaborar com a saúde e o desenvolvimento do seu jardim

Um dos nutrientes essenciais para o crescimento saudável das plantas, o cálcio pode estar bem mais perto do seu canteiro do que você imagina.

Composta por 40% deste elemento – na forma de carbonato de cálcio (CaCO3) – a casca de ovo é uma fonte riquíssima seja para os vasinhos, seja para um jardim inteiro.

Mas não basta simplesmente jogar as cascas sobre a terra e esperar a natureza fazer a sua parte. Há situações em que o excesso de cálcio pode até mesmo prejudicar as raízes, diminuir a qualidade do solo e sobrecarregar as plantinha.

Para saber quando, em que quantidade e em que situações usar a casca de ovo como adubo, a recomendação vem da própria vegetação. O principal indicativo de que o cálcio está em falta no solo são as manchas amarelas que podem aparecer nas folhas.

No entanto, não é preciso esperar que isso aconteça para começar a nutrir sua plantinha. Claro, sem exageros: O ideal é usar um composto orgânico que inclua a casca de ovo uma vez a cada 20 ou 30 dias, para não calcificar demais o solo.

Uma colher de chá de casca de ovo batida no liquidificador com água é suficiente para um vasinho pequeno, e conforme aumenta o tamanho do vaso, aumenta a quantidade.

Não há outras contra indicações, já que a maior parte das espécies se dá bem com a adubação com casca de ovo, embora algumas, como Azaléia e Orquídeas, não apresentem muita evolução com o uso dessa alternativa.

casca-de-ovo-1

Modos de preparo
Apesar de ser positiva para as plantinhas, a casca de ovo não faz milagres sozinha. Por isso, o ideal é associá-la a outros nutrientes necessários para fertilizar organicamente o solo.

O modo mais simples é bater no liquidificador com um pouco de água, o q00ue vai moer a casca e acelerar o processo. Quanto mais triturado, melhor vai ser, pois a casca demora muito tempo para decompor se estiver inteira.

Como o cálcio não é o único nutriente do qual as plantas necessitam e sua falta não é a única causa dos sintomas como as manchas amarelas, a composição mais adequada, segundo ele, é a mistura com casca de banana e borra de café.

Esses ingredientes têm, além do cálcio, também o nitrogênio, o fósforo, o potássio, o chamado NPK, com todos os macronutrientes necessários para a planta. Batidos juntos, eles podem ser jogados no solo e cobertos com folhas secas.

cascas

Mas, a melhor forma é optar pela compostagem caseira e incluir as cascas de ovo entre os ingredientes utilizados. Existe um tripé que é formado pela planta, os microorganismos (como as bactérias) e os nutrientes.

Os microorganismos precisam comer os nutrientes porque é assim que a planta os absorve. Eles são diversos e abundantes, além de eficientes para fermentar o ovo e outros resíduos orgânicos. Isso gera u m “bolo” de compostos que é extremamente nutritivo para o solo.

Resultado do funcionamento da composteira, o “bolo” de ingredientes orgânicos funciona como um adubo mais completo.

Esse combinado de vários nutrientes é muito mais completo e eficiente do que utilizar somente um dos ingredientes. Basta usar algumas colheres deste preparado e as plantas devem ficar nutridas e viçosas.

casinha na chuva

plantio

Aprenda passo a passo como preparar recipientes para receber flores e folhagens e garantir a saúde delas.

Preparar corretamente o vaso antes do plantio é meio caminho andado para que as plantas cresçam vistosas e enfeitem seu jardim por muito tempo.

Alguns procedimentos são indispensáveis, caso da criação de uma camada drenante para que a terra não obstrua o furo por onde o excesso de água escoa e do uso de substrato adequado. Já a impermeabilização interna dos vasos é opcional e depende do efeito estético que se deseja obter com o passar do tempo.

A não impermeabilização resulta em um vaso ainda mais rústico, coberto por musgo e com variação de tonalidades.

vasos rústicos

Rústico ou com cara de novo
Disponíveis em tamanhos e formatos variados, os vasos de barro são econômicos e, por serem porosos, permitem a respiração das raízes das plantas. Essa característica, porém, também favorece o acúmulo de musgo nas paredes do recipiente, que ficam constantemente úmidas.

Enquanto alguns adoram esse visual bem natural, outros preferem manter o vaso intacto, com jeito de novo. A solução para tanto é impermeabilizar o interior do recipiente com um produto à base de piche, normalmente usado no preparo de lajes. A aplicação é feita com um pincel e, depois de seco o impermeabilizante, é só plantar as espécies.

Disponíveis em tamanhos e formatos variados, os vasos de barro são econômicos e, por serem porosos, permitem a respiração das raízes das plantas. Essa característica, porém, também favorece o acúmulo de musgo nas paredes do recipiente, que ficam constantemente úmidas.

Enquanto alguns adoram esse visual bem natural, outros preferem manter o vaso intacto, com jeito de novo. A solução para tanto é impermeabilizar o interior do recipiente com um produto à base de piche, normalmente usado no preparo de lajes. A aplicação é feita com um pincel e, depois de seco o impermeabilizante, é só plantar as espécies.

vaso

Raio x do plantio perfeito
Para plantar flores em vaso você vai precisar, além das mudas, de um pedaço de telha, um pouco de argila expandida, manta bidim ou areia e substrato pronto para plantio.

Acompanhe as instruções:
* Cubra o furo de drenagem com um pedaço de telha, deixando espaço para a passagem da água. O objetivo é impedir que o buraco seja obstruído com o tempo.

* Preencha cerca de 2/3 do vaso com argila expandida para criar uma camada drenante.

* Em seguida, cubra a argila com manta bidim ou com uma camada de 3 cm de areia. Isso evitará que a terra saia do vaso junto com o excesso de água das regas.

* Coloque substrato em quantidade suficiente para que a base da muda fique a 2 cm da borda do vaso

* Acomode a muda e preencha o restante do recipiente com o substrato.

Opções de arremate
Para deixar o vaso mais vistoso, após o plantio, você pode cobrir o substrato com materiais como argila expandida, pedras, seixos, barba-de-bode ou casca de árvores.

Além de esconder a terra e arrematar a composição, a medida tem uma vantagem prática: ajuda na retenção de umidade no substrato e diminui a necessidade de regas.

Todas as coberturas citadas têm o mesmo papel e a escolha é apenas estética: enquanto os seixos harmonizam com composições delicadas, a barba-de-bode e as cascas de árvore criam um efeito.

folhas no outono

rústico.