Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Zamiokulkas

Quando as folhas apresentam queimaduras ou manchas os cultivadores ficam em alerta. O que será que está acontecendo? O que há de errado?

Saiba mais sobre as Zamioculcas e como resolver problemas com manchas
A Zamioculcas é uma planta originária das partes áridas da África. Mais recentemente, começou a ser cultivada como ornamental na Europa, onde fez muito sucesso. Cuidar delas é relativamente simples.

Exigem pouca rega e, talvez um dos fatores que a levaram a ser tão cultivadas, toleram muito bem o ambiente indoor. As Zamioculcas nem mesmo precisam receber Sol e podem ser cultivadas com sucesso por aqueles cultivadores que não possuem um espaço ao ar livre em casa. A planta é realmente resistente, inclusive em relação à ação de pragas e doenças.

Apesar das condições favoráveis para ser cultivada em ambiente fechado, algumas observações podem ajudar o leitor a identificar o problema com sua Zamioculcas. É mais frequente que as folhas das Zamioculcas ganhem manchas amareladas causadas por fatores naturais (envelhecimento das folhas) ou por cuidados inadequados (regas em excesso).

Causa natural
Manchas amareladas e queda de algumas folhas não devem preocupar o dono do cultivo. Isso ocorre porque no crescimento da Zamioculcas folhas velhas primeiro tornam-se amarelas, secando e caindo em seguida, como um processo natural de senescência das folhas na natureza.

Portanto, se as folhas ficam amarelas, mas sua planta dá novos brotos, então é um sinal de que está tudo bem com ela.

Zamioculca

Problemas no cultivo
Uma outra causa mais comum de aparecimento de manchas nas folhas da Zamioculcas é uma rega incorreta. Excesso de umidade não é interessante para uma planta originária de clima árido, ainda mais quando cultivada em ambiente indoor. A umidade numa planta cultivada dentro de casa demora mais tempo para dissipar-se.

As causas das manchas esbranquiçadas
No caso das manchas esbranquiçadas, como as relatadas pelo leitor, podem ser sinal de fungos ou cochonilhas, sendo esta última menos comum. Outras manchas podem ser sinais de doença também, como pontos pretos com aspecto úmido ou pegajoso.

As pragas são outro fator de causa para manchas nas folhas das Zamioculcas. Neste caso, as manchas podem ser causadas por pulgões, ácaros e mais comumente, por fungos, o que pode ser o caso das manchas esbranquiçadas na folhas da Zamioculcas do leitor.

Adubar as plantas indoor com resíduos orgânicos exige um pouco mais de cuidados. Mesmo os adubos farelados podem ser agentes facilitadores ao crescimento de fungos, especialmente se a umidade for elevada e se a planta não receber Sol direto.

Uma das recomendações seria aplicar um fungicida FWZ, via foliar, com um borrifador. Na sequência, avaliar os resultados após duas semanas e rever a composição do vaso, especialmente quanto à aplicação de resíduos orgânicos não compostados. Também é importante avaliar se a planta está recebendo água em excesso.

Zamioculcas

Cuidados para cultivar Zamioculcas
Local
: A Zamioculcas deve ser cultivada em ambientes internos, em temperaturas nunca abaixo de 18ºC. A temperatura ideal situa-se acima de 25ºC.

Regas: Não necessita de regas frequentes e deve ser cultivada num vaso compatível com o seu porte, podendo ser irrigada uma a duas vezes por semana, com pouca água, nunca encharcar o substrato.

Solo ideal: Deve apresentar boa drenagem. A mistura de solo indicada pode conter perlita, argila expandida, terra vegetal adubada ou turfa e areia.

Luminosidade: Não exige muita luminosidade e não deve receber luz solar direta no período mais quente do dia (entre às 10h e 16h).

Adubação: A Zamioculcas não é muito exigente quanto à adubação. Para garantir folhas bonitas e sadias, recomenda-se aplicar um fertilizante NPK ou um fertilizante orgânico líquido, seguindo as orientações do fabricante.

agua xzO

Guaimbe

As plantas mostram, nas folhas, frutos, caules e raízes, as carências nutricionais que têm – a cor das folhas novas, a cor das folhas velhas, o desenvolvimento das raízes, o crescimento lento, a queda das flores, a não floração, as folhas com bordas queimadas, ou amareladas, a pouca produção de frutos, os frutos que, pequenos ainda, caem ao chão, ou quando as folhas enrolam nas pontas, ou são atacadas por bichinhos que as comem.

Todos esses são sintomas fáceis de você observar em suas plantas e que podem, sem grande erro, ajudar que você complemente os nutrientes que a planta precisa.

Veja abaixo uma lista de sintomas típicos que acusam a falta de alguns dos nutrientes mais importantes para a saúde vegetal.

* Nitrogênio (N): As folhas novas não se desenvolvem bem; as mais velhas ficam amareladas. A planta apresenta folhas esbranquiçadas e sem um crescimento saudável. A falta de nitrogênio requer que você plante, nesta terra, uma leguminosa qualquer, que vai incorporar o elemento ao solo.

* Fósforo (P): Desenvolvimento deficiente das raízes, o crescimento é bastante lento, a floração é insignificante e a folhagem fica escura, quase marrom.

* Potássio (K): As bordas das folhas adultas ficam queimadas; florescimento escasso e fraco, baixa produção de frutos.

* Enxofre (S): As folhas mais novas ficam amareladas.

* Ferro e manganês (Fe): Nota-se já nas folhas novas, que ficam quase brancas. As bordas das folhas mais velhas ficam amareladas. Em casos mais graves.

* Zinco (Zn): Os entrenós do caule ficam mais curtos que o normal.

* Cálcio (Ca): As folhas novas têm uma cor muito pálida e se enrolam. Ajuda você enriquecer o solo com casca de ovo moída.

* Magnésio (Mg): As folhas adultas se apresentam pálidas, incluindo as nervuras. Em casos graves, as folhas caem todas.

Alocásia

Para ter cultivos saudáveis
É importante, para se ter cultivos saudáveis, que você tenha uma terra saudável, claro. E, uma terra saudável é aquela em que existem minhocas, pois essas ajudam na formação da matéria orgânica.

Então, a melhor maneira é que você, todos os anos, mude as terras dos seus vasos, acrescente o composto bem curtido que você fez na sua composteira, no ano anterior.

Que junte ao composto as cascas dos ovos moídas e que pratique, sempre que possível, a rotação dos cultivos no solo.

água-energia