O amamélis é um arbusto originário da Ásia e é conhecido por sua folhagem e florescimento decorativos. A planta pertence à família Hamamelidaceae.
Ele apresenta caule ereto e ramificado, com ramagem bem aberta, pouco densa. As folhas são ovaladas, alternas, pubescentes, curto pecioladas, com nervuras bem marcadas e podem ser verdes ou bronzeadas, de acordo com a variedade.
As inflorescências surgem na primavera e são caracterizadas por pequenos grupos de flores com pétalas estreitas, como fitas, e um pouco recurvadas. Estes pequenos e vistosos conjuntos têm o aspecto de uma aranha, e podem ser de coloração rósea, branca, ou vermelha.
De aspecto informal e gracioso, o amamélis é uma boa escolha para os jardins serranos. Ele não necessita podas, mas pode-se podá-lo para renovar a folhagem e obter uma forma mais compacta.
Amamélis é também conhecida como flor-chinesa-de-franjas. Existem duas formas conhecidas desta flor em existência na atualidade, sendo que uma é a de cor amarelo pálido ou branco, que tem as folhas de um verde viçoso.
A outra variedade é de um tom mais róseo, com pétalas de um rosa intenso ou mais claro, com folhas que variam de um tom de vermelho bronze até verde oliva ou vinho quando a planta está madura o suficiente.
Claro que isso depende da seleção das plantas e das condições de atmosfera, temperatura e tipo de solo enquanto ela estava crescendo.
A amamélis é uma planta que tem folhas durante todas as estações do ano, dando a impressão de estar sempre verde, as quais formam camadas horizontais. As folhas são arranjadas de maneira alternada, chegando a atingir 5 cm de comprimento e 3,5 cm de largura, causando uma sensação abrasiva ao toque.
Também pode ser conduzido como arvoreta, com caule único. O amamélis presta-se para plantio isolado ou em grupos, sendo excelente para cercas-vivas e bordaduras.
Sem podas, ele pode atingir até 4 m de altura. Há muitas cultivares de amamélis, muitas delas podem ser plantadas em vasos também.
Seu ciclo de vida é perene e seu cultivo deve ser realizado em locais com meia-sombra ou com incidência solar constante, em solo fértil, com um pouco de acidez, irrigado periodicamente e enriquecido com matéria orgânica.
A planta gosta de clima ameno e suporta o frio moderado. Quando está bem estabelecida, ela tolera o calor e a estiagem por um curto período de tempo.
Seu cultivo deve ser sob sol pleno, em solo fértil, levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
As podas de formação e renovação devem ser realizadas após o florescimento. Sua multiplicação podem ser feitas por sementes, estaquia e alporquia.