Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




amamelis

O amamélis é um arbusto originário da Ásia e é conhecido por sua folhagem e florescimento decorativos.  A planta pertence à família Hamamelidaceae.

Ele apresenta caule ereto e ramificado, com ramagem bem aberta, pouco densa. As folhas são ovaladas, alternas, pubescentes, curto pecioladas, com nervuras bem marcadas e podem ser verdes ou bronzeadas, de acordo com a variedade.

As inflorescências surgem na primavera e são caracterizadas por pequenos grupos de flores com pétalas estreitas, como fitas, e um pouco recurvadas. Estes pequenos e vistosos conjuntos têm o aspecto de uma aranha, e podem ser de coloração rósea, branca, ou vermelha.

De aspecto informal e gracioso, o amamélis é uma boa escolha para os jardins serranos. Ele não necessita podas, mas pode-se podá-lo para renovar a folhagem e obter uma forma mais compacta.

loropetalum_chinense

Amamélis é também conhecida como flor-chinesa-de-franjas. Existem duas formas conhecidas desta flor em existência na atualidade, sendo que uma é a de cor amarelo pálido ou branco, que tem as folhas de um verde viçoso.

A outra variedade é de um tom mais róseo, com pétalas de um rosa intenso ou mais claro, com folhas que variam de um tom de vermelho bronze até verde oliva ou vinho quando a planta está madura o suficiente.

Claro que isso depende da seleção das plantas e das condições de atmosfera, temperatura e tipo de solo enquanto ela estava crescendo.

A amamélis é uma planta que tem folhas durante todas as estações do ano, dando a impressão de estar sempre verde, as quais formam camadas horizontais. As folhas são arranjadas de maneira alternada, chegando a atingir 5 cm de comprimento e 3,5 cm de largura, causando uma sensação abrasiva ao toque.

Loropetalum-Chinense11

Também pode ser conduzido como arvoreta, com caule único. O amamélis presta-se para plantio isolado ou em grupos, sendo excelente para cercas-vivas e bordaduras.

Sem podas, ele pode atingir até 4 m de altura. Há muitas cultivares de amamélis, muitas delas podem ser plantadas em vasos também.

Seu ciclo de vida é perene e seu cultivo deve ser realizado em locais com meia-sombra ou com incidência solar constante, em solo fértil, com um pouco de acidez, irrigado periodicamente e enriquecido com matéria orgânica.

A planta gosta de clima ameno e suporta o frio moderado. Quando está bem estabelecida, ela tolera o calor e a estiagem por um curto período de tempo.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno, em solo fértil, levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

As podas de formação e renovação devem ser realizadas após o florescimento. Sua multiplicação podem ser feitas por sementes, estaquia e alporquia.

janela-café

alhodoce

O alho-doce é uma espécie vegetal que pertence à família das Alliaceae, que se caracteriza por ser uma subfamília de plantas da ordem Asparagales, que é constituída de 795 espécies e 20 gêneros diferentes.

O alho-doce é uma planta bulbosa e florífera e apresenta um aroma doce, fragrante e suave. A planta origina-se da África do Sul. É também conhecido como agapanto-rosa.

Seus bulbos são estreitos e alongados, As folhas são longas, laminares, verde-escuras, da mesma forma que nos agapantos, com textura e aroma semelhantes.

Em clima propício, ela floresce pelo menos duas vezes por ano, na primavera e outono, despontando as inflorescências do tipo umbela, com numerosas flores cerosas, tubulares e em forma de estrela.

As flores podem ser róseas ou brancas, ou até mesmo róseas com a coroa branca, dependendo da variedade.

O alho-doce é ideal para a formação de maciços e bordaduras. Por ser uma planta bulbosa, é de manutenção muito baixa. Desta forma, os canteiros raramente precisam ser manejados.

O máximo de cuidado que devemos oferecer a esta planta rústica e ao mesmo tempo tão delicada são as adubações semestrais, preferencialmente ricas em matéria orgânica. As flores são muito duráveis e podem ser usadas como flor-de-corte em arranjos florais delicados.

tulbaghia-simmleri

Seu cultivo deve ser sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

É uma planta que tolera geadas leves, mas as inflorescências se queimam facilmente quando ocorrem geadas. Quando chega o inverno ou os momentos de frio mais intenso, nas regiões de climas: subtropical, mediterrâneo e temperado, o alho-doce tem a tendência a perder as suas folhas e volta a brotar somente na primavera com toda força, vigor e beleza.

Não tolera solos úmidos e pesados, pois o bulbo apodrece facilmente nestas condições. Prefira neste caso, plantar em canteiros elevados que favoreçam a drenagem.

O alho-doce é uma planta que pode se multiplicar de 03  formas: através da divisão dos bulbos, através da divisão de touceiras e por dispersão das sementes.

A multiplicação por divisão dos bulbos acontece através dos bulbilhos que são formados de forma lateral a planta mãe. Esse pequenos bulbos laterais são retirados e são plantados em outros locais para se transformarem em bulbos normais, que irão servir para o plantio e geração de novas plantas.

A multiplicação por divisão de touceiras consiste na fragmentação de um indivíduo para conseguir outras espécies com as mesmas características. Através desta divisão, são formadas mudas que serão plantadas em outro local para gerar novas plantas.

A multiplicação por sementes é o principal método de propagação de plantas. As sementes que são geradas pelas flores das plantas são dispersas e colocadas em condições ideais de cultivo para serem plantadas e gerarem novas espécies.

tulbaghia-simmleri-1

No caso, quando elas são cultivadas através da dispersão de sementes, levam em torno de 4 anos para iniciar a floração. Se plantadas através de sementes, levam cerca de 4 anos para iniciar a floração.

O alho-doce é um bulbo de características exclusivamente ornamentais, sendo bastante utilizada no paisagismo, para a decoração de belos jardins.

Seu cultivo é ideal para quem deseja formar maciços (paisagisticamente, maciço é a denominação dada a um grande numero de plantas da mesma espécie cultivadas no mesmo local) e bordaduras (composição de delimitação de canteiros de jardins).

O local ideal para o cultivo do alho-doce é o canteiro, preferencialmente elevado. Ele  necessita da baixa manutenção, isto é, precisa de poucos cuidados e manejos por parte de quem a cultiva.

O único cuidado exigido pelo alho-doce é que sejam realizadas adubações semestrais para a planta manter-se forte e vigorosa.

arvore outono1