Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Jacaranda mimosifolia

O Jacarandá é uma árvore que conta com 50 espécies. É originário da América, das regiões com clima intertropical e subtropical. Sobre seu aspecto podemos destacar seu tamanho, podendo chegar a medir até 30 m, ainda que também existam espécies menores que podem adaptar-se a jardins medianos.

Floresce duas vezes ao ano, na primavera e no outono, apresentando flores de um tom azul violeta, apesar de também existir algumas variedades curiosas com flores de outras cores como brancas e rosas.

O Jacarandá é uma árvore que conta com 50 espécies. É originário da América, das regiões com clima intertropical e subtropical. Sobre seu aspecto podemos destacar seu tamanho, podendo chegar a medir até 30 m, ainda que também existam espécies menores que podem adaptar-se a jardins medianos.

Floresce duas vezes ao ano, na primavera e no outono, apresentando flores de um tom azul violeta, apesar de também existir algumas variedades curiosas com flores de outras cores como brancas e rosas. Chama a atenção por sua elegância, pela delicadeza de suas flores e evidentemente, o colorido das mesmas.

Onde plantar meu jacarandá
O melhor lugar para plantar um jacarandá é aquele no qual a luz do sol impacta o dia todo. Já que precisam de muito som. Os lugares com sombras fazem com que a floração seja menor e que, além disso, contem com flores mais frágeis e menos longevas.

Também é importante que o solo drene bem, porque as superfícies que não drenam corretamente poderiam apodrecer suas raízes. Uma opção é apostar pelos solos arenosos: o jacarandá tolera sem problemas a seca e os terrenos secos.

jacaranda-833137

Cuidados com a irrigação
Devemos ter cuidado, uma irrigação excessiva pode fazer com que nosso jacarandá se debilite. Ainda assim, a verdade é que a arrebatadora planta dessa árvore está relacionada com a irrigação.

Se quiser que suas flores saiam fortes e brilhantes, o melhor será que durante a época de crescimento regue seu jacarandá assiduamente. Se é primavera, duas vezes por semana, mas se for verão e o clima for seco, melhor regar todos os dias, sempre na primeira hora da manhã ou na última hora da tarde.

jacaranda

Manutenção diária
Em questão de manutenção diária, o jacarandá não precisa de muita fertilização, por exemplo. Se estão plantadas em um lugar com grama, receberão suficientes nutrientes da fertilização da própria grama.

Se optamos por fertilizar devemos ter cuidado, porque o jacarandá conta com raízes superficiais e uma exposição muito forte poderia queimá-las. É melhor dissolve-los em água e pulverizar ao redor das mesmas.

Podar nosso jacarandá protegerá seu tronco e evitará que se rompa. É interessante cortar os ramos mais longos do que a metade do diâmetro do tronco, assim evitaremos quebras.

Os inimigos do Jacarandá
Os inimigos mais temidos do jacarandá são as pragas como o pulgão. É seu ponto frágil, porque atacam tanto suas flores como os brotos da árvore. Por esse motivo é importante aplicar produtos específicos para combater essa praga.

Além disso, também devemos saber que o jacarandá é uma árvore com tendência a ter problemas de fungos, principalmente quando trata-se de um broto jovem. Considerando tudo isso, conseguiremos que nosso jacarandá cresça feliz e saudável.

jacaranda

Diferentes usos do jacarandá
A madeira dessa árvore é muito apreciada por marceneiros e carpinteiros. Assim como suas folhas tem uso medicinal como antisséptico e antibacteriano.

No entanto, seu uso mais interessante é o ornamental, sendo uma árvore muito bonita e cujo aspecto traz muita elegância para os jardins.

passaro_2