Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rabo-de-macaco

Planta pertencente à família Cactaceae, perene, com ramos pendentes de até 1 m de comprimento, com 2-7 cm de diâmetros e muito ornamental.

Seus ramos são verdes, revestidos com finos espinhos não agressivos, para a melhor absorção da umidade existente no ar ou captada através do orvalho. Aspecto esse que confirma a adaptação dessa planta em ambiente seco e desértico.

Frutos esféricos, avermelhados com sementes de coloração negra e sua floração é de cor laranja em formato tubular, muito vistosa e de pouca duração. Surgem na primavera-verão e atraem beija-flores.

Com seu caule longo e coberto de finos espinhos brancos, o cacto rabo-de-macaco cria um efeito e tanto em vasos ou floreiras suspensas. Nativo da Bolívia, ele é uma das poucas espécies de cactos.

Essa particularidade faz com que estes “rabinhos” brancos sejam muito disputados em jardins verticais e telhados verdes, justamente as técnicas que mais precisam de plantas resistentes ao sol e de baixa manutenção, preferencialmente de crescimento pendente.

Cuidados
É uma planta de clima tropical, subtropical e não tolera geadas. Deve ser cultivada a meia sombra, ou luz filtrada.

O substrato deve ser uma mistura para cactos,  solta e bem drenada e deixar o solo secar antes de regar novamente.

rabo-de-macaco

No inverno mantenha o solo bastante seco, devido a esta planta precisar de um período de descanso para produzir flores em abundância.

Durante o período de crescimento ativo, ocasionalmente use um fertilizante líquido rico em potássio, específico para cactos, seguindo a orientação do fabricante.

R. de macaco

A maioria dos cactos podem ficar longos períodos sem fertilizantes. Sua multiplicação  é por sementes, que tem fácil germinação e também por estacas, deixando a extremidade secar bem antes de plantar, o solo deve ser solto e levemente úmido, até que comece a enraizar.

chuvas_2

flor-de-outubro

A flor-de-outubro é uma planta herbácea e epífita, pertencente à família dos cactos e nativa da região sul do Brasil.

Ela apresenta artículos suculentos, cilíndricos a achatados, de cor verde escura, muitas vezes com bordos arredondados e avermelhados. Eles crescem inicialmente eretos e quando atingem certo comprimento e peso, tornam-se arqueados e pendentes.

Assim, plantas mais velhas, podem ter um interessante efeito de cascata. As flores surgem na primavera, mais precisamente em outubro. Elas são muito belas e grandes, com formato estrelado e são axilares ou terminais.

Hatiora × graeseri

A espécie apresenta flores cor-de-rosa, mas há uma cultivar de flores vermelhas. A Hatiora rosea é uma das formadoras do híbrido Hatiora × graeseri, mundialmente conhecido e comercializado sob o nome de Easter Cactus.

Deve ser plantada vasos, jardineiras e cestas pendentes, de forma que o efeito pendente possa ser valorizado. Ideal para adornar varandas, sacadas, pátios, salas de estar, escritórios, entre outras áreas protegidas do sol direto, porém bem iluminadas.

Seguindo as últimas tendências, a flor-de-outubro é uma espécie de eleição para os curiosos vasos invertidos (de cabeça para baixo) e para jardins verticais.

No jardim, pode ser cultivada em forquilhas de árvores de casca grossa e rugosa, acrescendo esfagno nas raízes e prendendo firme e delicadamente com materiais naturais como ráfia, sisal ou cordão de algodão.

F.outubro

Seu cultivo deve ser sob meia sombra ou abundante luz difusa, em substrato próprio para epífitas, ou seja, leve, arejado, perfeitamente drenável e com boa capacidade para reter umidade.

Misturas próprias para orquídeas, acrescidas de um pouco de areia e terra vegetal são boas para o cultivo. Não tolera encharcamento, apodrecendo rapidamente.

Assim, evite usar o pratinho sob o vaso, mas regue regularmente. Fertilize a partir do fim do inverno, com adubos químicos ou orgânicos, próprios para floração, como NPK 04.14.08 ou farinha de ossos com esterco curtido.

Mantenha a fertilização até meados do outono. Aprecia o clima subtropical. Sua multiplicação é feita por estaquia dos artículos postos a enraizar em substrato mantido úmido.

Hatiora-rosea

Como fazer mudas de Flor-de-outubro – Passo a passo
1 – Destaque-os artículos após a floração, sem feri-los, torcendo-os na base para que se soltem.
Dica: Não corte a parte debaixo da folha. Segure-a e mexa de um lado para o outro para que ela se solte exatamente no ponto que se encaixa com a outra folha.
Como em outras espécies de cactos, deixe os artículos cicatrizarem em local fresco e sombreado por 24 horas antes do plantio.

2 – Enterre a parte de baixo na terra e posicione-a de maneira que ela fique em pé.

3  -Regue pouco, sem encharcar o solo.
Dica: Se o local onde você mora for muito seco, observe as folhas. Se estiverem ficando enrugadas, é sinal de desidratação, então aumente a frequência da rega.
Se quiserem, coloquem uma leve camada de musgo seco sobre a terra para manter a terra protegida. Assim quando for regar, a força da água não faz buracos e a folha continua firme no mesmo local que foi plantada.

4 – Regue uma vez por semana e tenha perseverança para cuidar da folha até nascer outra folhinha como na foto acima.

Plante de 3 a 7 artículos por vaso, para um visual mais cheio.

barquinho22