As lágrimas-de-cristo são plantas trepadeiras com caule semi-lenhoso e que pertencem à família Verbenaceae por causa de seus longos ramos e flores e folhagens decorativas. Sua origem é da África Ocidental.
São muito bonitas, relativamente fáceis de cuidar gostam de muita incidência do sol e ambientes úmidos. Pode ser cultivada e usada tanto em treliças, quanto em ambientes internos bem iluminados, quando colocadas em vasos pendentes. Pode também ser mantida como um arbusto, se podada constantemente.
Encontre o local ideal para a lágrima de cristo, levando em consideração que seu ramo principal pode chegar a 3 m de comprimento, vale considerar a possibilidade de deixá-la em um local que ela possa crescer sem limitações.
Esta planta se desenvolve muito bem em estufas e locais semi fechados, desde que tenham incidência do sol por no mínimo quatro horas diárias e circulação de ar.
A lágrima-de-cristo precisa de muita luz solar para que ela se desenvolva bem e apresente flores saudáveis. Ela pode florescer mais em locais com luz difusa mas a planta se desenvolve melhor com luz direta, quando digo a planta falo de toda a sua conjuntura,
Gera flores na primavera e verão, e eventualmente algumas em outras épocas do ano. Suas inflorescências aparecem em grande número, e são muito chamativas, com seus cálices brancos e corolas vermelhas.
A planta não suporta temperaturas muito baixas, sendo bastante sensível a geadas.
Como cuidar
É necessário mantê-la em local bem iluminado, pois possui uma alta exigência de luminosidade, apesar de florescer melhor em locais com muita luz indireta (difusa). Prefere também ambientes com alta umidade relativa do ar (acima dos 60%).
As regas devem ser constantes, visto que ela gosta de solo e ambientes úmidos e é neles que ela se desenvolve melhor, principalmente nos meses mais quentes. O solo deve estar sempre úmido, porém, não encharcado.
Vale a pena colocar um pratinho em baixo do vaso para verificar quando é a hora de regar novamente a sua lágrima de cristo, lembre se de colocar areia grossa nesse pratinho para evitar o acúmulo de água desnecessário e não fazer com que o lugar se torne um berçário de mosquitos da dengue.
Regue bem durante os meses mais quentes, quando ela está em pleno crescimento, mas regue bem menos nos meses mais frios. Procure podar logo após a floração terminar.
A planta precisa de suporte para crescer em jardins. Apropriada para guarnecer grades, cercas e pórticos, sendo ideal para caramanchões e pérgolas, por produzir sombra no verão e permitir a passagem da luz no inverno.
Como reproduzir
Sua multiplicação pode ser feita por estacas, alporquia ou também por sementes. As estacas devem ser cortadas após o florescimento e deixadas enraizar em local protegido (estufas).
A adubação e replantio da lágrima de cristo podem ser feitos juntos e de preferência no período de inverno, anualmente e após o florescimento para que a planta consiga se adaptar ao novo solo.
O a terra do seu vaso ou do solo onde a lágrima de cristo vai ficar deve ser fértil porém ácido. Você pode utilizar o adubo orgânico NPK 10-10-10 (nitrogênio, fósforo e potássio) que podem ser colocados no fundo do vaso para garantir a boa drenagem.
Por ser uma trepadeira muito atraente a lágrima de cristo é a planta ideal para as cercas do seu jardim, desta forma dando ainda mais beleza para ele. Mas lembre-se, esta planta é uma trepadeira, então deve ser apoiada em algum lugar onde ela possa se agarrar, se for plantar a sua lágrima de cristo em vasos coloque sempre algum apoio para ela se agarrar.
Se pretende fazer alguma muda da sua planta prefira fazer durante o período de primavera.
Vale lembrar que é necessária a realização de podas mensais da lágrima de cristo, uma vez que ela pode ser vista como um arbusto invasor por crescer demasiadamente.