As tulipas são plantas bulbosas pertencentes à família da ‘Liliaceae’ que, na maioria de suas espécies, apresenta uma flor orientada para cima e composta de pétalas fechadas simulando a forma de um coração invertido.
Graças à sua beleza e intensidade da cor de suas flores são ideais para enfeitar seu jardim ou varanda, além disso são bastante simples de cultivar e cuidar, temos também que saber quando como e plantar tulipas.
As tulipas germinam em flores bem erguidas e caules alongados e florescem desde o início até a metade da primavera. É por isso que a melhor época para plantar tulipas é no final do outono. Nas regiões de estações menos definidas, pode-se simular o frio com vários truques para que a tulipa possa florir na primavera.
Plantar tulipas é um processo bastante simples que deve ser realizado semeando seus bulbos, seja no solo do jardim ou nos vasos. É importante manter os bulbos em um lugar fresco e não expor diretamente ao sol até que sejam plantados.
Estas plantas resistem bem ao frio e às temperaturas baixas, mas também são muito sensíveis ao calor. Portanto, é conveniente considerar a temperatura do solo na hora de plantar tulipas.
A temperatura ideal situa-se entre 13 e 16ºC, mantendo em todo momento um nível elevado de umidade que não supere nunca 85% e tentando que não fique encharcado, pois neste caso os bulbos poderiam apodrecer. São preferíveis os lugares com meia sombra e pouca luz solar direta.
Antes de plantar tulipas você deve saber que é necessário preparar o solo, que deve estar bem fofo. Em caso de semear os bulbos no jardim, enterre com a ponta para cima a 15 cm de profundidade e com uma distância mínima de 10 cm entre os diferentes bulbos.
Por outro lado, os vasos devem ser suficientemente grandes para que as tulipas tenham bastante espaço e os bulbos possam ser semeados sobre 5 cm de terra e continuar cobrindo até chegar na beirada.
Depois de plantar as tulipas é importante conhecer algumas recomendações para seu cuidado, assim crescerão sadias e lindas.
Recomendações
* Para prolongar a época de floração das tulipas, plante diversas variedades de plantas com diferentes épocas de floração. As tulipas florescem no início da primavera, a meio da temporada e no final. Escolha várias que floresçam sucessivamente para obter uma impressionante exibição de cor.
* Fertilize as tulipas estabelecidas na primavera antes da floração. Fertilize de novo no outono, conforme desejado.
* Não corte de novo as folhas depois da floração. O período de tempo depois da floração, é quando as tulipas usam a energia para criar fortes focos de proliferação para o próximo ano.
Replantio dos bulbos
1. Para replantar os bulbos da tulipa, é preciso cortar a flor e remover suas folhas logo que ela murchar.
2. Limpe os bulbos com uma escova ou um pano, e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem receber umidade.
3. Plante os bulbos em um vaso com terra vegetal umedecida.
4. Cubra o recipiente com plástico e coloque-o para congelar durante 6 meses, em temperatura variando de 2 a 5°C.
5. Em seguida, coloque o vaso em lugar com boa luminosidade por 2 meses – lembrando de deixar a terra sempre úmida.
6. Embrulhe o vaso com plástico outra vez e leve-o ao congelador por mais 6 meses.
7. Depois disso, basta retirar o vaso do congelamento e deixá-lo em local iluminado. A flor surgirá em torno de 1 mês.