O clerodendro-da-china, também chamado de hortênsia-mexicana e flor-da-glória é um arbusto decíduo, semi-lenhoso, de ramagem ereta e pouco ramificada, com florescimento ornamental. Pertence à família Lamiaceae e origina-se da Ásia – China e Índia.
Suas folhas são grandes, opostas, ovaladas a cordiformes, de cor verde escura, com margens serrilhadas e aroma almiscarado. As inflorescências surgem no fim da primavera e a floração permanece até a primeira geada.
As flores se unem em inflorescências do tipo corimbo, muito numerosas, pentâmeras, de formato afunilado e cor rosa. No inverno, o clerodendro-da-china perde as folhas e aparenta estar morto, no entanto, rebrota lindamente na primavera. O fruto é uma baga pequena e azulada.
O clerodendro pode ser utilizado em maciços ou renques, preferencialmente em locais onde sua contenção seja possível. Assim, não é interessante plantá-lo junto a plantas menores, pois ele tende a sufocá-las.
Da mesma forma, como ele emite vigorosas brotações diretamente das raízes, pode ser difícil controlá-lo em alguns locais. Evite portanto locais acidentados, onde seu cortador de grama não possa chegar.
Uma maneira maravilhosa de conduzir essa planta é em vasos e jardineiras. Desta forma, não há porque se preocupar que ele se espalhe demais. Suas flores são perfumadas e ricas em néctar, e exercem grande atração em borboletas e beija-flores.
Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia sombra, num solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente durante o período vegetativo.
Aproveite o inverno para realizar uma boa poda, removendo ramos secos, doentes e dando forma à planta. É uma planta tolerante à estiagem depois de bem estabelecido. Não resiste ao encharcamento.
Sua multiplicação é feita facilmente por divisão da ramagem enraizada, separação das brotações que surgem entorno da planta mãe e por estaquia das raízes.