Alguns insetos adoram o clima ameno do seu quintal, outros são atraídos pelas belas flores que você cultiva. Não importa, nem sempre conseguimos eliminá-los para sempre.
Esses bichinhos acabam estragando as plantas e produtos agrícolas presentes no seu jardim. Quando o caso é grave, a ajuda de um profissional é indispensável. Porém, quando a situação ainda é controlável, existem alguns meios para evitar determinadas pragas. Tudo pela preservação do seu lindo jardim…
Anti-pragas naturais
Segue abaixo uma lista de algumas coisas que devem ser feitas nos jardins para que as pragas não sejam a sua principal visita. São verdadeiros anti-pragas naturais e que não dão muito trabalho. Muitos são até da sua própria obrigação como um bom jardineiro.
Mantendo o jardim limpo: Ervas daninha e alguns produtos agrícolas são muito convidativos aos insetos. Remova todos os restos de plantas mortas ou deterioração das mesmas, pois podem servir de alimento e abrigo para muitas e muitas pragas. Os restos de decomposição que encontrar ainda podem servir de adubo para as suas lindas plantinhas.
O lugar certo para plantar: Plantas que precisam de luz devem ser expostas ao sol e aquelas que amam o escuro devem ser colocadas na sombra. O lugar apropriado para cada tipo de semente é ideal para a sua germinação. Quando elas não conseguem se desenvolver, as pragas aparecem para estragar ainda mais as suas plantas. Além disso, cultivar uma espécie no mesmo lugar durante anos seguidos aumenta a probabilidade de insetos se estabeleçam permanentemente.
Saúde para as plantas: Plantas que estão vendendo saúde são mais resistentes a qualquer tipo de pragas. Use as quantidades certas de água, luz e os fertilizantes apropriados. Se as plantas estiverem morrendo, remova-as ou pelo menos separe-as das outras. Isso também contribui para a beleza e limpeza do seu jardim.
Entenda cada praga: Saber o comportamento de cada praga também é um método natural muito eficaz. Existem pragas que adoram solos mais úmidos, por exemplo. Para evita-las, controle a umidade da sua terra com regularidade. Se uma folha estiver sendo atacada, e existem pragas que amam morar embaixo de folhas, remova-a rapidamente para que a praga não se espalhe pelo resto da planta.
Pássaros X Pragas: Os pássaros são grandes heróis dos jardins. Muitos deles se alimentam de insetos que prejudicam as suas flores e plantas. Por isso, reserve um lugar para deixar alimentação para eles. Faça uma sementeira que atraia diversos tipos de pássaros. Outra forma é manter insetos como abelhas, joaninhas e besouros, que desencorajam o crescimento das pragas indesejadas.
Plantas que afastam as pragas do jardim
Outro modo de eliminar esses visitantes tão chatinhos é aproveitar a existência de algumas plantas. Abaixo, segue uma lista com todas elas:
* Alecrim: Afasta ratos, lesmas e pragas em geral Apenas plante-o no jardim ou na horta.
* Arruda: As folhas são ótimas para combater os pulgões e ajudam a manter os cítricos saudáveis. Ferva as folhas durante cinco minutos. Deixe esfriar e pulverize sobre as plantas.
* Coentro: As sementes combatem ácaros e pulgões. Moa as sementes e polvilhe-as sobre as plantas e sobre o solo.
* Gerânio: Muito recomendado para hortas e jardins. Apenas plante-o no jardim, sua simples presença repele pragas.
* Tomilho: Plantado junto ao repolho repele a lagarta das folhas. Também tem ação contra percevejos e pulgas. Para afugentar percevejos e pulgas, moa as folhas secas e polvilhe-as sobre as plantas e sobre o solo.
* Hortelã: Quando plantado nas bordaduras dos canteiros, repele ratos, formigas, além de insetos.
Como se livrar das pragas mais comuns
1.Pulgões: As joaninhas são as suas grandes inimigas. Caldo de fumo e um algodão encharcado de álcool e água podem eliminar os pulgões das folhas.
2. Lemas e caracóis: Os pássaros e os besouros são os principais inimigos das lemas e dos caracóis. A melhor forma de elimina-los é através de pequenas armadilhas como a “isca de cerveja”.
3. Lagartas: Passarinhos também adoram as lagartas. Elas é que não gostam muito deles. Geralmente para eliminá-las é preciso extrair uma a uma com as mãos, usando uma proteção para que a lagarta não toque na sua pele. A chamada calda de angico também elimina as lagartas e não prejudica nenhuma planta.
4.Ácaros: Eles também podem ser eliminados com a Calda de Fumo, usada para matar os pulgões que grudam nas suas folhas. Como o ácaro detesta umidade, borrife bastante água na sua planta para que ela fique livre deles.
5. Percevejos: As vespas são as suas predadores naturais. Eles devem ser removidos um a um com as mãos, lembrando sempre de proteger a pele. A Calda de fumo pode funcionar muito bem como um repelente natural contra os maldosos percevejos.
6. Tatuzinhos: Evite a umidade excessiva de canteiros e vasos, já que eles adoram umidade. Devem ser retirado com as mãos também e em seguida, elimina-los um a um.
7. Formigas: Essas são as verdadeiras pragas do jardim, Espalhando semente de gergelim pelos canteiros, elas fogem assim como o diabo corre da cruz. O gergelim é muito bom porque intoxica as formigas e quando colocado sobre os formigueiros, ajuda a eliminar o “ninho” delas. Em casos muitos graves é preciso apelar para as iscas formicidas, que são vendidas em casas especializadas em produtos para jardinagem.
8. Nematóides: Geralmente estas pragas atacam pelo solo. Por isso, para elimina-los é preciso plantar o famoso cravo-de-defunto no local infestado. Se o caso ficar muito grave, a solução será eliminar a planta atacada do jardim para que os nematóides não se proliferem para outras espécies.
Os nematóides são da família das lombrigas e são muito difíceis de eliminar. Portanto, verifique se a sua planta possui raízes grossas e com muitas fendas. Esses são os principais sinais de que a planta está sendo atacada por estas pragas.