O “cipó rosa” é uma trepadeira da família dos ipês – Bignoniáceas. Ela é de crescimento vigoroso e precisa de um bom apoio, uma estrutura reforçada para se exibir. Sua origem é da região sul e sudeste do Brasil.
O tronco dela pode atingir 15 cm de diâmetro, portanto, não é indicada para alambrados.
A espécie é ideal para cobrir caramanchões e portais, pois se trata de uma trepadeira do tipo cipó que, quando chega no alto da estrutura, pende com o próprio peso.
A florada ocorre no início da primavera e embora perdure pouco é bastante exuberante, com várias flores tubulares. O cipó-rosa apresenta crescimento moderado.
O ambiente ideal para seu cultivo é a sol pleno e por ser vigorosa, necessita de estruturas fortes para apoio como pérgolas e caramanchões de eucalipto tratado, por exemplo.
É uma planta muito rústica, que necessita de poucos cuidados mas recomenda-se fazer podas de contenção e limpeza, removendo galhos secos e doentes, no fim da primavera ou no começo do verão, após a florada.
Típica de clima tropical é tolerante a regiões mais amenas. Embora não seja obrigatório, seria altamente recomendado fazer adubações anuais com esterco de gado bem curtido e farinha de osso ou adubo químico, com predominância do P (Fósforo) da fórmula.
Multiplica-se por semente, alporquia e estaquia. Para vê-la florir mais depressa, adquira mudas produzidas por estaquia.
Para vê-la florir mais depressa, adquira mudas produzidas por estaquia.