A aglaonema é mais do que uma espécie interessante. Ela possui nada mais nada menos do que 50 variações com diversas características diferentes, seja na folhagem ou na estrutura no geral.
Para completar, a espécie é uma das plantas ornamentais mais cultivadas em ambientes interiores do planeta, não que ela não possa ser plantada em quintais ou jardins. Além disso, ela é frequentemente colocada em varadas por causa da sua forma de cultivo.
Informações gerais
A aglaonema também é conhecida popularmente por café-de-salão e falso-café-de-salão. A planta pertence à família Araceae e originária da Ásia, Filipinas, Oceania. É considerada uma planta herbácea de pequeno porte, atingindo as medidas de 20 a 150 cm de altura.
As suas folhas são a característica marcante das espécies, pois são, em geral, grandes, bem coriáceas, glabras, quase sempre espessas em todas as variedades, geralmente verdes, mas com tonalidades e padrões que variam em diversas espécies. Muitas vezes essas folhas são machadas, mesclando sempre tons de verde claro com escuro.
Flores
Como a maioria da espécies consideradas herbáceas, a aglaonema também possui flores. Suas inflorescências são axilares com espata e espádice de cor branca ou branca-esverdeada. A pouca importância ornamental das flores já era de se esperar, já que as folhagens da planta é o que mais chama a atenção de jardineiros por todo o mundo.
Frutos
Para completar a estrutura geral da espécie, a aglaonema produz seus próprios frutos. Eles têm aspecto avermelhado e podem ter importância fundamental na decoração do lar. Em alguns casos, ainda que as flores não tenham a função de enfeitar, os frutos podem ter mais importância do que a bela folhagem da espécie.
A importância das folhas
As folhas da espécie cumprem um papel importante na sua verdadeira função. Para começar, a folhagem da planta é considerada exuberante e de aspectos tropicais. De acordo com a forma de cultivo de cada variante da espécie, as folhas podem ser compactas ou não.
A planta é considerada rústica e pode ser usada em diversos locais que incluem salas de estar, escritórios shoppings e outros lugares fechados.
Porém, é preciso tomar cuidado com o seu desenvolvimento em determinados locais. A aglaonema não suporta lugares muito secos. Portanto, fique atento ao ar condicionado e outros aparelhos que possam tornar o local seco demais para a espécie.
Cultivo
Além de não se desenvolver bem em locais secos, a aglaonema precisa de muita ventilação para sobreviver. Mesmo adotado todas essas condições de cultivo que não são tão complicadas assim, a espécie é tão fácil de cultivar que é muito recomendada para jardineiros iniciantes.
A planta pode se adaptar a diversos lugares dentro e fora de jardins, sejam eles grandes ou pequenos. Assim como varias de suas variantes, a aglaonema pode formar lindos maciços e bordaduras, podendo ser cultivadas em canteiros, Jardins de inverno e até mesmo em vasos com tamanhos diferentes.
Vale lembrar que a espécie não precisa de cuidados para lá de especiais para que ela cresça bem e cumpra a sua função. Para muitos, apenas um solo bem fértil e regas regulares são o suficiente para manter a aglaonema sempre bela e bem desenvolvida. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados para não prejudicar o crescimento da planta.
Abaixo, segue um pequeno passo a passo para começar a cultivar bem a aglaonema.
1 . Em primeiro lugar, é preciso começar a se preocupar com o local onde a espécie será plantada. Ela adora um pouco de luz difusa e por isso deve ser cultivada sempre a sombra, bem longe do sol forte. Coloque a sua plantinha em algum canto que você tenha a certeza de que os raios solares não penetrarão por ali de forma alguma.
2 . O solo onde a espécie será plantada deverá ser facilmente drenável, com irrigação correta, além de possuir uma grande quantidade de matéria orgânica. A terra realmente deverá ser bastante rica em todos esses recursos para que a espécie tenha liberdade para crescer e se desenvolver da melhor forma possível.
3 . Com relação a sua adaptação ao substrato em que foi plantada, é preciso ficar sempre atento as temperaturas, já que a planta não suporta lugares muito frios, sempre se adaptando a locais mais quentes, sejam eles internos ou externos. Evite deixar a sua espécie exposta s geadas, por exemplo, evitando que ela morra antes de completar o seu ciclo de vida. Não se esqueça de manter a planta longe de locais com baixas temperaturas sempre que possível.
4 . Existe uma boa explicação para que as espécies desse tipo tolerarem o calor intenso. É que elas sã nativas de florestas densas, apreciando as altas temperaturas e a umidade dos climas tropicais e subtropicais. Além disso, nesses locais existe muita vegetação, o que torna a umidade muito maior do que se possa imaginar.
5 . As regas são outro muito extremamente importante na criação das aglaonemas. No inverno especialmente, as regas podem ser feitas de forma esparsa, ou seja, sem ser diária ou frequente.
6 . Outro ponto muito importante para o desenvolvimento da planta é o seu replantio anual durante a primavera. Este pequeno fato pode deixar a sua planta bem mais vigorosa e bonita.
7 . No que diz respeito a propagação da espécie, existem três tipos de métodos. Elas podem se multiplicar por sementes, estaquia e através das divisões por touceiras. Por este motivo, é uma ótima opção plantar cada semente de forma bem espaçada uma da outra para que as suas raízes não acabem se entrelaçando entre si ou com outras espécies diferentes.