As dálias são flores que apesar de terem uma tradição e origem mexicana, se adaptaram muito bem aos jardins brasileiros. Elas são muito queridas pela sua variedade de formas e cores e são fáceis de serem cuidadas.
O processo de germinação das dálias é feito com bulbos e é relativamente simples, mas pede alguns cuidados especiais.
Vamos então aprende a plantar essa planta de lindas flores. Em primeiro lugar precisaremos de: bulbos de dália, uma pá e terra fértil.
Para plantar dálias é importante saber que existem muitas variedades da flor que vão de 30 cm a 2,5 m de altura. Um planejamento da aparência do jardim que desejas plantar, deve ser feito.
Na hora de comprar o bulbo, informe-se sobre o porte que essa flor pode atingir (pequeno, médio ou grande). É fácil encontrar bulbos de dália online ou em lojas de jardinagem.
Agora que já foi definido e adquirido o bulbo de dália, é hora de escolher o local de cultivo. Pode ser plantado em um novo jardim ou incorporá-las a um canteiro já existente. O importante é que esteja em um local iluminado, já que as dálias gostam e precisam de sol, onde o vento não seja muito forte.
O solo do jardim precisa ter uma terra fértil e drenada. Se possui um jardim que não tem um solo muito drenado, adicione areia ou musgo, em casos de solo argiloso, assim será mais fácil plantar dálias e cultivá-las.
Use uma pá para fazer o buraco. Se a espécie adquirida é de porte mais alto, o buraco deve ser um pouco mais profundo. No geral, a profundidade do buraco é de um palmo grande.
Caso for plantar vários bulbos de dália, os buracos ao redor devem ter pelo menos 60 cm de distância. Isso evitará que as flores se bloqueiem ou roubem os nutrientes uma da outra.
Acomode o bulbo, que lembra uma batata, com o broto verde para cima e cubra com terra fértil sem amassar. Se você quiser, pode misturar um pouco de substrato para mudas, isso pode ajudar no crescimento das plantas e fornecer uma dose extra de nutrientes. Antes de passar para o próximo buraco, regue esse local.
Espere a dália começar a brotar e cuide dela. Recomenda-se regar uma ou duas vezes por semana, se o clima da sua região for muito seco e quente.
Periodicamente você pode utilizar fertilizantes para que elas desabrochem mais fortes. Na hora de aguar, evite molhar as flores e folhas e preocupe-se em manter a terra sempre úmida.