Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cycasrevoluta_7

A palmeira-sagu é uma planta arbustiva e lenhosa, que é largamente utilizada no paisagismo, pela beleza singular formada pelo conjunto das folhas brilhantes e longas, dispostas em coroa.

É também conhecida como Sagu, Cica, Cicas, Palmeira-samambaia e Cica-elegante. Sua origem  é da Ásia – Índia e Sri Lanka e pertence à família Cicadaceae, uma família da plantas com características pré-históricas.

Apesar do nome e do aspecto, ela não apresenta parentesco com as palmeiras nem com as samambaias. O nome científico circinalis, do latim “espiral”, é uma referencia aos folíolos que são enrolados quando jovens.

Na maioria dos exemplares de palmeira-sagu o tronco é simples, mas em plantas mais velhas podem ocorrer ramificações. Ele apresenta casca grossa e rugosa, de cor castanha, que pode servir de suporte para epífitas, como orquídeas.

As folhas são pinadas, de cor verde clara e muito longas, com cerca de 1,5 m de comprimento. Os folíolos são lineares, tomentosos, opostos e pendentes, dando à folha um lindo aspecto plumoso. Os mais basais são reduzidos à espinhos.

As plantas macho produzem cones alongados, de cor creme a marrom, com cerca de 30 cm, que surgem no topo da coroa. Já as fêmeas produzem sementes globosas, de cor marrom ou alaranjadas e muito tóxicas, localizadas em folhas especiais do tipo esporófilo, de cor marrom e muito pilosas que crescem no topo da coroa.

As sementes ainda são recobertas por uma camada esponjosa que lhes permite flutuar na água. A polinização é pelo vento e por insetos.

palmeirasagu

No jardim a palmeira-sagu geralmente ganha lugar de destaque, como ponto focal. Sua aparência tropical, elegante e escultural é ideal para a entrada da casa, ou isolada em gramados bem aparados.

Pequenos bosques formados pelo plantio de três ou mais exemplares também causam um efeito bastante interessante. Ainda pode ser aproveitada em linhas, emoldurando caminhos. Devido ao crescimento lento a palmeira-sagu pode alcançar preços elevados.

Apesar disso é bastante longeva, rústica e resiste a pragas e doenças, demandando pouca manutenção.

Quando jovem a palmeira-sagu pode ser plantada em vasos e conduzida em interiores, desde que bem iluminados. Suas folhas também são aproveitadas cortadas, entrando na composição de arranjos florais.

De hábitos tropicais, a palmeira-sagu revoluta necessita de uma boa dose de sol diariamente para viver bem vistosa, não precisa ser necessariamente sol direto durante todo o dia, porém é aconselhável várias horas por dia, o que dificulta o cultivo em interiores, que precisam ser bem abertos para a entrada de luz.

Tal qual a maioria das palmeiras, é aconselhável misturar muita areia grossa e fertilizante orgânico ao solo antes do plantio, isso para que ele fique com uma boa drenagem e alta fertilidade. Apenas tome cuidado para caso o solo já esteja altamente adubado, pois o exagero também não é bom para a planta.

cyca

Como cuidar
Irrigue diariamente de forma a manter o solo sempre úmido, porém sem nunca encharcá-lo, a alta drenagem caso você misturou areia ao solo ajudará um pouco a não errar a dose.

Devido ao lento desenvolvimento dessa planta, desde que ela esteja suficientemente hidratada ela provavelmente não apresentará problemas por falta de nutrientes ou excesso de ramos mortos, logo, excepto se ela contrair alguma doença como fungos ou cochonilhas, o trato da Cica será bem simples.

Cultivo
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Plantas adultas e bem estabelecidas podem resistir bem à estiagem. No entanto, se o período seco ocorrer no momento em que as folhas estão imaturas, a planta pode sofrer danos. Não tolera geadas ou encharcamento do solo.

Sua multiplicação é feita por sementes postas a germinar em substrato mantido úmido, preferencialmente em estufas. A germinação ocorre em 8 a 12 semanas.

Note que as sementes só serão férteis se as plantas fêmeas forem cultivadas próximas de alguma planta macho. Outra forma de multiplicar a espécie é através da separação das pequenas mudas que se formam no tronco da planta mãe.

cycasrevoluta

Problemas mais frequentes e suas causas:
Pontos brancos ou amarelos nas folhas da cyca, escamas cerosas ou algodonosas, teias finas.
Causa: Cochonillhas, aranha-vermelha ou fungos (Alternaria ou Cercospora). É um dos problemas mais freqüentes em Cicas, geralmente é causada por excesso de regas, combinada com falta de luminosidade e drenagem deficiente.

Folhas com extremidades amarronzadas ou queimadas.
Causa: Ventilação insuficiente. Mude a planta para um local mais ventilado.

As folhas perdem a cor e secam.
Causa: Falta de luminosidade, frio ou excesso de umidade.

Folhas com extensas manchas descoloridas.
Causa: Congelamento por geadas, neve ou frio intenso. Neste caso é melhor prevenir, protegendo a planta com mantas ou plásticos. A planta emitirá novas folhas saudáveis na primavera e verão.

Folhas jovens e brotações novas amarelando.
Causa: Adubação em excesso ou substrato muito pobre em nutrientes.

Folhas adultas, inferiores, amarelando.
Causa: Adubação ou irrigação demasiada.

Queimaduras nas folhas.
Causa: Mudança muito brusca de luminosidade e umidade. Geralmente quando a planta sai de um viveiro sombreado ou de ambientes internos e a colocamos sob sol pleno. Agroquímicos aplicados sob sol quente também podem provocar queimaduras nas folhas.

Pequenas manchas amarelas e extremidades das folhas secas.
Causa: Carência de potássio (K). Neste caso convém aplicar uma suplementação com cinzas (sem sal) ou adubos químicos ricos neste elemento.

Folhas jovens retorcidas.
Causa: Falta de luminosidade.

Folhas jovens retorcidas e folhas velhas com pontos brancos e pretos.
Causa: Doença viral – nepovírus (mosaico). Não há cura.

Escamas do tronco caindo, bolinhas cor-de-café pulverulentas no tronco.
Causa: Ataque de cupins. A aplicação de inseticidas específicos nos túneis, seguido de ensacamento da planta (impede que os cupins fujam e auxilia na ação do produto).

Casa-na-floresta_663

jardim-vertical01

Nem todos que gostam de jardim possuem um espaço suficiente para fazer o seu no quintal de casa ou naquela varandinha. Foi exatamente esse motivo que fez os jardins verticais ganharem mais destaque entre as donas de casa e apaixonadas por jardinagem.

Eles são bonitos, podem ser compostos de diversas espécies de plantas e são extremamente práticos principalmente quando se fala em espaço.

Como montar um jardim pode não sair tão barato se você não atentar para alguns detalhes, que tal saber algumas dicas que te ajudarão a montar um jardim vertical bonito e baratinho? Abaixo alguns detalhes que fazem total diferença na hora de montar o seu jardim vertical.

Principais detalhes
Os jardins verticais podem ser montados em qualquer cantinho de sua casa desde que apresente as condições ideais para o cultivo das plantas já que elas possuem necessidades básicas para sua sobrevivência.

Uma boa dica é montar uma parede viva na varanda, na sua sala ou quem sabe até mesmo na cozinha. As paredes vivas ajudam a controlar a energia do sol e também reduzem os efeitos da emissão de carbono.

Um detalhe muito importante para quem vai montar um jardim vertical em casa é lembrar-se que não pode escolher espécies de plantas de médio ou grande porte já que a estrutura que você irá utilizar não permite muito peso, sem esquecer-se de citar o fato de que todas as plantas devem ser cultivadas em vasos, jardineiras ou placas especiais, como são aquelas formadas de fibra de coco.

jardim-vertical-562

Tipo de plantas para um jardim vertical
Logo mais abaixo vou detalhar melhor o que deve ser plantado em seu jardim, mas antes precisamos atentar para alguns detalhes de forma geral na hora da escolha das espécies mesmo porque não temos como ofertar uma lista de todas as plantas possíveis para um jardim vertical.

Levando isso como base, temos então alguns detalhes que você pode usar globalizando a sua plantação.
* Escolha plantas que tenham um crescimento mais lento. Dessa forma você conseguirá controlar melhor o seu jardim.

* Escolha a posição correta da sua base para que as plantas recebam luz do sol suficiente. Organize-as de forma que elas tenham exatamente o que precisam de nutrientes.

* Ordene suas plantas de acordo com o crescimento e a necessidade de luz. Isso vai fazer com que elas cresçam sem “atropelar” a que está abaixo, acima ou dos lados.

O que deve ser plantado?
Existe todo tipo de gosto e você pode escolher as plantas de acordo com o seu. Os jardins verticais permitem uma variedade de plantas em cultivo desde que estas não ultrapassem o tamanho e o peso da sua base.

Plantas com raízes mais superficiais são as melhores para estes espaços porque você não poderá usar vasos muito grandes.

Se a sua base for armada e fixa, como é o caso de pessoas que utilizam blocos de concretos pré-moldados para colocar as plantas, você poderá usar plantas um pouco maiores dependendo claro do tamanho da sua estrutura.

Exemplo de três espécies que podem ser cultivadas em jardins verticais

Barba de serpente variegata
Barba-de-serpente
Cientificamente esta planta recebe o nome de Ophiopogon jaburan, uma espécie da família das Ruscaceae nativa do continente asiático onde sua maior incidência é no Japão. Por ser encontrada também em outras localidades ela vai apresentar outros nomes populares como Ofiopógão e Ofiopogo.

A barba de serpente é uma planta categorizada como de forração e folhagem, por isso é tão indicada para jardins verticais. O seu tamanho não é grande chegando a no máximo 50 cm. Preferem ambientes com mais sol.

Senecio rowleyanus
Colar-de-pérolas
Com o nome científico de Senecio rowleyanus esta planta da família das Asteraceae também é popularmente chamada de Rosário e Pérola-verde tanto em seu local de origem, na África, como em outros países ao redor do mundo. Categorizada como folhagem e cacto, ela não ultrapassa os 30 cm de altura e podem ser cultivadas em vasos suspensos por ter suas folhas caídas.

Scaevola aemula

Flor-canhota
A Scaevola aemula como é biologicamente chamada esta planta é uma das espécies da família das Goodeniaceae e está categorizada como uma flor perene, o que significa que você terá um jardim vertical florido o ano inteiro.

A sua origem é da Oceania onde a maior incidência desta flor se dá na Austrália. Assim como outras plantas indicadas para jardins verticais ela não cresce muito, chegando a no máximo 50 cm de altura.

Jardim vertical com garrafas Pet

garrafapet

jardim_vertical_com_garrafa_pet810

jardimcompet

A melhor forma de economizar na hora de montar o seu jardim vertical é utilizar garrafas pets para fazer a sua estrutura. Nesse caso você não vai precisar de nenhum vaso e vai cultivar as plantas diretamente nelas.

Você pode optar por vasos que caibam dentro das garrafas para ter a possibilidade de trocar as plantas sempre que quiser e sem mexer na estrutura da sua base, mas isto é bem opcional.

Para montar a sua estrutura você vai precisar de garrafas de refrigerante ou suco, de preferência as de 2 litros ou maiores porque são grandes o suficiente para acomodar suas plantas.

Caso vá plantar direto na garrafa, lave-as bem para tirar toda a sujeira do produto e recorte o centro. Ela ficará exatamente do tamanho do encaixe de uma muda ou um vaso menor.

Para montar a estrutura, você pode amarrar as garrafas de plástico em cordas ou comprar uma tela de ferro, que é encontrada em lojas de jardinagens e custa bem pouco.

Depois de ter a estrutura toda montada, você poderá usar e abusar da sua criatividade e montar o seu jardim vertical. Pode fazer decoração nas cordas ou na estrutura de ferro para camuflá-las melhor, pode usar pintura nas garrafas de plásticos e deixá-las ainda mais bonitas ou comprar pequenos itens decorativos que podem ser fixados entre uma planta ou outra.

Para fazer essa estrutura você não gastará nada além de 100 reais incluindo a estrutura de ferro, as garrafas e vasinhos (caso queira). O valor das plantas é bem relativo, mas você pode ter diversas espécies sem precisar gastar nada com elas apenas pedindo uma mudinha ou semente de jardins de amigos ou daquele jardim que tem próximo à sua casa.

folhas em-movimento-9