Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Delonix Regia567

A árvore Flamboyant é uma espécie da família das Fabaceae e tem origem na África, onde a maior incidência acontece na famosa ilha de Madagascar. Essa linda árvore está entre as espécies mais famosas do mundo.

Apesar da sua origem africana, a Flamboyant pode ser cultivada em diversos outros locais, o que fez com que ela também recebesse outros nomes populares como, por exemplo, Acácia-rubra, Árvore-flamejante, Flamboiant, Flor-do-paraíso, Pau-rosa, entre outros.

Quando bem cultivada, ela pode crescer até 12 m de altura, o que vai fazer com que ela seja considerada uma árvore de médio e alto porte, dependendo da região. Para a biologia, ela é categorizada como uma árvore ornamental e de fato isso acontece, já que a beleza dessa planta realmente vai dar um toque todo especial em praças, jardins, campos ou qualquer outro lugar em que ela seja cultivada.

Por ter um ciclo de vida perene, o que significa que a planta leva mais tempo para completar o seu ciclo de brotação, a flamboyant passará o ano inteiro com novas folhas, flores e frutos.

A beleza dessa árvore, realmente deslumbrante, não é a toa. O seu tronco é bem forte, um pouco retorcido e a copa é bem ampla o que vai agradar a todos aqueles que querem uma planta para dar mais sombra e beleza a um determinado ambiente. Essa copa tem a forma de um guarda chuva e a largura somente dessa parte da planta pode ser até maior do que a altura da própria árvore.

Delonix_regia_02

Folhas, flores e frutos
As folhas do flamboyant são bipinadas, o que significa que elas são recompostas, formadas por até 15 pares de folíolos, onde cada um destes contém entre 12 e 20 pares de folíolos oblongos e sésseis.

As flores, na verdade inflorescências, aparecem apenas quando a árvore perde todas as folhas, caso que acontece sempre que um ciclo de vida é encerrado. Elas são grandes e se apresentam sempre nas cores vermelha ou laranja. A floração acontece sempre a cada primavera e a cada verão.

Os frutos são vagens bem lenhosas e grandes, com aproximadamente 45 centímetro de comprimento. Quando eles amadurecem, a cor muda e eles ficam totalmente marrons.

Além dessa flamboyant tradicional, existe ainda uma variedade conhecida por Flavida. As características de formação das duas árvores são bem iguais, mudando apenas as flores que no segundo caso, passam a ter coloração amarelada.

As raízes dessa árvore merecem muita atenção porque como esta é uma espécie de planta com porte bem grande, as raízes passam a ser bastante agressivas devido também o seu tamanho e espessura.

Um dos maiores problemas enfrentados por cultivadores dessa espécie, é que a maior parte das raízes da flamboyant ficam acima da superfície, o que faz com a região onde ela esteja plantada, não possa ser ornamentada ou outras plantas, não podendo também existir nenhum tipo de tubulação de água, esgoto, paredes e principalmente fiação elétrica.

Delonix Regia

Ornamentação
Parece meio que equivocado falar de ornamentação de uma planta com 12 m de altura. Acontece que a beleza da flamboyant é muito conhecida ao redor do mundo inteiro e a diversidade de opções que encobre essa árvore quando o assunto é ornamentação, é bem grande.

A flamboyant pode ser cultivada em residências, desde que tenha espaço suficiente para isso, ela pode também ser utilizada como árvore de sombra em parques, praças e jardins abertos ou fechados. Essas árvores podem ainda serem utilizadas de forma isolada, já que as cores da planta já dão um toque bem especial ao ambiente.

Devido a sua elevada resistência à salinidade, você pode cultivar a flamboyant em regiões do litoral também que ela vai crescer perfeitamente.

Delonix-regia-capsulasementes

Cultivo
Devido à região de origem da árvore, os melhores climas típicos para que você cultive a sua flamboyant é o Equatorial, Subtropical e Tropical. Se a sua região não apresenta essas características, você pode ainda montar um ambiente com iluminação e temperatura que simulem essas três opções de clima e cultivar a sua planta. Isso pode ser feito com uma fertilização especial, com luzes artificiais, etc.

O crescimento é bem rápido, então diferente de outras árvores de porte grande, você não precisará esperar uma vida toda para ter uma árvore crescida. Em um ano, ela cresce aproximadamente 1,5 m, principalmente em regiões onde o clima é mais quente. Como foi mencionado mais acima, essa árvore perde todas as suas folhas em uma época do ano e isso acontece geralmente durante o inverno.

flamboyant

Flores
O cultivo da flamboyant deve ser feito sempre sob o sol pleno, com solo bem fertilizado e as irrigações feitas em períodos bem regulares. Esse último cuidado é muito importante no primeiro ano de vida da sua planta, para que ela cresça bem e sadia. A flamboyant não vai tolerar frio, principalmente os mais fortes.

A multiplicação da planta é feita por estacas sem lenhosas ou então sementes. No caso da multiplicação feita por semente, é necessário que ela passe por um processo de escarificação ou imersão em água aquecida a 80ºC por aproximadamente 10 min.

Isso deve ser feito porque essas sementes apresentam uma leve dormência tegumentar que deve ser quebrada antes de ir ao solo. A germinação acontece sempre após duas semanas que as sementes foram plantadas.

entardecernolago

Thunbergia_erecta_(3)

A Tunbergia-arbustiva  faz parte da família Acanthaceae e sua origem é africana e por isso a espécie pode ser cultivadas em vários climas, nos quais se adaptou rapidamente ao longo de sua existência.

A espécie possui a sua altura mínima de aproximadamente 1 m, podendo crescer um pouco mais, atingindo desde os seus 1,2 até 1,8 m. Quando cultivada em bom estado e seguindo as regras para o plantio, a espécie pode possuir até 2,4 m de altura, podendo crescer ainda mais dependendo das suas variações.

Deve ser plantada em sob sol pleno ou utilizando meia sombra para propagação. Vale lembrar que o seu ciclo de vida é perene, o que contribui ainda mais para um crescimento mais acelerado.

Descrição da espécie
A tumbérgia-arbustiva é uma planta considerada ereta e bastante arbustiva, possuindo muitas flores e folhas. As folhas, por exemplo, são pequenas, opostas e crescem em grande volume, possuindo uma coloração verde escura, sem muita diversidade de tons neste caso.

Todas as folhas possuem um formato oval, sendo consideradas bem ovaladas. Seu caule é bastante texturizado, grande e possui tons de cinza em toda a sua extensão. Além disso, é bastante ramificado, dando ainda mais sustentação para a espécie.

Suas flores são muito numerosas e crescem perto uma das outras, criando um grande efeito ornamental.  São especialmente axilares, grandes e tubulares, formando pequenos tubinhos ao longo da extensão da espécie. Possuem coloração azul com o centro amarelo na maioria das suas variedades.

A floração ocorre durante todo ano, mas principalmente na primavera e verão. Uma de suas variedades costuma apresentar uma grande quantidade de  flores brancas com o centro amarelo. A floração é considerada muito perfumada e perfeita para atrair beija-flores, mamangavas e borboletas.

tumbergia

É um arbusto bastante florífero e por isso pode ser usado em larga escala como forma de ornamentação. É uma excelente escolha para formar cercas vivas, em jardins grande ou pequenos, além de ser ótima para formar bonitos renques.

As superfícies mais eficazes para formar o que a espécie mais se propõe são os grandes muros, que acabam espalhando a espécie por toda a sua extensão, deixando todo o jardim bastante atraente.

A planta deve ser cultivada sempre o seu cultivo a sol pleno, já que a sua forma mais compacta só se mostra nestas condições. Em meia sombra a planta consegue se estender bem mais, não se tornando tão fácil para manusear.

Para contribuir com esta parte compacta, é preciso saber como usar as podas de formação para deixar o seu jardim muito mais bonito. Sobre suportes apropriados pode ser considerada uma bela trepadeira, sendo cultivada como tal. Assim, a espécie se torna ainda mais flexível, contribuindo bastante para a ornamentação de locais fechados, abertos ou públicos, como praças e vielas.

Pode ser plantada como planta isolada, mas também não impede de ser cultivada com outras espécies junto a ela. É facilmente adaptável à uma ampla faixa de condições climáticas e por isso é usada em diversos lugares do mundo, não tolerando muito bem o frio intenso, geadas ou longos períodos de secas.

Os climas preferíveis para cultivar a espécie são os climas subtropical e tropical, considerados os mais quentes, já que a planta precisa do calor para se desenvolver corretamente. É uma espécie bastante versátil e que se encaixa perfeitamente em qualquer tipo de ambiente.

thunbergia-erecta-azul

Formas de cultivo
Para plantar corretamente a planta e ter o resultado final esperado, é preciso seguir a risca algumas regrinhas, como tipos de climas para o plantio, solo bem tratado, formas de multiplicação e outros.

Para começar a cultivar a primeira mudinha de Tumbérgia-arbustiva, é preciso ter um solo com boas condições, bem drenado e com muita matéria orgânica sob a cova de plantio. Além disso, as terras para cultivo devem ser bem férteis ao longo de todo o crescimento da planta.

Adubações anuais e regas regulares também são extremamente necessárias para que a espécie se desenvolva da melhor maneira possível, sem causar muito estresse ao jardineiro. Tolera de forma moderada períodos curtos de seca, mas que não podem se estender durante todo o mês.

Uma de suas características mais marcantes e que deve ser conhecida na hora de plantar as mudinhas da espécie é que, apesar de ter uma folhagem com ciclo de vida perene, a planta acaba se comportando como uma boa e velha decídua em locais com clima predominantemente temperado, sempre rebrotando com bastante vigor na primavera, sendo esta época a mais comum de ocorrer as suas florações tão perfumadas.

tumbergiaerecta

Multiplicação
A sua multiplicação como planta pode ser feita de duas formas bastante distintas. Uma delas é através de sementes, sempre que possível e elas forem numerosas o suficiente para isto. Porém, a propagação mais comum e eficaz para a espécie é através de estaquia junto à planta-mãe.

Casa-na-floresta_663

Euphorbia milii

Cerca-viva de proteção por excelência, a coroa-de-cristo é facilmente vista ladeando muros e cercas em chácaras, sítios e fazendas, além de garantir presença em áreas urbanas graças tanto ao colorido das inflorescências quanto aos espinhos que mantêm afastados quem não deseja ferir-se com eles.

A planta é nativa da ilha de Madagascar e encontrou refúgio certo em terras nacionais – regionalmente, o arbusto pode receber o nome de dois-amores, bem-casados, coroa-de-Nossa-Senhora, dentre outras variações.

É considerado um arbusto suculento por reter água o suficiente para tolerar pequenos períodos de estiagem; muito ramificado, pode atingir até um metro de altura se não for devidamente podado.

Suas inflorescências de cores vivas – vermelhas, amarelas, brancas ou em tons rosa, dependendo da variedade, dão à coroa-de-cristo um elevado valor ornamental. As brácteas destacam as pequenas flores no centro e florescem durante todo o ano.

Possui espinhos afiados com cerca de 3 cm de comprimento. Além destas extremidades pontiagudas, o arbusto requer cuidado também no que diz respeito à toxicidade.

Euphrobia_Whisters2-

Possui um látex leitoso que pode causar dermatites em pessoas sensíveis, além de irritação nas mucosas. Se os olhos forem atingidos, a córnea pode ser danificada, podendo causar até cegueira.

Se o látex for ingerido, pode causar enjoos, vômitos e diarreia; recomenda-se plantá-la em áreas rurais como divisor de espaços ou em áreas onde não haja trânsito frequente de crianças e animais domésticos.

Esta planta deve ser cultivada a pleno sol, de preferência em solos férteis e com regas periódicas, mas se adapta facilmente depois de estabelecida em solos fracos e com pouca água. O seu manuseio deve ser sempre realizado com luvas grossas e com bastante cuidado, devido tanto a presença dos numerosos espinhos, como por apresentar um látex tóxico, que pode provocar irritação nas mucosas dos olhos, na boca e na pele.

coroa-de-cristo

Apesar de tolerar áreas sombreadas, a floração ficará prejudicada. O solo precisa ser fértil, e ter sua adubação reforçada semestralmente com adubo animal curtido.

Por ser uma planta suculenta, prefere ambientes com baixa umidade relativa do ar e solo sem encharcamento, por isso as regas devem ser feitas preferencialmente com o solo seco. Permite podas de contenção e limpeza. Multiplica-se facilmente no inverno por estacas.

Foto 6