As verbenas são tecnicamente chamadas de Verbena Officinalis L. são flores pertencentes à família das Verbenáceas, com mais de 250 variações catalogadas.
Elas são mais comumente encontradas na América do Norte, América do Sul e na Europa e tem um poder medicinal muito conhecido, inclusive a maioria do seu cultivo é para uso terapêutico.
É uma variedade importada, com excelente resistência ao calor e flores muito grandes em cores brilhantes e chamativas. O mix contém as cores roxa, rosa, carmim, magenta, vinho, branco e variações com “olho” (centro da flor branco).
É uma planta perene que em locais confinados elas são compactas, porém basta dar espaço e as verbenas irão se espalhar por até 60 cm cada uma. A floração se inicia na primavera e tem auge no verão. Um novo pico ocorre no outono e depois disso a planta entrar em declínio e começa a produzir sementes.
Podas ocasionais ajudam a manter a verbena bonita e tecnicamente ela é perene, porém o ciclo para voltar a produzir bem é longo e a maioria das pessoas prefere utilizá-la como anual.
A verbena é uma flor também conhecida como Camaradinha, da espécie Verbena x hibrida, sendo herbácea que formam um ramalhete de pequenas flores, podendo ser encontradas nas cores rosa, vermelha, azul, branca, roxa e mesclada.
Ela é predominante de clima subtropical e tropical, gosta de sol e chega a uma altura de 15 á 30 cm.
Plantio da verbena
Como é uma planta que ocupa um espaço médio de 60 cm, é de melhor proveito plantar suas sementes com um espaçamento com cerca de 40 cm de uma planta para outra. Sua época de plantio é nas estações da primavera ou inverno, e sua floração se dá no período da primavera.
Período da planta e seu desenvolvimento
Durante seu tempo de vida, por ser uma planta com muitas flores, tende á atrair animais como, por exemplo, as abelhas e borboletas. Existe fertilizantes orgânicos que ajudam as verbenas a darem flores mais belas, pois são á base de substratos naturais e fornecem os nutrientes como cálcio, nitrogênio e fosfato necessário para que a planta não seque e morra com facilidade, antes de dar suas flores, ou pegue algum tipo de doença causada por fungos, bactérias e contato com o meio ambiente.
Outro importante fator para garantir um maior período de vida, para estas verbenas é a irrigação, pois, são plantas que gostam de clima aquoso, e que secam com facilidade quando estão com sede, causando danos ao seu período de floração.
Existem defensivas acaricidas, embelezadores fungicidas, herbicidas, inseticidas e repelentes que quando utilizados nas verbenas, com a aplicação e dosagem certa, podem trazer um período de vida longa e com mais de uma floração.
Geralmente, para não se comprar todos estes produtos acima e entrar em contato direto com eles, as pessoas preferem utilizar como adubo da terra de plantio os substratos que contém uma composição definitivamente de nutrientes e defensivas no cultivo da verbena.
Dicas para manter a verbena
As verbenas que são compradas em locais especializados de plantas chamam a atenção por suas flores e colorações diferenciadas. Mas, muitas vezes quando se chega em casa logo as flores murcham e a planta morre, secando aos poucos, e você acaba ficando sem entender pois regou constantemente e a planta acabou por desfalecer.
Então existem algumas práticas preventivas que você pode fazer que sua verbena vive por mais tempo, vamos á elas:
1 – Primeiramente, deve-se verificar o tamanho do vaso que esta acomodando sua verbena, pois as raízes acabam se sufocando se caso o vaso não houver o tamanho apropriado, e poderá causar a morte da planta.
2 – Como as raízes buscam fontes de vitaminas intensamente na terra, que contém no lugar de plantio, pode necessitar de mais terra e adubo orgânico.
3 – Procurar retirar as folhas secas da planta.
4 – Verificar se não há proliferação de fungos, bactérias ou doenças.
5 – Regar três vezes por semana, sem abundância.
6 – Quando as flores caírem, procure replantar a planta, e podar um pouco de suas folhas e raízes para que ela não morra e possa florir novamente.
7 – Por ser planta de baixa estatura, com resistência e floração abundante, formam moitas que acabam tendo como vizinhos ervas daninhas que competem o espaço com a verbena, nesse caso é bom limpar o local de plantio, pois, há uma competição por nutrientes do solo que acaba prejudicando na sua floração.
O cultivo
A planta é nativa da América do Sul e gosta muito de sol, este sendo elemento essencial para que tenha um desenvolvimento. O solo para o plantio não deve reter muita água e ser rico em nutrientes.
Se destacando também o plantio com uso de areia e substrato orgânico para esta planta. As verbenas que ficam com as folhas enferrujadas, flocos brancos em suas folhas e caule devem ser tratadas com fungicidas adequados e com concentração devidamente orientada por um profissional agrícola, que geralmente pode ser encontrado em casas que vendem produtos agrícolas.
Lembrar sempre quando passar o fungicida deve estar com máscara, luvas e roupa com mangas longas para não se intoxicar. As pessoas que não tem tempo ou paciência para cuidar deste tipo de problema com a verbena podem fazer a preparação de uma água com sabão pouco concentrado e irrigar a planta doente, para diminuir os pulgões.
O fumo e também outros produtos que quando colocado em água pode eliminar este problema em sua planta sem precisar ir muito longe, apenas no mercado mais próximo. Extratos verdes também são ótimos produtos que podem ser utilizados para manter a viabilidade e floração das verbenas.
A floração adequada com flores vistosas depende de cuidados como:
* Irrigação adequada;
* Cuidado com doenças;
* Poda com o tempo certo;
* Adubação;
* Sol adequado.
Com estes fatores a verbena que não é uma planta de difícil cultivo pode ser desenvolver adequadamente. Nutrientes á base de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), são recomendados, pois ao absorver estes minerais as plantas passam a conter fontes essenciais que aceleram seu metabolismo e faz com que dê flores belas para encantar os olhos de todos.
Nas regas o ideal é não deixá-la abundantemente úmida, pois assim evita a proliferação de fungos e bactérias, que causam doenças como ressecamento das folhas e o pulgão.
Já a luz do sol adequada para as verbenas são preferencialmente a luz da manhã, mas como gostam desta radiação não tem problema com a luz solar escaldante do período vespertino.
Quanto á mudança de local, sempre se deve ficar atento quanto aos vizinhos novos da verbena, pois podem conter fungos e doenças contagiosas que provavelmente vão atingir a planta. Para evitar qualquer problema com o seu plantio, cuide dela como devem ser cuidadas as plantas tropicais, com muita luz solar, chuva e adubação correta para que cresçam saudáveis e florescem com exuberância no seu jardim.