Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Sansevieria trifasciata

A sanseviéria é uma planta ideal para cultivo em interior, ela é  pertencente à família Ruscaceae.  Conhecida também como “língua de sogra”, “rabo de lagarto” ou “espada de São Jorge”, esta planta de interior é forte e resistente, por isso pode-se ter em casa sem problema. Entre as suas variedades, é encontrado sanseviérias de diversos tons de verde – escuro, extremo, pálido… – ou também na cor amarela.

Alguns truques simples poderão manter a sua planta perfeita e afastada de pragas e doenças.

A sanseviéria é uma planta de clima quente. Tê-la dentro de casa se mora em regiões frias é a melhor opção para mantê-la a uma boa temperatura, com o objetivo de prosperar melhor. A sanseviéria estará melhor a uma temperatura que oscile entre os 13 e os 24ºC.

Por outro lado, este tipo de planta interior é amante da luz, por isso deve ser colocada em algum local da casa que receba a máxima iluminação natural disponível (se possível, evite que os raios de sol batam diretamente nela). Não obstante, saiba que a sanseviéria aceita e tolera uma iluminação baixa durante um período curto de tempo.

Sansevieria trifasciata11

Quanto à irrigação, saiba que esta é um tipo de planta que não requer muita quantidade de água. É suficiente regá-la uma ou duas vezes, no máximo, por semana (principalmente no inverno). É muito importante que não proporcione muita água se não quiser que apodreça.

A sanseviéria é uma planta muito inteligente e marcará a você o seu sistema de irrigação. Desta forma, se observar que as suas folhas murcham, se encurvam ou se inclinam para baixo, quer dizer que falta irrigação e que precisa de uma dose de água.

Pelo contrário, se tiver um excesso, as suas folhas se converterão em uma espécie de turbilhão. Se observar que as folhas estão oleosas, deverá secá-las.

Quanto ao tipo de terra que precisam, deve saber que não requerem grandes condições de terra. Se colocar a planta em um vaso, tenha em consideração o comprimento das folhas e adicione terra na medida para que fiquem bem firmes. A sanseviéria deve ter um bom suporte.

Sansevieria-trifasciata-Hahnii-480

Se por um lado a sanseviéria não requer muito fertilizante , é interessante aplicar alimento de cactus mais ou menos uma vez por mês. Isso fará com que a planta fique ainda mais forte e resistente.

Se observar que as folhas da sanseviéria caem, é hora de podá-las. Não as tente colocar de pé, deverá cortar as folhas danificadas e eliminar terra para nivelar o suporte.

Uma vez por ano, transplante a sanseviéria. Lembre-se que é uma planta pesada que estará melhor em um vaso de cerâmica, pois suportará melhor o seu peso.

lkij