A sálvia é um gênero botânico da família Lamiacea e é originária de regiões da Europa, com clima temperado. Hoje em dia, converteu-se em uma das ervas mais utilizadas com fins medicinais devido às múltiplas propriedades que lhe têm atribuído desde há muitos séculos.
Destaca-se especialmente pelos seus efeitos anti-inflamatórios e por ser excelente para pacientes com diabetes ou quem sofre de problemas digestivos.
Trata-se de uma planta que pode ser cultivada a partir de sementes ou mudas em jardins ou em vasos. Em qualquer caso, deve ter em conta que a sálvia precisa de solos neutros ou um pouco calcários e arenosos que favoreçam uma ótima drenagem e uma boa circulação do ar. Devem ser evitados aqueles solos ácidos e pesados.
Caso vá plantar a sálvia em vasos, é importante que os vasos sejam bastante amplos para que as suas raízes se desenvolvam bem. O aconselhável é que os vasos contem pelo menos com uns 25 ou 30 cm de largura e que as estacas se situem em filas com uma separação entre elas de 20 cm aproximadamente.
A terra que que for utilizar deverá estar bem adubada para que a planta receba o potássio, o nitrogênio e o fósforo necessário para crescer forte.
Quanto aos cuidados da sálvia, primeiro é conveniente saber que a temperatura ideal para o seu crescimento se deve situar acima dos 15ºC, pois trata-se de uma planta que precisa de um ambiente quente e de uma boa iluminação, ainda que a incidência direta do sol não seja aconselhável.
O melhor é que posicione a sálvia em um lugar iluminado com meia sombra e, caso tenha que a colocar dentro de casa, deverá procurar por uma janela ou um terraço através do qual entre bastante luz. Além disso, tente que tenha também uma boa circulação do ar.
A irrigação da sálvia deve ser moderada, certificando-se de não haver encharcamento no terreno ou no vaso, já que estes são uma das principais causas de morte deste tipo de plantas e podem chegar a causar a putrefação das suas raízes.
O mais favorável para a sálvia é que o fertilizante seja muito rico em nitrogênio, fósforo, potássio, assim como que contenha outros componentes como magnésio, ferro, manganês, cobre, zinco, boro e molibdênio.
A planta sálvia pode ser atacada por diferentes tipos de insetos como a mosca branca, os ácaros, as lagartas ou as lesmas, ainda que se cultivada no interior, geralmente será suficiente pulverizar com uma mangueira o tempo suficiente até que a água arraste estes bichinhos.
Quando este método não funcionar, recomenda-se passar uma esponja ou um algodão umedecido com álcool pelas partes afetadas.