O bambu-da-sorte é uma planta doméstica fácil de cuidar e que cresce bem em condições de luz escassa e indireta. Essa planta, que na verdade não é um bambu, mas um tipo de lírio d’água tropical vindo da África e dizem que ela atrai sorte e felicidade para os moradores do local onde ela cresce.
Por isso, o bambu é uma das plantas que mais aceitação está tendo na decoração dos lares com linhas minimalistas, já que dá um toque zen e moderno.
Se você tem uma bambu-da-sorte em casa e não sabe o que deve fazer para cuidar dela, algumas dicas simples serão dadas para essa planta que requer poucos cuidados e manutenção.
Em primeiro lugar, ao comprar o seu bambu, procure uma planta com folhas verdes e brilhantes. Se as folhas ou os caules estiverem amarelados ou amarronzados, a planta não está saudável.
Decida se quer cultivá-la na terra ou de maneira hidropônica. É mais fácil e um pouco mais higiênico cultivá-la na água e com pedras, embora ela também cresça na terra. De qualquer modo, é você quem decide e isso provavelmente será determinado pelo tipo de pote ou vaso que você tem disponível.
Se quiser seguir o caminho das pedras, o recipiente deve ter pedras ou contas de vidro no fundo, para estabilizá-lo. O bambu da sorte precisa de pelo menos 3 a 8 cm de água para sobreviver.
Se quiser cultivá-lo no solo, uma terra para plantio rica e com boa drenagem é a melhor opção. Ela precisa ficar úmida, mas não encharcada o tempo todo.
Utilize um fertilizante orgânico quando necessário; os sais e as altas concentrações de fósforo nos fertilizantes sintéticos causam apodrecimento. Além disso, você pode garantir a boa drenagem do solo colocando algumas pedrinhas no fundo do vaso.
Use o vaso certo. Coloque o bambu da sorte em um vaso alto de vidro ou em um pote de cerâmica, não use tigelas rasas, ou então o deixe no recipiente em que veio.
Um pote transparente é ótimo, se você quiser cultivar a planta de maneira hidropônica com algumas pedras decorativas. Utilize um vaso de barro comum, se quiser cultivá-la na terra.
Lembre que a planta precisa estar estabilizada quando atingir a altura máxima. O vaso deve ter pelo menos 30 cm de altura. Uma planta mantida no vaso pode chegar até um metro de altura. Se ela for plantada no chão, pode alcançar a altura de 1,5 m.
Vai usar terra? Encha o vaso quase até a boca com uma terra rica e certifique-se de que tenha boa drenagem.
Escolha o local certo. O bambu da sorte se dá melhor com a luz do sol brilhante e filtrada; imagine a luz que passa através da copa das árvores em uma floresta. A luz solar direta chamusca as folhas. Quanto à temperatura, mantenha-o longe do ar condicionado e do ventilador. Essa planta prefere a temperatura ambiente entre 15 e 35º.
Se quiser controlar a curvatura da planta, use uma caixa com três lados, ou seja, uma caixa com um dos lados cortados. A planta vai se dobrar em direção à luz e, conforme ela for fazendo isso, mude o lado que é atingido pelo sol, para que ela siga a luminosidade.
Siga estes passos fáceis e observe como cresce saudavelmente sua planta.