Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




hoyacarnosa

A Flor-de-cera (Hoya carnosa) é uma planta perene de fácil cultivo. Pertencente à família das Asclepiadáceas, é uma trepadeira originária da Ásia, Austrália e Oceania,  que durante o verão produz flores duráveis, com um perfume levemente adocicado. Trata-se de uma trepadeira, de crescimento lento e de ciclo de vida perene.

O maior atrativo desta planta está justamente nas flores que inspiram seu nome popular: elas realmente apresentam uma aparência cerosa, como se fossem feitas de porcelana. Elas se apresentam em pequenos buquês pendentes tipo inflorescências. As flores são em forma de pequenas estrelas, com textura cerosa, nas cores brancas e rosadas, que ocorrem na primavera.

É uma planta de clima tropical, subtropical e equatorial, e deve ser cultivada à meia sombra, pois não tolera o sol das horas mais quentes do dia.

É uma planta que necessita ser tutorada, já que se trata de uma trepadeira.

hoya2

Cultivo
Geralmente a multiplicação é feita pelo método da estaquia de galhos, que deverão ser cortados no final do inverno, quando a planta estará saindo do período do inverno.

As estacas deverão ter aproximadamente 20 cm de comprimento, e enterrada até a sua metade nos vasos ou balainhos que deverão ser colocados em locais semi sombreados e o substrato ligeiramente umedecido.

Obs.: As mudas também poderão ser obtidas também pelo método de alporquia.

Depois de formada a muda, uma boa dica é plantá-la para que cresça sobre uma treliça ou caramanchão interno e até num vaso grande equipado com um anel de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se. Plante-a num solo preparado com a seguinte mistura:
2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal e 1 parte de areia.

Necessita de meia sombra, o sol forte queima suas folhas.
Tutores, fios de arame e treliças são necessárias para suportar seus ramos, podendo ser cultivada em solo de canteiro junto a muros ou mesmo em vasos.

Hoya-carnosa-flor
Prepare o solo com uma mistura rica em matéria orgânica, como composto de folhas e húmus de minhoca, colocando na cova de plantio o adubo granulado formulação NPK 10-10-10.
No fundo da cova não esqueça de colocar areia para garantir boa drenagem.
A adubação de cobertura poderá ser feita uma vez por ano, no inverno, antes que inicie sua florada.

As regas deverão ser regulares no verão e quase suspensas no inverno.
Locais protegidos de ventos e do frio são os melhores para cultivo, pois a flor-de-cera não tolera temperaturas muito baixas.

Para fazer a propagação da espécie, utilize ramos com folhas, pois as gemas têm capacidade de enraizamento fácil.
Por vezes ao tocar as folhas no solo estes enraízam. Aproveite a ocasião para fazer as mudas, mas aguarde a planta não estar com flores, evitando um stress muito grande.

Luminosidade e temperatura:
A planta precisa de muita luminosidade, mas não tolera sol direto. O sol da manhã é tolerável. Trata-se de uma planta de clima mais para o quente, sendo que a temperatura ideal gira em torno de 20 a 25ºC.

Hoya-carnosa

Regas:
No período da primavera e verão a flor-de-cera necessita de regas regulares, mas no outono e inverno o ideal é reduzir bastante a frequência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra. As folhas carnosas armazenam água e fazem uma “reserva”.

Adubação:
A flor-de-cera não é muito exigente em adubações. Para estimular a floração e a saúde da planta, é recomendável fertilizá-la com um produto rico em potássio a cada 20 dias durante a primavera e na época de floração.

A flor-de-cera poderá também ser cultivada no solo do jardim, desde que se obedeça às condições acima: solo, luminosidade e umidade.

hoya carnosa
Como evitar e tratar problemas:
Providencie um local com mais umidade no ambiente.

As folhas secas e com manchas: indicam ambiente muito seco. Como medida de emergência, recomenda-se pulverizar toda a planta com água.

As manchas escuras nas folhas: geralmente são indícios de que a planta recebeu muita luz solar direta. Em alguns casos, as manchas indicam ataques de fungos.

Queda de brotos e botões: Podem ocorrer quando a planta recebe corrente de ar frio; por ter sido trocada de lugar, alterando suas condições de luminosidade, temperatura e umidade ou por calor excessivo.

Quando a planta não floresce: Pode ser por luminosidade insuficiente; pode estar faltando algum nutriente para a planta; a umidade do ambiente pode estar muito baixa ou a planta necessita ser replantada por estar muito grande.

Folhas amarelas com pontos pretos:
- Pode ser excesso de regas. A solução é cortar as partes danificadas e reduzir as regas até que a planta esteja recuperada;
- Excesso de sol. Mude a planta de lugar;
- Substrato pobre em nutrientes, especialmente nitrogênio. Forneça uma boa adubação para a planta.

janela florida

Senecio-Mandraliscae..

No cultivo de cacos e suculentas não existe um vaso específico, na verdade é possível cultivar estas belas espécies em qualquer tipo de recipiente e até mesmo diretamente no solo, mas escolhendo um recipiente bem ornamental podemos valorizar ainda mais a beleza destas belas espécies, suas cores, tamanhos e formatos.

Vasos coloridos ou com temas indígenas, mais, astecas, formas geométricas e estampas diversas, valorizam mais os cactos e suculentas que possuem somente tons verdes, já as espécies que possuem variação de cores (amarelo, avermelhados, etc), são mais valorizadas se forem cultivadas em recipientes de apenas uma cor, seja ela sóbria ou de cor vibrante.

Por serem espécies de crescimento moderado e muito rústicas, os cactos e suculentas não precisam de cuidados especiais, nem tão pouco grandes quantidades de substrato para se desenvolverem bem, portanto, os recipientes para cultivá-los podem ser desde pequenos até micro recipientes, que ainda assim sua planta se desenvolverá bem.

A escolha do recipiente também pode variar muito conforme o tipo de ambiente em que será colocado, em ambientes internos procure acompanhar o tema da decoração já existente. Em ambientes externos tudo é permitido, vasos, jardineiras e até mesmo o cultivo em latas recicladas, eco-sacos ou eco-bags.

cacto e suculenta

Por serem espécies de crescimento moderado e muito rústicas, os cactos e suculentas não precisam de grandes quantidades de substrato para se desenvolverem bem (O substrato ideal é composto de: 2 medidas de areia / 1 medida de terra / 1/2 medida de húmus de minhoca), portanto os recipientes podem ser pequenos e até micros, que sua planta se desenvolverá bem.

O local do cultivo também influencia muito na escolha do recipiente, em ambientes internos procure integrá-lo ao mesmo tema da decoração já existente. Em ambientes externos tudo é permitido, até mesmo o cultivo em latas recicladas e eco-sacos.

O único cuidado que se deve ter ao cultivar os cactos e suculentas, seja em ambiente interno ou externo, é a obrigatoriedade de se ter um orifício para escoar o excesso de água das chuvas e regas. Nos ambientes internos, além de ser arejado o local deve oferecer luminosidade suficiente para que a planta se desenvolva bem.

cactos-suculentas-3

Por regra, os cactos e suculentas não toleram o encharcamento e acabam morrendo, portanto são plantas ideias para pessoas quem não tem tempo disponível para cuidar de plantas ou até mesmo para aquelas que vivem se esquecendo de regá-las.

Os cactos e suculentas devem ser regados de 10 em 10 ou de 15 em 15 dias durante o verão e primavera. Evite regar em excesso para que as raízes não apodreçam. Durante a fase de dormência, no inverno, eles necessitam de muito pouca água.

Quanto à fertilização, os cactos e suculentas não exigem aplicações constantes, mas é sempre aconselhável fortalece-las com adubos NPK pelo menos a cada três meses.

Os cactos são plantas pouco recomendados para quem tem crianças em casa, principalmente as mais hiperativas, que vez ou outra acabam por se machucar com os espinhos afiados da planta.

janel354