Planta pertencente à família Caryophyllaceae, originária da Europa e Ásia
O cravo-dos-poetas é uma planta pode atingir 25 a 50 cm de altura. As suas flores perfumadas formam cachos densos e arredondados.
É uma planta herbácea anual ou bienal de curta duração, muitas vezes cultivada como anual. O cravo-dos-poetas possui caule herbáceo, ramificado, de cor verde claro a verde médio, de porte ereto e com nós salientes.
As folhas são persistentes, sésseis, de inserção oposta e de forma linear, de cor verde médio. As flores são agrupadas, panículadas ou no topo do caule, com cálice tubular com 5 sépalas abertas e estendidas com 1 diâmetro de cerca de 3 cm, dobradas com as bordas recortadas.
Apresenta uma vasta variedade de cores desde o branco, rosa, vermelho e amarelo, com diversas tonalidades e misturas. O fruto é uma cápsula.
Planta de crescimento médio e seu cultivo deve ser sol o sol, pois é exigente em luminosidade. Prefere solos arenosos, férteis, bem drenados, neutros a calcários. Planta sensível à falta de arejamento.
As regas devem ser regulares e aprecia clima temperado a temperado/quente. É uma planta semi-rústica.
A adubação deve ser feita quando ou na época da floração. Não utilizar fertilizantes á base de amônio. Ex. 5-10-5.
Poda: Cortar as flores secas para prolongar a floração. Amparar os caules altos com canas.
A floração ocorre no verão. Nas espécies perenes, em condições adequadas pode florir durante todo o ano. Sua multiplicação é feita por semente ou estacas.
Utilização: Canteiros, maciços e bordaduras, flor de corte, vaso.