Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




petúnias

Petúnia é um gênero botânico pertencente à família Solanaceae. É originária de locais tropicais e sub-tropicais da América do Sul. A maioria das petúnias que se encontram em jardins são híbridas.

São plantas herbáceas anuais e atingem 15 a 30 cm de altura. Floresce na primavera e verão e podem apresentar-se nas cores: vermelha, azul, rosa, laranja, salmão, púrpura e branca.

Sempre tão lindas e cheias de vida as flores são ótimas para compor nossos jardins e também para dar um perfume especial para nossa vida.

Dentre tantas opções de flores, as petúnias se destacam pelo ar de mistério e pela grande variedade de tipos. Cultivar essas flores pode ser mais fácil do que se imagina quando se faz por amor e com dedicação.

Encontrada em uma larga variedade de cores, as petúnias são adequadas para cultivar em canteiros, cercados, jardineiras em janelas e outros vasos. As variedades em cascata ficam especialmente bem em vasos suspensos.

Saber como cultivar petúnias pode dar ao seu jardim brilhantes flores que se abrem da primavera até o inverno.

Embora haja centenas de nomes de petúnias, elas tendem a cair dentro de quatro categorias básicas, as quais são determinadas pelo tamanho da flor e hábito de crescimento.

Alguns desses tipos de petúnias funcionam melhor quando cultivadas em vasos, enquanto outras são mais adequadas para jardim.

petunia Grandiflora

* Grandiflora - Tem as maiores flores e é, geralmente, o tipo de petúnia mais usada. Algumas têm flores únicas enquanto outras são duplas e estão disponíveis tanto em variedades altas quanto de cascata.

Petunia_Multiflora

* Multiflora - Tem flores menores, mas tem muitas flores e fornece grandes explosões de cores.

petunia Milliflora

* Milliflora – Cresce perto do chão e tem flores pequenas. Ela é fácil de controlar e por isso funciona bem como flor de cercado.

-petunia Hedgiflora

* Hedgiflora – É o grupo que cobre as petúnias que se espalham e que vão até o chão, a partir das jardineiras de janela, e cobrem grandes áreas rapidamente. Esse tipo precisará de rega mais frequente.

Vamos ao plantio
Depois de ter escolhido o tipo de petúnia que quer, você precisará escolher as petúnias em si. Há algumas coisas que você deve procurar para saber qual a melhor planta para jardim.
* Escolha petúnias para jardim que sejam compactas (não as altas e longilíneas), porque essas se desenvolverão melhor.

Escolha o local correto para plantá-las. Todos os tipos de petúnias precisam de pelo menos cinco ou seis horas de sol direto por dia, embora elas possam tolerar um pouco de sombra. O solo precisa ser bem drenado, embora ele não tenha que ser particularmente rico em nutrientes.
* Petúnias funcionam bem em vasos, assim como plantadas em jardim. No entanto, se for plantá-las em um vaso, você deverá se certificar de usar uma mistura com pouco solo (uma mistura com pouco solo é composta de coisas como turfa, composto de casca de turfa ou fibra de coco, assim como componentes inorgânicos, como areia).

Prepare o solo para o plantio, assegurando-se de cavar o solo para que ele fique bom e fofo (permitindo melhor drenagem). Você deve tanto preparar quanto fertilizar o solo para deixá-lo pronto para as petúnias.

Se você estiver plantando no jardim, prepare o solo com matéria orgânica, como turfa seca, composto de folhas ou esterco bem curtido. Você precisará espalhar a matéria orgânica com cerca de cinco a sete centímetros de espessura.
* Incorpore a matéria orgânica dentro do solo usando um forcado até a profundidade de cerca de 20 a 25 cm. Isso pode ajudar a quebrar um solo muito argiloso, permitindo melhor drenagem da água ou aumentando a habilidade do solo arenoso em segurar nutrientes e umidades.

* Fertilize o solo usando um fertilizante balanceado (como 8-8-8, 10-10-10 ou 12-12-12) no solo do jardim. Você deve misturar a uma taxa aproximada de 1 quilo por 10 m quadrados.

Quando o ano muda (começo a meio de janeiro) deve-se fazer uma aplicação de fertilizante líquido especial para plantas, mais ou menos a cada três semanas (embora, deva ser semanalmente para petúnias que se alastram).
* Agora, se estiver usando uma jardineira de janela ou vaso, você precisará misturar fertilizante de liberação controlada no solo.

petunia111

Espace as flores corretamente. A maioria das variedades de petúnias requer pelo menos 30 cm entre cada planta em sol direto. Se você tiver que usar um local mais sombreado, então deixe-as vários centímetros mais próximas umas das outras (cerca de 22 a 25 cm). Há algumas exceções a essa regra para levar em consideração.
* Petúnias Milliflora podem ser colocadas mais perto umas das outras que outros tipos, com cerca de 10 a 15 cm entre elas.

* Petúnias que se alastram, por outro lado, devem realmente ser espaçadas a quase 45 centímetros.

O plantio deve começar no início da primavera para ajudá-las a se aclimatizarem à área externa. Se as estiver plantando no chão, você deve se assegurar de esperar até que passem as friagens (ou você pode cobrí-las à noite para protegê-las da friagem).
* A temperatura do solo deve ser de cerca de 15ºC. Mais frio que isso e a petúnia não florescerá.

* Se for muito quente, certifique-se de fornecer um pouco de sombra para as petúnias. Embora elas amem o sol e se desenvolvam com ele, o excesso pode ter um efeito adverso para elas.

petunias-no-jardim

Cuidando das petúnias floridas
Dependendo do tipo de petúnia você precisará fazer algumas podas de flores e alguns cortes para encorajar novos brotos e florescência de rebentos laterais. Isso encorajará mais flores.
* Para grandifloras e multifloras, quando elas alcançarem cerca de 15 cm de altura, pode-as para encorajar a formação rápida das florescências de rebentos laterais.
* Evite podar as millifloras ou petúnias que se “alastram”.
* Pode as flores delas. Mantenha uma floração constante das suas petúnias durante a estação podando flores murchas. Multifloras não precisarão de podas de flores. Corte um terço da planta se ela se tornar irregular e não florescer bem. Isso encorajará novos brotos e força.

Assegure-se de que suas petúnias estão saudáveis sem fertilizá-las em excesso. Se a folhagem da petúnia tem uma aparência saudável e forte, mas ela não estiver florescendo, ou não estiver florescendo bem, você precisa reduzir a quantidade de fertilizante.
* Uma boa idéia é fertilizar sua planta mensalmente, pois isso assegurará um bom crescimento sem fertilizá-la em excesso.
* Cultivos de dupla floração, no entanto, devem ter uma dose de fertilizante quinzenalmente.

A maioria dos tipos de petúnias é bem flexível a regas. Então uma boa rega cerca de uma vez por semana deve ser o suficiente, a menos que o clima seja incrivelmente seco. Você deve molhar até uma profundidade aproximada de 15 a 20 cm cada vez que as regar.
* As petúnias do tipo que se alastram precisam ser regadas mais frequentemente (mais de uma vez por semana).
* Petúnias em vasos também precisam de mais regas dependendo do tamanho e volume do solo contido. Em geral, petúnias em vasos precisam ser regadas quase que uma vez ao dia.
* Uma boa regra geral é deixar pelo menos 2,5 cm do solo superior secar antes de regá-las de novo.

PETUNIA

Resolvendo os problemas das petúnias
Os afídeos e lagartas são pragas que podem destruir suas petúnias. Você deverá se livrar delas para que suas petúnias continuem se desenvolvendo.
* Se você vir que há afídeos, assegure-se de se livrar deles borrifando as petúnias com um forte jorro de água. Continue fazendo isso até que os afídeos tenham acabado.
* Procure por pequenos pontos pretos e buracos nas folhas e botões que podem indicar que lagartas estejam atrás das suas petúnias. Trate com inseticidas ecológicos.

Às vezes as novas flores murcharão antes mesmo que floresçam realmente. Quando isso ocorre é porque você não as está regando regularmente. Deixe o solo secar e regue bem.
* Certifique-se de regar a base da planta e não sobre a planta em si.

Em relação à doenças como podridão mole e mofo, não há muito que se possa fazer. No entanto, se viver em uma área chuvosa, você pode tentar plantar a multiflora que é resistente a chuvas, ao invés de um dos outros tipos de petúnias.
* É super importante que não regue em excesso. Isso pode levar a problemas como podridão mole e mofo.

Dicas
*
Se quiser plantar um esquema específico de cores de petúnias, tenha em mente que as variedades de flores roxas tendem a ser mais vigorosas, enquanto as de flores amarelas tendem a ser menos vigorosas. Isso pode torná-las mais difíceis de crescerem juntas.

Importante saber
As petúnias tendem a morrer em temperaturas próximas ou abaixo de zero, então se lembre de que elas são plantas perenes de vida curta. Você pode pegar algumas hastes e mantê-las em água durante o inverno, mas geralmente é melhor começar de novo e replantar a cada primavera.

cah 68

Syringa_Superba_01

A Syringa L., chamada vulgarmente lilás, é um gênero botânico da família Oleaceae. É cultivada pela fragrância de suas flores, cuja cor varia conforme as espécies e as variedades. É encontrado na Eurásia temperada.

A planta é de origem oriental, provavelmente da Pérsia e foi introduzida na Europa muito provavelmente em meados do século XVI.

A espécie mais frequente é a Syringa vulgaris, o lilás comum. As suas folhas são opostas, ocasionalmente em verticilos de três, decíduas, pedunculadas e cordatas. As inflorescências desenvolvem-se em grandes panículas e em várias espécies possuem uma fragrância intensa.

As flores apresentam quatro pétalas, a corola formando um longo tubo na base. A cor mais frequente é o lilás, mas existem espécies com flores de cor branca ou avermelhada.

Agora imagine sentir o profundo e misterioso aroma de lilases entrando através da sua janela em uma noite quente de verão. Lilases não são difíceis de cultivar se as der bastante água e as plantar em local ensolarado.

Há mais de 100 espécies de lilases, todas elas crescem como arbustos ou árvores e produzem flores perfumadas. Vamos então aprender como cultivar e cuidar de lilases?

Syringa reticulata

Plantando Lilases
Visite uma floricultura para escolher uma variedade de lilás para cultivar. Além da cor, preste atenção à altura total de crescimento da planta.

Algumas plantas, como as Lilases Palibiniana e Superba, desenvolvem arbustos de 1,5 a 1,8 m de altura. Outras, como a Syringa reticulata, tornam-se árvores de 6 a 9 m.
* Você pode comprar plantas com raiz pegada ou uma cultivada em vaso de uma floricultura local ou encomendar de uma companhia de artigos para plantas.

A floricultura ou loja de jardinagem local deve ser capaz de te recomendar variedades de lilases que se desenvolvem melhor na sua região.

* Você também pode transplantar mudas vindas de um arbusto de lilás de um amigo ou vizinho. Desenterre e transplante mudas do arbusto de lilás de um amigo ou vizinho na primavera, logo que os brotos de folhas começam a formar ou quando as folhas recém-abertas ainda são pequenas.

Escolha mudas que tenham pelo menos 30 cm de altura. Use uma pá para desenterrar as mudas do solo com o máximo de raízes possível. Corte as mudas com a lâmina da pá para separá-la da planta mãe.

syringa-reticulata

Os lilases precisam de sol direto, então encontre um local que receba pelo menos 6 horas de sol por dia e que tenha uma boa circulação de ar. Os lilases cultivados em ar úmido, estagnado ou sem luz do sol o suficiente estão mais propensas a doenças.

Os lilases também precisam de solo bem drenado. Se a drenagem for um problema, crie um montinho ou base elevada para eles antes de plantar.
* Evite plantar lilases perto demais de uma parede ou árvore. As raízes de lilases precisam de espaço para se espalhar.

Deixe os lilases prontos para plantar. Mergulhe as raízes em água morna por 10-15 min. Solte o torrão de raízes usando seus dedos para separar gentilmente as raízes.

Planeje para plantar o lilás na primavera ou outono. Cave um buraco no solo fundo o bastante para enterrar as raízes. A base da planta deve se assentar ao nível do solo. Depois de assentar o lilás no buraco, encha-o até a metade com solo, depois regue antes de encher o resto do buraco. Coloque o solo até a altura em que começam as raízes na base da muda. Cobrir a muda para além desse ponto pode sufocar as raízes e matar a planta.
* Se o solo onde você vive não é muito rico, acrescente um pouco de composto, farinha de osso ou fertilizante no buraco antes de plantar o lilás.
* Se você tem um solo ácido, jogue cal no solo sobre as raízes do lilás. Siga as instruções de aplicação do fabricante e reaplique a cada período de 3 a 5 anos. Os lilases preferem um pH de neutro a levemente ácido, de 5 a 7.
* Se você está plantando mais de um arbusto de lilás, cave os buracos a uma distancia de 1,5 a 4,5 metros uns dos outros, dependendo de qual variedade está plantando.

Syringa vulgaris
Cuidando dos Lilases
Mantenha seus lilases regados.
Regue várias vezes na semana por todo o verão, exceto quando sua região tiver chuvas intensas. Regue bastante na base das plantas e deixe o solo secar antes de regar de novo.

Fertilize os lilases na primavera. Use composto ou um fertilizante geral balanceado uma vez por ano na primavera. Dependendo das condições do solo, você pode precisar fertilizar de novo quando as primeiras flores começarem a abrir.

Pode os lilases regularmente para aumentar as floradas e a circulação de ar. Ao fim do inverno, corte alguns dos galhos maiores e mais velhos o mais perto do chão quanto possível. Retire galhos de partes diferentes, incluindo o centro, para abrir o arbusto onde for necessário. Nunca remova mais que 1/4 dos galhos de uma vez.
* Remova galhos doentes ou estragados e brotos nascendo da base tão logo os veja.
* Corte as flores mortas para evitar que a planta direcione nutrientes para formar as sementes.
* A poda do arbusto novamente no outono, depois da florescência, é feita para modelar ou remover galhos com baixa produção de flores.

Syringa_vulgaris

Dicas
Jogue cinzas da sua lareira ou fogueira no solo em volta e abaixo dos seus arbustos de lilás para aumentar o tamanho e o número de flores que eles produzem.

Embora as chances de sucesso sejam extremamente baixas, é possível propagar os lilases retirando uma estaquia de um arbusto já estabelecido. Para aumentar suas chances de sucesso, tente no começo da primavera e corte as pontas de um dos galhos depois que as folhas novas tenham formado, mas antes que as folhas tenham aberto. Coloque a ponta do galho em água para ver se as raízes se desenvolvem.

Importante saber
Míldio é uma doença fúngica que afeta os lilases próximo ao fim do verão. O fungo não danifica diretamente a planta, mas reduz a produção de energia e deixando-a feia.

Locais ensolarados com boa circulação de ar podem diminuir as chances de míldio.

As aplicações de fungicidas funcionam como uma medida preventiva, mas devem ser aplicada antes de o míldio ser visível na planta.

flores abrindo gig

Digitalis_purpurea_1

A Digitalis purpurea comumente chamada dedaleira (dada às flores desta planta ou “campainha”, pelo formato de suas flores), é uma planta de flores vistosas é uma erva lenhosa ou semilenhosa da família Scrophulariaceae  e nativa da Europa.

É usada como planta ornamental, com inúmeras variedades hortícolas de flores róseas ou brancas. É excelente para bordaduras e maciços,  jardineiras ou vasos.

As dedaleiras são flores silvestres vistosas em forma de sino nativas das florestas do norte da Europa. Essa flor atinge de 60 cm a 1,50 m de altura e produz flores rosas, roxas, vermelhas, brancas e amarelas.

Preparo para o plantio
As sementes de dedaleira são facilmente encontradas em pacotes na maioria das lojas de sementes. Se você optar pela semente, será necessário plantá-la no início do verão. Se optar por mudas, é possível plantá-las na primavera ou no outono.
* Se for plantar sementes, use bandejas de sementes de 10 cm com adubo para sementes. Pressione-as cuidadosamente no adubo. Não as cubra com mais adubo após serem semeadas, pois precisam de luz para germinarem. Planeje plantar as mudas quando tiverem alguns centímetros de altura.

Essa planta prefere locais bem ensolarados ou pouco sombreados. Encontre um lugar que não receba muito vento e receba bastante sol na maior parte do dia. Elas devem ser protegidas do vento já que são facilmente agitadas e podem mudar sua forma de crescimento se forem atingidas pelo vento com frequência. Se o clima da sua região for muito quente, áreas parcialmente cobertas são aceitáveis.

Digitalis-Purpurea-800

A dedaleira gosta de solos profundos, úmidos e ácidos. Procure um local que tenha uma boa drenagem. Se você vir poças em uma área após uma chuva forte, provavelmente não tem uma boa drenagem, não sendo, portanto, apropriado para a planta.

Use um ancinho ou uma enxada para soltar a terra e misturar o adubo a uma profundidade de 30 cm. Esse procedimento garantirá que o solo fique fértil e pronto para que a dedaleira enraíze.
* Você pode usar fertilizante em vez do adubo, mas procure fazer uma pequena aplicação, pois o excesso de fertilizante prejudicará a planta.

Cave buracos com 60 cm a 1,20 m de distância uns dos outros. Eles devem ser duas vezes mais largos que o conjunto da raiz das mudas e profundos o suficiente para que você consiga por toda a raiz debaixo da terra.

Coloque as raízes nos buracos e bata cuidadosamente a terra ao redor das bases dos caules. Regue bem a área.

dedaleiras11

Os cuidados com a dedaleira
Aplique adubo a cada primavera.
Isso ajudará a nutrir a planta para que produza flores maiores e mais saudáveis. Cubra o adubo com uma camada de 5 cm de húmus para prevenir o crescimento de ervas daninhas.

Regue a dedaleira durante o verão. Este passo é ainda mais importante se não tiver havido muita chuva ou se você mora em uma região muito quente.

Apoie as plantas altas. Se houver uma planta alta, talvez seja necessário apoiá-la para impedir que se quebre. Use uma estaca de madeira e um pedaço de barbante para amarrar a planta em posição ereta. Este procedimento é muito importante, principalmente se você mora em uma área com muito vento.

Remova o caule central para promover o crescimento dos brotos laterais. Esse caule precisa de mais água e energia, por isso, removê-lo permitirá que nutrientes fluam para os caules menores, deixando a planta mais uniforme. Corte a espiga em sua base.

digitalis-dedaleiras

Colha as sementes. É fácil colher as sementes da dedaleira para que você possa plantá-las na primavera seguinte. Deixe as flores murcharem e remova as sementes do caule central. Armazene-as em um local fresco e seco e semeie-as na primavera.
* Se você tiver removido o caule central para promover o crescimento dos brotos laterais, não será possível colher sementes.

Dicas
* Se você estiver cultivando dedaleiras brancas, mantenha-as longe das coloridas, pois as últimas atrairão mais a atenção, fazendo as brancas desaparecerem.
* A resistência da dedaleira varia com a espécie.
* As dedaleiras gostam de solos ricos em nitrogênio e climas úmidos e frescos.
* As perenes podem ser propagadas por divisão ou a partir de mudas. Reinicie os grupos de plantas no início da primavera ou no outono. Eles precisam ser divididos a cada três a quatro anos para impedir um amontoamento.

Importante saber
*
Todas as partes das dedaleiras contêm alcaloides perigosos e, por isso, não devem ser consumidas.
* A dedaleira é venenosa para os animais de estimação; não a cultive se tiver animais curiosos ou cultive-a fora do seu alcance.
* Um local seco e sombreado pode causar problemas de doenças e pestes para as dedaleiras.
* Se impedida de terminar o ciclo através do corte da inflorescência murcha, a dedaleira retorna a florescer.

tempor