Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Globba Winitii1

As bailarinas são plantas com flores que mesclam características delicadas e ao mesmo tempo rústicas. A planta também pode ser chamada popularmente de Globa.

A planta pertence à família Zingiberácea, possuindo folhagens grandes. A espécie foi descoberta no continente Asiático, mais especificamente na Tailândia, o que a faz se desenvolver em regiões com o clima tropical.

Estas plantas exigem cuidados simples, não necessitando de muita atenção para se desenvolverem adequadamente. As bailarinas precisam de meia-sombra e irrigação controlada. Além disso, elas podem atingir o tamanho de 4 a 6 m de altura, desde que sejam cultivadas nas condições adequadas.

Quando florescem as bailarina
As bailarinas florescem durante a primavera. Sendo assim, o mais indicado é plantá-las no verão ou no final desta estação, que a época mais quente do ano e tem clima propício para o seu desenvolvimento.

O inverno requer cuidados especiais para que a planta resista ao frio e aponte os seus primeiros botões de flores.

Globba Winitii2

Como cultivar a Bailarina
Em primeiro lugar, é necessário compreender que a bailarina são plantas grandes, portanto, elas devem ser plantadas diretamente na terra ou em um vaso com mais de 30 cm de profundidade, onde haja espaço suficiente para a raiz de expandir.

Antes de fixar a planta no chão é necessário estudá-lo, pois elas precisam de um solo rico em nutrientes, mas que não seja úmido. O local não deve receber sol intenso, uma vez que as plantas necessitam apenas de meia-sombra para crescerem.

Com relação à irrigação, as bailarinas devem ser regadas três vezes por semana, apenas umedecendo a terra, e não encharcando-a. Durante o inverno, quando as flores ficam mais frágeis, a irrigação tem que ser feita apenas uma vez por semana.

Globba Winitii

Cuidados com as Bailarinas
As bailarinas não oferecem nenhum risco à saúde das pessoas e dos animais. A única ressalva é de cunho estético, na primavera pode-se cortar alguns pedaços da flor para deixá-la mais visível e bonita.

28

V44

A columéia-peixinho é uma planta da família Gesneriaceae, nativa da América do Sul – Brasil.

Por ser uma planta epífita, pode ser cultivada sobre as árvores, mas sua beleza é destacada quanto cultivada em conjuntos de três plantas por vaso de 25 cm de diâmetro.

A columéia-peixinho é uma planta de interior com folhas verdes escuras e flores vermelhas que se parecem com um peixinho quando vistas a partir de cima. Ela é uma planta tipicamente de interiores (embora seja razoavelmente resistente) que floresce quase todo o ano.

É uma boa planta para exibir e quanto mais atenção você der a ela, melhor ela será. Aprenda aqui a como cuidar dela.
* Caso ainda não tenha um local para cultivar a planta, compre uma de uma estufa ou cultive a partir de estacas. Caso opte por esta segunda opção, coloque cerca de 3 a 4 em um vaso de tamanho padrão e espere que as raízes cresçam dentro de três a quatro a semanas.

* Posicione a planta em um local com luz, porém, nunca coloque-a sob luz solar direta. Ela não deve ficar muito quente, mas precisa de calor moderado.

* Providencie uma umidade adequada, pois esta planta prospera com ela. Para garantir isso, coloque-a em uma bandeja de seixo e borrife água nela diariamente.

* Mantenha os níveis de rega baixos. Essa planta não tolera raízes molhadas, portanto a mantenha na bandeja com cascalho e regue moderadamente.

* Alimente a planta usando um adubo líquido com elevada concentração de fostato diluído a um quarto de sua força recomendada.

* Mantenha a planta em boa forma. Apare o terço inferior das raízes usando uma faca a cada dois anos. Troque de vaso e dê-lhe uma nova terra e adubo ao mesmo tempo.

Nematanthus wettsteinii1

Dicas
* Esta planta tem períodos de descanso. Caso note suas folhas caindo, reduza a água que está usando para regá-la a fim de que ela fique um pouco mais seca por durante mais ou menos um mês. Após isso, volte a regar regularmente para que a planta fique bem novamente.

* Esta planta pode ser cultivada ao ar livre, caso o seu ambiente local seja quente o suficiente.

* O tipo de recipiente mais recomendado para plantas pendentes é o vaso de plástico, pois não pesa muito.
Pode ser cilíndrico para uso suspenso por correntes ou meio vaso para colocar preso à parede. Isto possibilita o uso de recipiente de cerâmica decorado, um adendo a mais para a decoração.

* A columéia-peixinho é de fácil cultivo, aceita ficar em interiores desde que possa receber bastante luz natural e até mesmo um pouco de sol durante as horas da manhã.

Nematanthus wettsteinii1

Importante saber
* Pulgões gostam dessa planta.
* Não coloque a planta perto de respiradouros ou saídas de ventilação.

pordosol