Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




aubrietias

A Aubrietria é uma planta com flores de aparência delicada e sensível, sendo perfeita para decorar jardins, ambientes internos e eventos. A planta pode conhecida popularmente como Aubrétia ou Aubrieta, pertencendo à família Brassicaceae, o que lhe confere uma textura herbácea, folhagens ramificadas, macias e densas.

A planta e originária dos continentes asiático e europeu, o que faz com que elas se adaptem melhor às regiões que possuem clima Mediterrâneo, Tropical, Subtropical ou Continental. Quando é bem cuidada, a planta pode atingir de 10 a 30 c´m de altura, apresentando uma coloração lilás ou rosa.

A Aubrietria é classificada como planta de ciclo perene, ou seja, que florescem durante todas as estações do ano, apresentando uma floração mais bonita e intensa durante a primavera. Portanto, o ideal é plantá-la logo após o término do verão.

aubrieta-deltoidea

Cultivo da Aubrietria
A Aubrietria é uma planta muito sensível, necessitando de cuidados redobrados no seu cultivo. Esta planta pode ser fixada diretamente no jardim ou em um vaso de no mínimo 15 cm de profundidade.

O local escolhido ter luminosidade plena, mas fique que não receba a incidência dos raios solares na maior parte do dia, pois o excesso de calor pode comprometer o seu desenvolvimento.

As regas da Aubrietria tem que ser feitas, pelo menos, 2 vezes por semana, mas com cuidado para não deixar o solo encharcado, pois isto pode apodrecer a raiz. Além disso, é recomendado revirar a terra e acrescentar matéria orgânica para renovar os seus nutrientes, permitindo que a planta cresça mais saudável.

Aubrieta_deltoidea1

Dica
A Aubrietria é uma planta de ciclo perene, porém, ao logo do tempo, a tendência é que ela perca a sua beleza natural, sendo recomendado renovar os canteiros a cada 2 ou três anos, mantendo os mesmo cuidados de cultivo.

rosas aguua fallandros

pergola]

Bastante utilizada em áreas abertas (jardins, quintais, varandas, etc.), para criar sombreamento, a pérgola é uma estrutura elaborada com madeiras paralelas, sustentadas em colunas, que serve de apoio para folhagens, flores e plantas. Atualmente, é muito utilizada também como extensões da fachada, gerando uma intermediação entre os espaços externos e internos.

Apesar de não haver medidas exatas para pérgolas, especialistas recomendam estruturas com cerca de 2,30 m de altura por 6,30 m de comprimento.

Além disso, ao criar esse elemento decorativo, eles indicam ficar atento a três fatores: se os pilares aguentam as vigas, coberturas e plantas; se os pilares estão bem apoiados – as sapatas de concreto são as melhores opções, por serem mais estáveis; e a credibilidade do projeto, que deve ser executado por profissionais experientes.

Além de madeira, as pérgolas podem ser feitas também de outros materiais. A escolha pelo melhor material deve corresponder com o estilo do local.

Veja algumas dicas:

ferrofundido

* pérgolas de ferro fundido: são modelos bastante charmosos e românticos. Ideais para integrar jardins tradicionais e modernos. São duradouros e exigem pouca manutenção, sendo uma opção econômica.

caibros

* pérgolas com pilares, terças e caibros de concreto: são muitos resistentes e possibilitam vãos livres de até seis metros de comprimento, o que os torna favorável a plantas maiores.

pergolado-jardim

* pérgolas de madeira: são os mais comuns e podem ser de diferentes tipos: de jardim – possui hastes tradicionais e livres com vigas superiores. É de fácil instalação, pois não precisa ser anexada a outra estrutura; arqueada – conta com um telhado côncavo ou convexo, o que a diferencia das demais; pequena – indicada para espaços menores, pode oferecer cobertura a uma mesa menor e garante beleza e sofisticação; e personalizadas – são frequentemente circulares ou com detalhes circulares, mas é possível inovar no seu design de acordo com o ambiente.

Importante
É fundamental tomar alguns cuidados para que essa decoração de jardim dure mais. Aconselha-se envernizar a superfície das pérgolas de madeira. A manutenção também é um aspecto crucial nessas estruturas que ficam expostas à chuva, ao sol e aos ventos.

Todos os materiais precisam de algum tipo de cuidado, como verniz ou pintura. Exceto madeiras de demolição e aço corten, que já possuem uma aparência enferrujada.

Dica
Geralmente usadas como lugares para o lazer, recomenda-se criar uma pérgola agradável com sombras. O ambiente pode ficar fresco se for usado algum tipo de trepadeira, que reduz a incidência da luz solar, ou coberturas de fibras, bambu ou vidro.

florzinha rosa