A Aubrietria é uma planta com flores de aparência delicada e sensível, sendo perfeita para decorar jardins, ambientes internos e eventos. A planta pode conhecida popularmente como Aubrétia ou Aubrieta, pertencendo à família Brassicaceae, o que lhe confere uma textura herbácea, folhagens ramificadas, macias e densas.
A planta e originária dos continentes asiático e europeu, o que faz com que elas se adaptem melhor às regiões que possuem clima Mediterrâneo, Tropical, Subtropical ou Continental. Quando é bem cuidada, a planta pode atingir de 10 a 30 c´m de altura, apresentando uma coloração lilás ou rosa.
A Aubrietria é classificada como planta de ciclo perene, ou seja, que florescem durante todas as estações do ano, apresentando uma floração mais bonita e intensa durante a primavera. Portanto, o ideal é plantá-la logo após o término do verão.
Cultivo da Aubrietria
A Aubrietria é uma planta muito sensível, necessitando de cuidados redobrados no seu cultivo. Esta planta pode ser fixada diretamente no jardim ou em um vaso de no mínimo 15 cm de profundidade.
O local escolhido ter luminosidade plena, mas fique que não receba a incidência dos raios solares na maior parte do dia, pois o excesso de calor pode comprometer o seu desenvolvimento.
As regas da Aubrietria tem que ser feitas, pelo menos, 2 vezes por semana, mas com cuidado para não deixar o solo encharcado, pois isto pode apodrecer a raiz. Além disso, é recomendado revirar a terra e acrescentar matéria orgânica para renovar os seus nutrientes, permitindo que a planta cresça mais saudável.
Dica
A Aubrietria é uma planta de ciclo perene, porém, ao logo do tempo, a tendência é que ela perca a sua beleza natural, sendo recomendado renovar os canteiros a cada 2 ou três anos, mantendo os mesmo cuidados de cultivo.