Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Tacca chantrieri2

Conhecida popularmente como Planta-morcego, Orquídea-morcego, Flor-negra, Bigodes-de-gato, Taca-negra, a Tacca chantrieri tem sua origem na distante Malásia e pertence à família Dioscoreaceae.

É uma flor de visual extremamente exótico, quase totalmente negra, possuindo “filetes” que podem atingir 20 cm, também pretos que emprestam uma composição diferente de outras espécies ornamentais, que conquistou espaço na vida de muitos brasileiros apaixonados por plantas.

Aceita ser cultivada em vasos, floreiras ou diretamente no solo, sempre a meia sombra, muito bem suprido de água, mas sem encharcamentos. Prefere solo rico em matéria orgânica. Apresenta melhor floração a partir do final de outubro em regiões mais quentes.

Multiplica-se por extração de brotações laterais da planta mãe ou ainda por sementes que tem bom poder germinativo. Não aceita sol direto.

Conhecida popularmente no Brasil como flor-morcego, assim chamada devido a semelhança de suas pétalas com a asa do morcego em vôo, a Tacca chantrieri é uma planta tropical, muito conhecida por suas flores exóticas e ornamentais.

Florescendo na primavera e verão a flor-morcego possui inflorescências que se assemelham com pequenos morcegos, com duas brácteas de um tom marrom escuro, quase negras e longas “bigodes”.

Tacca chantrieri

As flores verdadeiras são pequenas e globulares. Os frutos que se seguem são cápsulas papiráceas que levam cerca de um ano para amadurecer.

Suas raízes são longas e tuberosas, suas folhas são elípticas, de cor verde-oliva, brilhantes, glabras, com nervuras bem marcadas e sustentadas por longos pecíolos.

Apesar de ser chamada também de “orquídea-morcego”, esta espécie exótica não tem parentesco com as orquídeas, na verdade ela pertence à família Dioscoreaceae, a mesma do inhame (Dioscorea sp).

Cultivo
O cultivo da Tacca é considerado difícil e deve ser cultivada sob luz difusa, sendo ideal para áreas sombreadas, por ser uma planta tropical e se desenvolve melhor em climas quentes e úmidos. Prefira cultivá-la em vasos ou floreiras em ambientes arejados.

Quando a planta se adapta ao local de cultivo ela cresce produzindo novas mudas e tende a definhar se o local não lhe for agradável.

Tacca_chantrieri02

Utilize um solo bem aerado e um vaso com um furo no meio para essa planta, ou plante-a no quintal usando somente a terra bem aerada. Se a terra que você comprou se compactar, adicione areia para que ela se torne mais aerada.

O solo deve ter uma boa drenagem de água, mas também deve reter umidade suficiente para as plantas, que precisam permanecer úmidas o tempo inteiro. A Tacca precisa estar levemente úmida constantemente, por isso não a deixe ressecar entre as regas.

As folhas também se dão bem se você as borrifar com água de leve durante as épocas mais quentes do verão. Coloque húmus no solo para fertilizá-lo. A Tacca torna-se dormente durante os meses do outono. Deixe-a quente e seca até a primavera, quando você poderá retomar os horários de regas regulares em preparação às novas flores.

Esta planta não é propensa a nenhuma praga em particular, mas é bom sempre dar uma inspecionada nas plantas e procurar por sinais de pragas, como buracos nas folhas ou a presenças de insetos visíveis antes de comprar.

Multiplicação
A Tacca se multiplica por sementes ou pela separação de mudas da planta-mãe, sendo que as mudas formadas por sementes tendem em florescer só depois de 2 anos.

Ela não tolera o frio intenso ou longos períodos de estiagem, necessita de fertilizante a cada 15 dias durante a primavera e o verão, os melhores são os orgânicos como, esterco curtido, bokashi, farinha de osso, torta de algodão ou mamona ou húmus de minhoca e para revigorar a planta é aconselhável replantá-la a cada 2 ou 3 anos.

O melhor substrato para o cultivo é o humoso, leve, bem drenável, mas que deve ser irrigado com frequência.

56 - 1

petúnia hybrida
Dentre tantas opções de flores, as petúnias se destacam pelo ar de mistério e pela grande variedade de tipos. Cultivar essas flores pode ser mais fácil do que se imagina quando se faz por amor e com dedicação.

Essas flores tiveram sua origem principalmente na América do Sul em países como Brasil e Argentina. Uma curiosidade é que essas flores estão bem diferentes hoje em dia de como eram quando foram descobertas.

No momento da sua descoberta, haviam alguns tipos de petúnias como: Petúnia axillaris (flores brancas) e a Petúnia violácea (flores roxas). Porém, essas flores não obtiveram sucesso junto aos europeus por serem fraquinhas e muito pequenas.

Exatamente por isso, ingleses e alemães passaram a cruzar flores na busca de ter petúnias maiores e com mais cores. Dessas experiências de cruzamento surgiram as petúnias mais comuns que tinham como nome científico Petúnia x hybrida.
Petúnia axillaris 1
As petúnias no jardim
As petúnias mais comuns podem chegar a tamanhos de 15 cm a 30 cm e se adaptam muito bem a canteiros, vasos ou forrações. Essas flores devem ser cultivadas em solos que sejam férteis, rico em matéria orgânica e bem drenada.

Mas, o que realmente enriquece a natureza das petúnias é o fato de elas passarem pela chamada hibridação natural, ou seja, contrariando as leis da natureza uma mesma espécie é capaz de gerar através do cruzamento de suas características um ser totalmente novo e híbrido. Assim você pode ter petúnias de cores totalmente diferentes num único vaso.

Plantio de petúnias através de sementes
O primeiro passo para cultivar belas petúnias no jardim ou dentro de casa é comprar as sementes das mesmas. Essas sementes podem ser encontradas em várias lojas especializadas e até mesmo em supermercados sendo vendidas em saquinhos.

Observe na hora de escolher as sementes que vai utilizar as cores das Petúnias resultantes. É possível escolher uma flor da cor que você deseja.

Ciclo de vida da petúnia
A petúnia é uma flor capaz de florescer o ano todo, porém, depois de um ano mostra-se necessário fazer o replantio. Apesar disso essa flor não é muito exigente ao que diz respeito aos cuidados e condições necessárias para sobreviver e se destacar.

Quando observar que as petúnias já não florescem e seu aspecto está bem caído não hesite em fazer o replantio. Pelo fato de serem flores anuais depois de passado o ciclo de um ano as petúnias começam a atrofiar até que acabam morrendo.
Petúnia violácea
Cultivo
Para que o cultivo das plantas em geral seja bem sucedido é importante oferecer a elas o necessário para ter condições de vida e florescimento.

As petúnias precisam de sol pleno para que possam crescer, use meia sombra somente se contar com uma ótima luminosidade. Porém, fique atento que enfrentando temperaturas muito altas essas flores podem murchar. O ideal é ter sol, mas temperaturas mais amenas.

Geralmente as regas das petúnias devem ser feitas de duas a três vezes por semana. Nos períodos de verão pleno é melhor regar todos os dias. Porém, sempre fique atento para não encharcar o solo.

Quando vamos fazer o cultivo de qualquer tipo de planta devemos atentar para o tipo de solo que utilizaremos. No caso das petúnias o solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com uma drenagem.

Após três meses de feito o plantio é importante fazer a primeira adubação da planta. Para isso pode utilizar um fertilizante foliar. Repita a adubação mensalmente a partir da primeira para garantir mais saúde para as suas petúnias.

Uma dica para o uso do fertilizante é aplicá-lo sempre com a planta na sombra e de preferência pela manhã.

Nos locais em que chove muito e com muita intensidade as petúnias podem ter sérios problemas. Como as suas pétalas são muito frágeis essas flores tendem a ficar rasgadas e com um mau aspecto quando são atingidas muito de perto pelas chuvas. Embora se recuperem com rapidez é sempre um fator estressante paras petúnias.

petunia-axillaris-x-integrifolia-f
As folhas são uma parte muito importante das plantas e no caso das petúnias podem ser atacadas por fungos que promovem um tipo de “queima” nas mesmas. Se observar que há algo de errado com as folhas das petúnias saiba que há algo errado com as plantas.

É importante que sempre que as petúnias começarem a murchar seja retirada da planta aquelas que estão com mau aspecto, pois assim evitará o possível aparecimento de fungos na planta.

Propagação
Embora as petúnias possam ser plantadas em qualquer época do ano durante a primavera as suas sementes tem mais chance de se propagarem. O nível de floração também é muito maior nessa época do ano. No caso de espécies de petúnias maiores a sua propagação pode ser feita através de estacas.

Pequenos cuidados
Se for realizar o cultivo de petúnias no seu jardim tem alguns pequenos cuidados essenciais. Dentre eles está a necessidade de plantar as sementes a uma certa distância uma da outra, pois assim haverá espaço para que elas cresçam e se desenvolvam.

Outra coisa bem importante é que quando for regar essas flores tenha sempre o cuidado de não encharcá-las, pois isso pode resultar em flores murchas. Depois que essas flores enfrentam uma geada dificilmente se recuperam e por isso mesmo é necessário fazer  descarte e começar o cultivo novamente. Com as condições corretas e cuidado, as petúnias podem crescer muito bonitas e compondo um belo colorido em seu jardim.

janel3

Piteco - chloroleucon_tortum

Planta da família Fabaceae, nativa da Mata Atlântica carioca, no Brasil. É também conhecida popularmente de Jacaré, Jurema, Angico-branco ou Vinhático-de-espinho.

O piteco é uma árvore que pode atingir de 7 a 12 m de altura. Possui o tronco tortuoso, que dá nome à espécie, e pode atingir até 50 cm de diâmetro. A casca é lisa e esbranquiçada, descamante, normalmente expondo uma madeira branca e de aparência marmorizada, visualmente semelhante ao Pau-ferro..

Suas folhas dão compostas bipinadas, de cor verde claro, possuem cerca de 3 pares de espinhos, e até 8 pares de folíolos oblongos, cada um com cerca de 15 mm de comprimento por até 5 mm de largura.

A copa baixa e arredondada, podendo atingir até 6 m de largura. As flores são brancas com tons amarelados, globosas (em forma de escova), com muitos estames e de forte perfume.

O fruto é um legume em formato helicoidal, popularmente conhecido como “orelha de macaco”. A maturação ocorre entre o final do inverno e início da primavera. As sementes são amareladas, com cerca de 5mm, e embora numerosas, têm baixa capacidade de germinação.

Piteco (Chloroleucon tortum)

Ocorre nas zonas de restinga e matagais arenosos da Mata Atlântica, na região costeira do Estado do Rio de janeiro.

Prefere solos arenosos, mas com presença de matéria orgânica. Cresce sob sol pleno, e embora tolere períodos de seca, prefere clima úmido, desenvolvendo-se melhor em áreas com grande precipitação.

A árvore encontra-se na lista da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais na categoria “em perigo crítico”.

O piteco é uma árvore com aparência distinta, e é popular como árvore ornamental, tendo sido utilizada pelos paisagistas Burle Marx e Luiz Emygdio de Mello Filho na arborização do Aterro do Flamengo, por exemplo.

Pteco bonsai

É utilizada para objetos decorativos e artísticos, como objetos torneados e cabos de ferramenta.

É também é uma árvore útil para a recomposição de áreas degradadas, pois suporta bem a insolação direta e não é particularmente exigente quanto às condições do solo .

Essa árvore é muito popular como bonsai, dada sua resistência e aparência distinta – a cor da madeira e a descamação da casca atribuem uma aparência envelhecida muito rápido ao tronco.

Ela é muito adaptável e fácil de modelar, pois seu crescimento rápido e galhos estratificados na horizontal permitem o treinamento mesmo sem aramação, utilizando apenas a poda.

Internacionalmente é conhecida como “brazilian raintree”, em alusão à receptividade da planta à regas constantes e ambiente úmido.

folhasaovento