Tem muita gente que opta por ter mini-cactos em casa porque acreditam que eles demandam menos atenção e cuidado que outros tipos de plantas que necessitam de água todos os dias. De certa forma não deixa de ser verdade que esse tipo de planta exige menos tempo do seu dono, mas como todo ser vivo necessita de alguns cuidados e atenção.
Quem estiver pensando em ter mini-cactos em casa ou no jardim é importante que saiba que dos os cuidados essenciais para que essas plantas cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível.
Os cactos
Os cactos pertencem à família Cactaceae e possuem aproximadamente 84 gêneros e umas 1.400 espécies nativas das Américas. Em geral esse tipo de planta é usado para fins ornamentais, mas também pode ser utilizada na agronomia.
Podemos definir essas plantas como pouco usuais uma vez que estão adaptadas a ambientes extremamente áridos e quentes. Uma das principais e mais curiosas características dos cactos é a capacidade de conservar água.
Essas plantas são um ótimo exemplo de adaptação ao ambiente extremo, o caule do Cacto se expandiu em estruturas suculentas verdes e perenes para conseguir conter a clorofila que é necessária para a vida.
Os espinhos são as folhas que no processo de evolução se reduziram, a principal função deles é realizar a respiração da planta. Também são essenciais para a produção de energia e transpiração do cacto. Os espinhos ajudam a evitar a grande perda de água, um dos motivos que torna essa planta capaz de armazenar o líquido da vida.
Quando o cacto está inserido na natureza os espinhos também tem a função de proteção da planta contra possíveis predadores.
Como cuidar dos mini-cactos em casa
Os cactos podem ser plantados a partir de mudas e também sementes compradas em lojas especializadas em jardinagem. Porém, somente plantar não será o suficiente para que eles cresçam e se desenvolvam. Como toda planta os cactos também precisam de atenção e cuidados.
As regas
Ao contrário de muitas plantas o mini-cacto não gosta muito de água isso porque é uma planta que tem a capacidade de armazenar uma grande quantidade do líquido. Por isso a dica é que a rega seja feita apenas uma vez por semana durante o verão.
Durante o inverno as regas podem ficar reduzidas a apenas 1 por mês. Caso coloque muita água nos cactos está arriscado matá-los. Se sua região for muito úmida é importante usar vasos de cerâmica, pois eles ajudam a manter a planta longe da umidade.
Por isso nunca regue os cactos mais do que o necessário, pois pode acabar matando a planta.
Adubando os cactos
Como toda planta, pode ser necessário usar adubo para ajudar a crescer e se desenvolver. Vale a pena ficar de olho se o mini cacto está saudável e se for necessário procure por um tipo de adubo específico.
Os cactos precisam ter produtos que foram pensados para eles e não para outros tipos de plantas, pois não estamos falando de um vegetal como outro qualquer.
Tamanho do vaso para mini-cacto
Uma coisa interessante em relação ao cacto é que o tamanho do vaso influencia no tamanho final da planta. Quanto maior for o vaso que for usado maior ele ficará, então pense nisso na hora de escolher o da sua planta.
Pedrinhas para decorar
Uma forma de ajudar a preservar a umidade e decorar o vasinho, é colocar pedrinhas sobre a terra, por isso é tão comum ver esse tipo de planta com pedrinhas. Um adubo natural que pode ajudar o seu mini cacto é casca de fruta picada.
Uma dica importante é evitar mexer e balançar o cacto, pois isso pode prejudicar o seu desenvolvimento. Não parece, mas se trata de uma planta bastante sensível.
Onde comprar mini-cactos?
É possível encontrá-los em diversos lugares, como por exemplo, em supermercados, casas de jardinagem, floriculturas ou mesmo em exposição de flores e demais acessórios de jardinagem.
Os preços são bastante acessíveis podendo encontrar cactos a partir de R$ 3,00. Trata-se de uma planta que pode ser ótima companhia e não exige tanta atenção do dono. Podem ajudar a trazer mais sofisticação ao ambiente em que estão inseridos. Na verdade tudo depende de como você insere essas plantas na sua casa.
O uso do mini-cacto na decoração
Quando temos mini-cacto em vaso em branco o resultado é algo mais elegante que ajuda a sofisticar o ambiente. Já quando contamos com vaso cor de terra criamos um ambiente mais rústico em torno da planta.
Também podemos criar uma idéia de ambiente mais árido usando um vaso preto, o cacto por si é uma planta que fala muito e passa uma ideia de força e ao mesmo tempo de independência.
O cacto é uma planta bastante diferenciada e que transmite grande personalidade para a sua casa e diz muito sobre você.
Estufas improvisadas no cultivo de Cactos
Profissionais que trabalham com o cultivo de cactos contam com a tecnologia ao seu favor na hora de promover um ambiente controlado e próximo do extremo de calor que essas plantas exigem. Porém, como nem sempre temos acesso a essa tecnologia é importante contar com a criatividade.
Nesse caso a dica é substituir as super-estufas tecnológicas por garrafas PET, o mais legal é que você ainda promove a reciclagem. Comece o procedimento plantando os cactos em vasos definitivos, é importante que esse vaso seja proporcional ao tamanho atual do cacto.
Depois de fazer o replante é necessário regar a terra que envolve o cacto, coloque então a garrafa PET. Basta cortar o fundo da garrafa e encaixá-la sobre o mini-cacto, observe que o excesso de água escorrerá de forma normal para o fundo do vaso e ficará uma boa umidade na garrafa.
Essa umidade que fica que na estufa improvisada será absorvida pelo mini-cacto. Esse truque da mini-estufa pode ajudar a acelerar em até 25% o crescimento da planta.