Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




crisantemo pom-pom
O Crisântemo é um gênero de planta pertencente à família Compositae. O gênero possui mais de 100 espécies e mais de 800 variedades comercializadas mundialmente.

Originário da Ásia, foi adotado como símbolo nacional pelo Japão. Chegou à Europa por volta de 1700 onde foi melhorado geneticamente, para chegar às variedade atuais. Quanto ao tamanho, dividem-se entre crisântemos, largos, médios e minis, dependendo da finalidade (corte ou vaso). As cores podem ser as mais diversas possíveis, destacando-se: o branco, amarelo, vermelho, lilás, roxo, salmão e a mistura dessas cores em tais variegados.

O crisântemo é uma planta de dia curto, florescendo naturalmente no inverno e são flores tradicionalmente reconhecidas por suas cúpulas coloridas. Podem ser amarelas, vinho, cor de ameixa, brancas, rosas ou até mesmo apresentar um aspecto de lavanda, e florescem muito no outono.

Elas não variam apenas na cor, mas também no tamanho e no formato. Hoje em dia destacam-se o tipo “margarida”, bastante comum no Brasil e na Europa, com flores de pétalas tipo alfinete o “spider”  e o crespo e arredondado “pom pom”.

O modo que deve ser adotado para cuidar delas é algo que irá depender de onde estão plantadas. Mas não essas plantas perenes são muito fáceis de crescer.

crisantemospider004
Passos
Plante os crisântemos em um lugar com bastante sol. Caso as tenha plantado em um vaso, coloque-o ao ar livre, onde o sol irá bater. Se você não possui uma área que consiga pelo menos 8 horas de luz solar por dia, tente colocá-las em um local onde terá sol por pelo menos 5 horas. Caso tenha a opção de escolher entre o sol da tarde e o da manhã, escolha o da manhã.

Caso vá plantá-las no solo, escolha uma área do quintal que não acumule muita água, que o solo seja fértil e bem seco.

Caso sejam plantados em vasos, regue a planta o suficiente, mas não permita que elas fiquem muito encharcadas, pois o sistema contido nas raízes não consegue suportar muita umidade. Os crisântemos plantados em vasos irão requerer mais água do que  os plantadas diretamente no solo.

Não permita que os crisântemos murchem entre as regas. Caso as folhas mais baixas murchem ou se tornem marrons, você precisará regá-lo mais. Evite espirrar a água na folhagem, pois isso pode causar doenças na planta.

Plante os crisântemos em um local onde eles recebam bastante circulação de ar. Colocá-los contra uma parede ou outras estruturas, ou até mesmo próximos à outras da mesma espécie pode atrapalhar seu crescimento ou causar até uma competição de espaço, onde um tentará fazer com que sua raiz ocupe mais espaço do que o outro.

Durante o período de crescimento vegetativo dos crisântemos, fertilize-os frequentemente para poder prevenir que flores pré-maturas surjam. A cada rega que for dar, utilize um fertilizante 20-10-20 ou solução equivalente. Quando a temporada de flores começarem, mude para um fertilizante 10-20-20 ou equivalente.

chrysanthemum-72684_640
Trate a raiz pythium e a podridão, o murchamento causado pelo fungo fusarium, a mancha bacteriana, a mancha causada pelo fungo botrytis e a ferrugem branca de crisântemo com fungicidas naturais, com óleo de alho, óleo de nim ou enxofre.

Mantenha a área da planta limpa e livre de restos de plantas, para prevenir pragas e doenças.

Utilize sabões que possuam inseticidas ou óleos hortícolas para eliminar os insetos que normalmente aparecem nas plantas, como pulgões, ácaros, tripes (também chamados de lacerdinhas) e mineiros de folha.

Apare as pontas dos crisântemos mais jovens no fim na primavera e no início do verão para encorajar a planta a florescer mais, ficar mais compacta e com bastante volume. Isso irá garantir que você possua várias flores coloridas e bem “vivas”/alegres no outono.

Retire as flores que estiverem mortas ou caídas, para poder encorajar a planta a produzir novas flores.

Propague novos crisântemos com estacas enraizadas. Entre o início da primavera e o início do verão, pegue estacas enraizadas de mais ou menos 5 ou 7,5 cm. Arranque as folhas até a metade, de baixo para cima. Depois disso, coloque as estacas na água, até que novas raízes cresçam.

crisântemo
Dicas
O pH do solo recomendado para que os crisântemos prosperem é de 6.5 à 6.7.

Embora seja uma planta tropical, pelo fato que o sol a pino queima suas folhas, o ideal para essa planta é que seja cultivada dentro de casa, em lugar com iluminação natural indireta.

Se estiver plantada em vaso ou jardineira de cerâmica ou cimento, deve-se proteger a parede do vaso da umidade e do ataque dos sais.
Passar de uma a duas camadas de tinta asfáltica para vedação, compra-se em lojas de material de construção, é usada em alvenaria.
Deixar secar alguns dias.

Proteger o fundo do vaso com pedriscos ou com um pedaço de geomanta. Por cima colocar um pouco de areia úmida, para garantir boa drenagem.

O substrato poderá ser mistura de húmus de minhoca e composto orgânico em partes iguais, acrescentando cerca de uma colher de sopa de adubo granulado NPK, formulação 10-10-10 misturando bem.

Retirar a muda do vaso de cultivo e plantar na nova morada, aconchegando a terra ao redor da muda. Apertar de leve para fixar. Regar após.

margarida

beijo-bicolor.01

Os beijinhos são essas flores coloridas que estão por toda parte e marcam presença em beiradas de jardins e de janelas durante todo o verão. Elas são lindas, resistentes e existem em várias cores diferentes, o que possibilita plantá-las de forma a obter um belo efeito visual.

Aprenda aqui como cultivá-los e cuidar deles e, assim, fazê-los desabrochar saudáveis e chamativos.

Durante a primavera, a maioria dos viveiros de plantas têm muitas mudas de beijinhos, de várias cores, o que facilita a compra de algumas bandejas dos seus favoritos. Compre flores de apenas uma cor ou combine e misture flores de cores diferentes para deixar seu jardim bem colorido.

Há três variedades comuns de beijinhos, sendo que a cor e o tamanho das pétalas de cada um deles variam ligeiramente. As flores dos beijos-de-frade são grandes e têm cores fortes; já as balsaminas, por sua vez, têm tons pastéis ou são vermelhas e alaranjadas, com marcas espiraladas nas pétalas.

beijos-pintados
Plantar mudas de beijinhos é bastante simples, mas também é possível plantar sementes. Para tal, deve-se colocá-las em uma solução de germinação em agosto para que fiquem prontas para um plantio de primavera. Pressione-as levemente na mistura e mantenha as bandejas úmidas e a cerca de 20ºC.

Antes de plantar, mantenha as mudas molhadas. Os beijinhos murcham rapidamente quando não tem água o bastante. Não importa se você comprou mudas ou optou por plantar sementes, é necessário que elas fiquem úmidas até que possam ser colocadas em vasos ou plantadas no solo.

Os beijinhos crescem bem em vasos, canteiros e gostam de lugares com sombra. Procure, portanto, escolher um ponto que tenha um pouco de sombra ao longo do dia. O solo deverá ficar úmido, mas sem reter muita água, pois a água parada causar mofo nessas plantas.

Para saber se uma área não retém muita água, analise-a após uma chuva forte. Se houver poças e água parada, pode ser necessário colocar turfa ou outro material para diminuir a retenção. Se a água for absorvida, o local é provavelmente bom para o plantio.

Procure plantar as mudas quando o solo estiver aquecido. Os beijinhos não devem ser colocados no solo ou plantados em vaso até que as geadas tenham se acabado, pois correm o risco deles gelarem. Um plantio muito precoce pode fazer com que eles murchem ou até mesmo morram antes do tempo esquentar.

Essas flores gostam de terras nutritivas e úmidas. É possível prepará-la lavrando-a até uma profundidade de 30 cm e colocando nela um pouco de composto orgânico ou fertilizante. Se for plantar em vasos, compre terra rica em nutrientes.

Cave as covas e plante os beijinhos. Eles deverão ser tão fundos quanto os torrões das raízes e ficar de 7,5 cm a 30 cm de distância uns dos outros, do modo que você preferir. Comprima suavemente o solo ao redor da base dos caules e regue bem depois do plantio.

beijos-pintados-1
Os beijinhos também podem ser plantados em conglomerados para formar belas beiradas em um canteiro. Você pode colocar alguns em um recipiente, a uma distância de 5 cm a 7,5 cm uns dos outros. Você também pode plantá-los em cestos pendurados em vez de recipientes. Os beijinhos logo irão crescer e se juntar para cobrir qualquer pedaço de solo vazio entre eles.

Mantenha-os sempre úmidos. Eles irão murchar logo se o solo se secar. Regue ao redor das raízes, durante as manhãs, a intervalos de alguns dias. Evite regar à tarde e deixá-las molhadas ao longo da noite, pois umidade em excesso ajuda a formação de mofos.

A terra de vasos e outros recipientes se secam mais rapidamente que a do solo e, por isso, pode ser necessário regar com mais frequência nesses casos.

Fertilize dos beijinhos. Você pode optar por um fertilizante de ação lenta, seguindo as instruções da embalagem, ou colocar um fertilizante líquido a intervalos de algumas semanas.

Dicas
Pode os beijinhos pelo menos uma vez para que não fiquem muito irregulares. Os pedaços cortados podem ser colocados em um copo de água para que brotem. Depois de brotar, eles podem ser plantados para gerar ainda mais flores.

Importante
Evite colocar água demais na planta. Esse excesso pode causar a proliferação de fungos e fazer apodreçam. Se você não souber se é necessário regar ou não, coloque o dedo na terra para ver se ela está úmida.

ventos