A Dama da Noite é uma planta que é conhecida e se caracteriza por exalar um perfume peculiar no período noturno. O perfume desta espécie vegetal está entre os mais fortes exalados por plantas.
A denominação Dama-da-noite é uma das formas que a espécie vegetal é conhecida, no entanto existe uma série de outros nomes pelos quais a planta é conhecida popularmente como: Flor da Noite, Jasmin-da-noite e Rainha-da-noite.
A Dama da Noite é uma espécie vegetal que faz parte da família Cactaceae. É uma planta nativa do continente Americano (América do Sul, América do Norte e América Central), sendo oriunda do México e das Antilhas. Existem algumas espécies que são oriundas da Índia.
Características da planta
A Dama-da-noite é uma planta arbustiva, que são aquelas espécies que apresentam um porte pequeno quando comparadas as árvores e se caracterizam por ramificarem muito próximo ao solo.
É uma espécie vegetal que possui textura semi lenhosa, perene, isto é possui um ciclo de vida maior que dois anos, que no reino vegetal é considerado longo.
Possui um caule ereto e ramificado, os seus ramos são recurvados (no inicio os ramos são eretos, no entanto ficam pendentes nas suas pontas).
A Dama-da-noite é uma planta de médio porte, possuindo uma altura média de 1,80 me, contudo ela pode atingir em torno de 4,0 m de altura.
Suas folhas são simples, perenes, apresentam um formato que variam do oval ao lanceolado, brilhantes e sua textura se assemelha ao couro e são sustentadas por pecíolos longos.
Sua inflorescência é muito abundante, e normalmente surgem nos períodos da primavera e do verão. As inflorescências dão suporte a um grande número de flores, que possuem formato tubular e apresenta a coloração creme esverdeada.
A planta é bastante conhecida e popular por suas flores apresentarem um aroma bastante forte e intenso, normalmente no período da noite.
As flores dessa espécie vegetal são bastante atrativas para os animais noturnos, como por exemplo, morcegos.
É uma planta com características ornamentais, sendo bastante usada no paisagismo. Devido ao seu odor, ela também é usada pela indústria da perfumaria.
Os hábitat naturais de cultivo da Dama-da-noite, são as regiões que possuem o clima tropical. No entanto, essa espécie vegetal se adapta a ser cultivada em locais que apresentam clima equatorial e subtropical.
É uma espécie vegetal rústica, que exige poucos cuidados para cultivo, necessitando apenas que o local de cultivo seja quente e úmido. Deve ser cultivada sob pleno sol ou no máximo a meia sombra quando cultivadas em locais extremamente quentes.
O cultivo da Dama-da-noite em locais a meia sombra tende a diminuir o forte perfume, pois desta forma a floração será menor, o que acabará resultando em menor perfume exalado.
O solo ideal para o cultivo é o do tipo arenoso e o solo deve ser fértil e que apresente uma boa capacidade de drenagem. Para manter a fertilidade do solo, é interessante que seja feito o uso de material orgânico para enriquecimento do solo.
As irrigações devem ser feitas de forma regular, para que o solo mantenha condições adequadas de cultivo para a espécie. O ideal é que se irrigue apenas quando o solo estiver seco.
É uma espécie vegetal que pode sofrer podas, que devem ser realizadas após a floração principal.
É uma planta que não suporta temperaturas frias (frio intenso e geadas fortes) e a salinidade (não deve ser cultivada em locais próximo a praia). A planta é muito vigorosa e cresce de forma rápida.
Ela pode ser cultivada em vasos, contudo precisará de bastante atenção com as adubações e as regas, pois elas precisarão ser mais frequentes que o normal. Pode ser conduzida como uma trepadeira, isso acontece através da realização das podas e do tutoramento da espécie vegetal.
Fazendo isso, a planta irá perfumar pátios, calcadas e servindo como uma cobertura natural de arcos, treliças, caramanchões e outros tipos de suportes. É interessante que não se cultive a Dama-da-noite próxima a janelas de quartos, principalmente de crianças e pessoas sensíveis, pois a forte fragrância chega a ser enjoativa para algumas pessoas e até mesmo causar relações alérgicas.
Multiplicação
A Dama-da-noite é uma espécie vegetal que se multiplica por sementes e por estaquia. Normalmente a multiplicação se faz na primavera e do verão. A multiplicação por sementes consiste em dispersar as sementes que são geradas pelas flores em locais apropriados para o cultivo, para que desta forma as sementes consigam enraizar, se desenvolver e gerar novas plantas.
A multiplicação por estaquia consiste na separação de estacas com as pontas do ramo da Dama da Noite, essas estacas precisam ter ramos, folhas e raízes para que quando colocadas em local de cultivo e tenham condições de gerar uma nova espécie.