A pimenteira, que dar sabor a muitas receitas da culinária do Brasil e do mundo, está ficando famosa quando o assunto é ornamentação.
Elas estão ganhando destaque na decoração pela sua beleza, um equilíbrio perfeito do verde das suas folhas com a cor brilhante da pimenta.
As pimenteira são cultivadas em vasos pequenos e por isso, cabem nos mais diversos espaços quando o assunto é usá-las para decoração de interiores. Isso mesmo, ela pode ser cultivada dentro de casa em um vaso.
Apesar de toda a sua beleza e uso na decoração, o forte da pimenteira continua sendo como um condimento que dá mais sabor aos pratos. E sendo por um motivo ou pelo outro é bem verdade que a procura por pimenteiras nas floriculturas aumento e muito nos últimos tempos, afirmam os donos deste tipo de comércio.
Uma outra vantagem da pimenteira é em relação a sua aparência, ela muda de cor durante a fase de amadurecimento. Ela está verdinha e passa pela tonalidade laranja, em várias nuances, até ficar com o seu característico vermelho vivo.
Cultivo da pimenteira
Antes de começar o cultivo saiba de alguns detalhes que farão toda a diferença para que sua pimenteira cresça bonita e saudável:
* O solo deve ser leve, profundo, fértil e bem drenado;
* O clima deve ser quente para o cultivo;
* Ela pode ser plantada até mesmo em um pequeno vaso, não precisa de grandes áreas;
* A colheita acontece entre o quinto dia até o 55 depois da fase de floração;
* Escolha entre as pimenteira mais cultivadas no Brasil pela facilidade: pimenta-do-reino, pimenta de bode, de cheiro, cumari, malagueta e dedo de moça. Na ornamentação são plantadas as vermelhas;
* As sementes da pimenta normalmente são híbridas;
* Plantando a pimenteira no vaso é melhor optar por mudas de produtores.
Se você estiver plantando pela primeira vez uma pimenta escolha aquelas que são mais resistentes, as que não se deixam abater facilmente pelo ataque de doenças. Outro detalhe importante é a aplicação de bactericidas e fungicidas. Não esqueça também de prevenir pragas no seu cultivo.
A poda deverá ser feita no período de frutificação, isto é, logo no fim dessa fase. E ela é necessária para estimular o rebrotamento da planta e que ela continue a produzir.
A pimenteira pode dar frutos durante vários meses, o que vai fazer com que isso aconteça ou não é a temperatura, a fertilidade e as características do lugar em que ela foi plantada.
A colheita pode durar depois da floração entre 50 a 55 dias. Quanto maior for a temperatura de onde ela foi cultivada e está sendo cuidada, mas chances do desenvolvimento dela acontecer mais rápido.