É muito bom e gratificante ter plantas e flores em casa, pois elas deixam o ambiente mais harmonioso e alegre. Mas, se você também tem animais de estimação e filhos pequenos, é preciso manter certo cuidado com as espécies que cultiva, já que algumas delas podem representar uma ameaça para cães, gatos e até mesmo para as crianças.
É muito importante pesquisar sobre cada vegetal antes de adquiri-lo, para evitar intoxicações.
Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata), Azaléia (Rhododendron simsii), Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine) e Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica) estão entre as plantas venenosas e oferecem riscos à saúde quando tocadas ou ingeridas. O Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) também é perigoso, porque sua seiva provoca uma irritação intensa e, às vezes, até ulcerações na pele e na boca.
Hera ou trepadeira é outra planta que deve ser evitada. Quando o animal ingere sua folha pode ter vômito, diarreia, muitas dores abdominais e problemas para respirar.
Descarte ainda o Antúrio (Anthurium Andraeanum). Sua seiva pode provocar irritações cutâneas nos bichinhos e nos seres humanos e, caso entre em contato com os olhos, há risco de provocar lesões na córnea. Além disso, se o cão ou gato ingere a folhagem, apresenta dificuldades para engolir, salivação excessiva, vômito e náuseas.
Em regiões campestres, a Giesta (Spartium junceum) é uma espécie muito usada em jardinagem. Mas, quem tem animais de estimação deve retirá-las do jardim, pois, se for ingerida, poderá provocar arritmia e parada cardíaca, levando à morte.
Para evitar que os bichos domésticos apresentem quadros de vômito e diarreia sanguinolenta, mantenha plantas como a mamona longe da sua casa.
Urticária e rinite são alergias comumente causadas pelo contato com Fícus (Ficus benjamina), um arbusto de caule cinzento e folhas verdes brilhantes, usado com frequência em áreas externas e internas.
Preocupe-se ainda com a Espirradeira (Nerium oleander). A seiva dela tende a provocar parada cardíaca nos bichinhos. E, embora deixe o local mais alegre com suas cores variados, os crisântemos representam um risco, pois possuem piretrina, uma substância que provoca diversos tipos de alergia.
A Saia-branca ou Datura (Brugmansia suaveolens) é mais uma espécie tóxica que acelera os batimentos cardíacos, deixando o animal agitado e provocando até convulsões.
Algumas flores e plantas não são perigosas, porém, atraem vespas, abelhas, sapos e cobras, espécies que podem representar riscos para cães, gatos e outros bichos.
Para evitar acidentes, procure saber se o vegetal que você escolheu não atrai essas ameaças e faça a limpeza periódica do jardim.