A maioria dos jardineiros tem a sustentabilidade em suas mentes. Afinal de contas, o crescimento de seu próprio alimento é um grande passo em direção a uma vida sustentável.
Métodos de cultivo livres de produtos químicos são inerentemente mais sustentável para a saúde humana, fauna, solo e o abastecimento de água, do que as técnicas não orgânicos. Mas jardinagem sustentável vai além de apenas usar métodos orgânicos. De água e conservação de energia para redução de resíduos e semente, existem infinitas maneiras que podemos fazer nossas práticas de jardinagem mais sustentáveis.
Segue algumas dicas de como criar formas mais sustentáveis de jardinagem que também trará uma economia de dinheiro. Espero que você tente estas ideias criativas em seu jardim e passe as dicas para seus amigos e vizinhos.
– Crie gaiolas para tomates a partir de madeira velha.
– Em vez de pagar caro por pesticidas para ervas daninhas, faça seu próprio pesticida a partir de receitas caseiras.
– Use pedaços velhos de concretos para criar caminhos no jardim.
– Recicle copos plásticos para plantar sementes de flores e verduras. Quando elas estão prontas para o transplante, remova alguns centímetros do fundo do copo e plante diretamente no solo. Isso evita que pragas ataquem sua planta.
– Meias calças velhas podem encapar melões que crescem em treliças, assim os frutos tem apoio extra.
– Colocar mulch ao redor das plantas é uma excelente forma de economizar água. Você pode fazê-lo a partir de restos de plantas mortas, lascas de galhos, restos de grama cortada, etc.
– Faça pequenas valas entre as linhas de plantas para canalizar a água para as plantas.
– Use um tanque velho e um pedaço de mangueira para levar a água colhida da chuva para suas plantas.
– Para conservar o calor adequado para as plantas, construa camas com tijolos. O calor absorvido pelos tijolos mantém as plantas aquecidas.
– Não desperdice nada. Se não puder comer as galinhas podem. Se você tiver um galinheiro use o esterco em sua compostagem.
– Se for comprar sementes prefira as orgânicas e não híbridas. Caso contrário use sua própria semente.
– Plante flores entre os legumes isso vai atrair pássaros e abelhas e vai ajudar na polinização.
– Coloque mulch entre as camas da sua horta, ele oferece um excelente habitat para lagartos que ajudam a combater as pragas.
– Escolham plantas que atraem animais e insetos benéficos para o jardim.
– Se a sua horta produz uma grande quantidade de alimentos. Faça doações de hortaliças, verduras, frutas, sementes e mudas para a comunidade local ou programas escolares.
– Inspire outras pessoas a criar jardins ecológicos, essa é uma parte importante da sustentabilidade. Convide amigos e familiares a conhecerem sua horta.
– Envolva-se, leia, participe de organizações e clubes sociais.
– Para ter um jardim ecologicamente correto não se precisa gastar muito. Use o que você tem, peça emprestado ou crie você mesmo o que precisa reaproveitando tudo .
– Sustentabilidade é um processo, uma jornada. Todos os anos, se tem a a oportunidade de fazer melhor do que no ano anterior evitando o desperdício e usando o que você tem de forma eficiente, seja espaço, água, sementes, materiais ou tempo. Todo mundo pode criar um jardim sustentável, as pessoas apenas tem que usar o que eles têm.
Sustentabilidade é quando você cuida do seu jardim e ele cuida de você. Não há nada mais gratificante do que ver algo crescer a partir de uma pequena semente. Ela preenche o corpo, bem como a alma. A jardinagem sustentável traz uma grande paz de espírito.