Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Vinagreira Hibiscus sabdariffa

Também conhecida popularmente como Caruru=azedo, Aedinha, Caruru-azedo, Quiabo-azedo, Quiabo róseo, Rosélia, pertence à família Malvaceae é originário da Ásia, Himalaia, Índia. É um arbusto semilenhoso, bianual ou perene, ereto ou ramificado conforme a condução, que pode chegar aos 3 m de altura. É cultivado comercialmente devido às suas propriedades medicinais, mas também tem usos ornamental, têxtil e culinário.

Apesar de a África ser o maior produtor, o maior importador é a Alemanha, que agrega valor aos cálices importados da África. A sua flor é usada no preparo de doces, geléias e xaropes.. Seu fruto é uma cápsula vermelha.

Vinagreira  hibiscus sabdariffa2

As folhas são alternadas, serreadas com a forma de uma lança, com a forma de lança com três ou cinco lobos, também lanciolados, são de coloração arroxeada, assim como quase toda a planta.

As flores surgem no outono e inverno, e duram apenas um dia. Elas são solitárias, sésseis, brancas a amarelas, com um cálice robusto e carnoso na base, de cor vermelha intensa. O fruto é uma cápsula, de formato ovalado e cor vermelha, com três a quatro sementes pardas.

A infusão pode ser feita por qualquer parte da planta, mas o melhor sabor está nos cálices, sendo indicada para: antiescorbútica, estomáquica, diurética, emoliente e calmante.

Seus princípios ativos são: ácido oxalato, oxalato de potássio e carboidratos. Na culinária do Maranhão, é muito apreciada, sendo um dos principais ingredientes do arroz de cuxá. Os cálices florais podem ser utilizados para picles em conserva ou ainda para preparação de infusão, o famoso chá de hibisco inglês

No jardim, a vinagreira pode ser usada para plantio isolado ou em grupos, como em maciços por exemplo. Também é uma excelente opção para canteiros junto a muros. Além disso, por ser de rápido crescimento e comportar-se como bienal, é interessante seu uso como uma cerca-viva temporária. Sua folhagem, textura e flores remetem ao estilo tropical.

vinagreira

Em hortas e jardins de ervas é comum seu plantio, por suas propriedades medicinais e partes comestíveis. Ricas em ferro e de sabor picante, as folhas da vinagreira também podem ser utilizadas como verdura, em saladas.

Da ramagem da planta ainda se podem extrair fibras têxteis, com diversas aplicações industriais.

Seu cultivo deve ser a sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Apesar de era uma planta perene, a vinagreira deve ser conduzida como anual ou bienal, pois perde a beleza e o vigor com o tempo, necessitando de replantio. Suscetível ao ataque de nematóides, que enfraquecem as plantas de forma gradual. Por este motivo não é indicado replantá-la anualmente no mesmo local. No tolera frio intenso ou geadas.

Sua multiplicação é feita por sementes postas a germinar em estufa no fim do inverno.

As partes utilizadas são as folhas, flores e raízes.

Obs.: Não é recomendado o uso durante a gravidez e lactação.

janel9