Orquidário é um local específico para o cultivo, armazenamento e apreciação não só das orquídeas, além delas, o viveiro pode exibe outras plantas: samambaias, avencas bromélias, escolhidas para aumentar a umidade do ambiente, pés de morango e parreiras, plantados em floreiras de concreto. As folhas dessa última se esparramam pelas telas laterais do orquidário, evitando a incidência direta do sol no verão.
Se você possui espaço disponível no quintal, pode construir um orquidário. Isso pode parecer caro, mas é possível ter um orquidário eficiente a baixo custo. E para isso você precisa ficar atento a alguns pontos.
Escolha um local que receba sol da manhã, para garantir uma iluminação adequada. O tamanho do orquidário vai depender do número de orquídeas que você tem. Num espaço de 20 m2 é possível montar um orquidário com capacidade para acomodar até 200 plantas.
Pra a estrutura do orquidário, uma boa solução é usar ripados de madeira ou bambu, cobertos por telhas ou sombrites, que filtram a passagem dos raios solares. Essa cobertura deverá ser feita com plástico branco com proteção UV, usando o sombrite para diminuir a luz solar direta, principalmente em regiões mais ao Norte do país. O sombreamento para este tipo de ripado é de 50 a 60%.
Em regiões de altitude ou no Sul, o ripado sem proteção de ventos frios deverá ser coberto do lado Sul e Oeste com plástico durante o inverno, evitando danificar as plantas.
É importante que o ambiente seja ventilado e protegido de insetos e outros animais. Em locais expostos ao vento, utilize uma lona transparente ou sombrite também nas laterais.
Outro ponto importante é lembrar que nem todas as orquídeas são iguais, portanto necessitam de condições diferentes.
As orquídeas maiores e que necessitam de bastante aeração junto as raízes podem ficar penduradas. Ali poderemos colocar as orquídeas maiores, as que estão floridas na estação e para aquelas que não tem desenvolvimento de forma pendente, como as Vandas, Cattleyas e Dendrobiuns. Assim como as orquídeas pendentes, como a Stanhopea oculata, as que estão em estágio inicial e as que não estão em período de florescimento poderemos usar ripas no alto da estufa e cultivar penduradas.
Uma bancada tamné será necessário para as mudas recém plantadas ou em fase de crescimento. Na parte de baixo podem ficar as espécies que gostam de mais sombra.
Junto de uma mesa usada para trabalhar envasamentos, tratamentos fitossanitários e adubações poderá ficar uma treliça de madeira ou tela de galinheiro, para pendurar orquídeas cultivadas em placas e troncos.
Tendo cuidado com as plantas cultivadas, separando as doentes atacadas por fungos, adubando na época adequada e regando de maneira correta poderá ter a coleção de orquídeas com florações a cada estação, propiciando encantamento o ano todo.