Complemente as suas roseiras de jardim com outras plantas para conseguir um cenário de cores vibrantes. As plantas perenes, anuais, comestíveis, as ervas aromáticas e as plantas arbustivas, todas combinam facilmente com as roseiras.
Para escolher as melhores combinações, considere aspetos como o tempo de floração e a cor, a forma e a textura das plantas e a cor da folhagem. Assegure-se de que as plantas que escolher necessitem das mesmas condições de crescimento que as roseiras: muito sol, água em abundância e adubagem regular. Se optar por cultivar plantas comestíveis, use inseticidas ou fungicidas cujo rótulo mencione que são adequados a plantas comestíveis.
Torne o seu jardim mais atraente com alguns destes fenomenais companheiros de roseiras.
Aster x frikartii - As margaridas lilás-azuladas ficam lindamente no meio de rosas de outras cores. Reproduzem-se facilmente. Combinam perfeitamente com roseiras sempre-floridas ou arbustivas. 60 – 90 cm de altura x 45 – 60 cm de largura.
Heuchera sanguinea – A folhagem desenvolve-se em várias tonalidades (âmbar, verde-amarelada, grená, cor de laranja, etc.). Selecione variedades que complementem ou contrastem com as flores das roseiras.
Nas regiões mais quentes, plante-as do lado este ou oeste das roseiras, de modo a que as flores da Heuchera sanguinea fiquem na sombra. De 15 a 25 cm de altura e largura.
Lírios-de-um-dia (Hemerocallis) – A folhagem em arco fornece uma boa cobertura para os caules das roseiras. As flores em forma de trompete existem em quase todas as tonalidades.
As variedades anãs, plantadas a pelo menos 30 cm das rosas, competem menos com as raízes das roseiras. 45-75 cm de altura x 45 cm de largura.
Gerânios (espécies do gênero Geranium) – Use esta planta arbustiva para disfarçar a base dos caules das roseiras, sobretudo dos tipos que crescem na vertical. De fácil crescimento e pouco exigentes.
Ervas aromáticas – A profusão de cores, texturas e fragrâncias das suas folhagens faz com que as ervas aromáticas sejam uma opção natural para acompanhar as rosas. Devido à fragrância das suas folhas, muitas destas ervas ajudam a manter as pragas à distância. Entre as muitas opções, incluem-se o Rosmaninho, a Salva (procure tipos com folhas coloridas), o Cebolinho, a Borragem, o Alecrim, o Funcho e o Tomilho.
Herbáceas ornamentais - Com folhagem estreita e pendente, as herbáceas ornamentais fazem um belo contraste com as roseiras. As herbáceas altas podem criar um cenário de fundo para as roseiras verticais ou um ponto de interesse erguendo-se no meio de roseiras rasteiras. Algumas das herbáceas mais adequadas são o Capim-do-texas roxo (Pennisetum setaceum), a Eulália (Miscanthus sinensis) e a Festuca azul (Festuca glauca).
Salvas (espécies de gênero Sálvia) – As flores abrem-se em tons de azul, roxo, vermelho, branco ou rosa. Plante as variedades mais altas por trás ou entre as roseiras e plante as mais baixas em redor dos caules das roseiras. Resistem a coelhos e veados. 60 cm a 1,50 m de altura x 60 – 90 cm de largura.
Plantas de folhagem prateada – As plantas de folhagem prateada ficam lindíssimas com as rosas, pois o prateado faz com que as restantes cores pareçam mais intensas. Plante as variedades menores em redor da base das roseiras, dispondo as variedades mais altas por trás e entre as rosas, para um maior contraste. Experimente as seguintes plantas: Pó-de-prata (Senecio cineraria), Orelha-de-ovelha (Stachys byzantina), Dianthus ou santolina.
As companheiras habituais das roseiras
Outras plantas frequentemente utilizadas para cobrir a base das roseiras são o Pé-de-leão (Alchemilla), as Campânulas e o Lírio-roxo (Iris germanica). Pense ainda em plantar Delfínios, Dedaleiras e Dálias para preencher os espaços vazios entre as roseiras. Acrescente clematites e bulbos (plantas que florescem normalmente na primavera e as belezas do verão, como os Lírios) para uma exibição ainda mais vibrante.