Uma das flores mais cultivadas por jardineiros amadores do mundo todo. Trata-se de uma espécie bastante bonita e com características bastante próprias e peculiares.
Uma das principais características da Gardênia é o seu perfume bastante agradável e intenso. Exatamente por isso, é uma das plantas mais populares nos jardins “amadores”.
Se você está pensando em ter em seu jardim uma lufada de fragrância de flores é interessante considerar a Gardênia como uma possibilidade. Por isso, a dica para quem pretende cultivar essa planta é tê-la em locais próximos a janelas e portas para que o seu perfume possa ser irradiado para a casa como um todo. Os locais com maior trânsito de pessoas são locais perfeitos para se ter Gardênias, pois assim é possível aproveitar ainda mais o perfume que vem delas.
A manutenção dessas plantas é de extrema importância para que possam crescer com qualidade e também com saúde. Uma dica importante é que não sejam feitas podas de adensamento nessa planta para que o seu crescimento se dê de uma forma mais natural e saudável. Realizar um bom processo de limpeza e manter a sua planta bem ventilada, ajuda a fazer com que ela seja menos suscetível a doenças. Se você desejar pode plantá-las em grupos, desde que a cultive com bastante zelo e cuidado. Essa planta pode, inclusive, ser utilizada para a formação de uma cerca viva com uma estrutura compacta. Para realizar a poda e garantir que isso não prejudique as plantas é importante que isso seja feito após a floração das mesmas. Quem quiser também pode fazer o plantio em vasos no estilo Bonsai.
Assim como toda e qualquer planta, a Gardênia tem suas próprias características de cultivo, ou seja, aquelas condições em que ela se torna mais suscetível a um bom crescimento.
Uma das condições essenciais para que essa flor cresça de forma saudável e cheia de energia é com a ajuda de sol pleno. Necessitam também de um solo fértil para conseguirem germinar. Outras características importantes do solo perfeito, é ser levemente ácido, bem drenado, rico em matéria orgânica e ter regas regulares. Algumas coisas que ajudam é a suplementação com quelatos de ferro e também adubações realizadas no verão e na primavera.
Vale ressaltar que embora Gardênia tenha uma boa resistência a temperaturas amenas e até goste delas essa planta não tolera a baixa umidade do ar. Tem uma adaptação boa ao clima subtropical e também ao tropical de altitude. Se somente as noites forem muito frias, é possível que a Gardênia sobreviva numa região não tão quente. Uma flor que é uma das mais bonitas da primavera e verão. A multiplicação das Gardênias é feita através do método de estaquia dos ramos semi lenhosos, depois que acontece a floração da mesma.
As Gardênias são belas plantas ornamentais que enfeitam diversos jardins e fazem a alegria de pessoas que amam flores. A beleza a fragrância dessas flores são marcantes e já são características do verão e da primavera de muitos lugares do Brasil e do Mundo. Trata-se de uma planta que tem a sua origem na Ásia com destaque para a China, onde são bastante populares. Podem medir em torno de 2 m de altura, e no início da Primavera a Gardênia começa a ficar coberta pelas incríveis e lindas flores brancas com tons de creme.
Uma curiosidade a respeito das Gardênias é que existe cerca de 250 espécies diferentes que são chamadas de Gardênias, embora a mais popular seja a Gardenia jasminoides, que também pode ser conhecida como Gardenia augusta. Existe outro fato curioso acerca das Gardênias, que é o fato de que as suas folhas verdes brilhantes não caem durante o inverno, o que garante uma planta bonita em todas as estações do ano. Ter uma Gardênia pode ser bastante interessante e ajudar a deixar o seu jardim muito mais bonito.