Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Tulbaghia-violacea-WWN-120229-MDH-P2291299

Planta bulbosa, entouceirada e florífera, originária da África do Sul e amplamente utilizada em jardins por suas qualidades ornamentais e baixa manutenção.

Suas folhas tem forma longa e afilada, cor verde-escura, carnosas e com um forte aroma de alho.

As inflorescências surgem o ano todo, mas principalmente nos meses quentes. Elas despontam em pedúnculos altos, bem acima da folhagem, com um pequeno buquê de flores estreladas, tubulares, docemente perfumadas e de cor lilás, rosa ou branca.

Seu crescimento é moderado, o que faz com que seja um tanto dispendioso montar um amplo maciço já com efeito cheio, bem entouceirado. No entanto, com o tempo isso se torna uma qualidade visto que a planta não é agressiva, resultando em baixíssima manutenção. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras. Suas flores são muito duráveis após o corte, e podem ser utilizadas em arranjos florais.

O alho-social é comestível e pode ser usado como tempero da mesma forma que o alho comum. O nome alho-social vem justamente deste uso, pois diz-se que ao ingerir este ao invés do alho comum não se fica com mau hálito.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno, em solo fértil, leve, drenável, pois a planta não resiste a encharcamentos prolongados, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Apesar de vegetar em locais semi-sombreados, a planta florescerá menos nestes locais e crescerá com menos vigor. Tolera o frio, mas deve ser protegida de geadas fortes. Resistente à curtos períodos de estiagem.

Deve ser fertilizado mensalmente durante a primavera e o verão para uma intensa floração. Replante a cada 3 ou 4 anos, enriquecendo o substrato.

Sua multiplicação é facilmente feita por sementes ou por divisão das touceiras durante o inverno.

28

Narcissus pseudonarcissus

O Narciso é um gênero botânico pertencente à família Amaryllidaceae. São originários do Mediterrâneo e partes da Ásia central e China continental, mas são cultivares ornamentais difundidos em muitas outras partes do mundo, como nos Estados Unidos, no Canadá, e América do Sul, precisamente na Argentina..

São plantas bulbosas e um dos mais utilizados em regiões temperadas, pela beleza de suas flores. São umas das primeiras plantas a começar a brotar no início da primavera, e por isso frequentemente associadas à chegada desta estação. As cores de suas flores geralmente variam entre o amarelo e o branco.

O Narciso é frequentemente encontrada em solo úmido perto de uma lagoa. É auto-suficiente. A flor tem normalmente seis pétalas brancas com um funil central amarelo contendo os estames e o estigma. O caule inclina-se antes da flor, pendendo de forma a que a flor esteja virada para baixo em vez de para cima.

A grande maioria das espécies de narciso precisa de um longo período de frio para sair da dormência, e por isso não são cultivadas em países como o Brasil, a não ser o Narciso Paperwhite, que é uma espécie que foge a esta regra, e irá florescer em qualquer local.

narciso-paperwhiteNarciso paperwhite

O plantio e cultivo dos Narcisos
O plantio e o cultivo do Narciso não exigem cuidados especiais, por isso que essa planta se encontra entre as flores ornamentais que mais são cultivadas em todo o planeta. O Narciso é uma planta que consegue passar um ar natural e campestre ao ambiente.

É uma espécie vegetal que aprecia ser cultivada em locais que possuem temperaturas que oscilam dos 16  aos 20 ºC.

Pode ser plantado tanto em canteiros como em vasos e até mesmo jardineiras, de forma que suas características ornamentais sejam exploradas e o ambiente fique mais bonito.

O plantio dos bulbos do Narciso, devem preferencialmente acontecer no período do outono, mas essa espécie vegetal pode ser plantada em qualquer época do ano, bastando seguir os cuidados necessários para o bom desenvolvimento da planta.

O solo para plantio deve ser fértil e com boa capacidade de drenagem. Essa espécie vegetal aprecia que o solo se encontre sempre úmido, no entanto, devem ser tomados cuidados com possíveis encharcamentos que podem levar a planta ao sufocamento de suas raízes e ao apodrecimento dos bulbos.

Os canteiros e vasos para o cultivo e plantio devem ser preparados com a aplicação de adubo bem curtido. Pode ser utilizado substrato, de preferência que seja rico em húmus.

Os bulbos devem ser plantados em covas que tenha em torno de 10 (dez) a 15 (quinze) cm de profundidade.

O Narciso também pode ser cultivada em vasos, e para isso é interessante que sejam usados vasos de boca larga e com pelo menos 25 (vinte e cinco) centímetros de profundidade. Os vasos devem ter areia úmida e pedriscos para evitar os encharcamentos quando for feita a irrigação.

A irrigação deve ser evitada ao máximo, podendo ser feita uma vez por semana ou quando o substrato se encontrar seco, pois o Narciso é uma planta que não suporta a ausência de água, por isso o substrato não pode ficar seco. A medida que o substrato vá ficando seco, a irrigação deve ser feita.

O Narciso é uma espécie vegetal que pode ser cultivada junto a outras espécies, de preferência bulbosas, que irá causar um visual diferente e bonito.

O local de plantio deve ser mantido sem ervas daninhas e outras plantas invasoras que possam vir a competir pelos nutrientes com a planta, pois essa condição acaba atrapalhando o desenvolvimento da planta e de suas flores.

Caso os seus Narcisos nas condições adequadas, eles ficarão muito bonitos e irão chamar a atenção das pessoas devido a sua beleza e exuberância.

Propagação do Narciso
O Narciso é uma espécie vegetal que se multiplica através separação dos pequenos bulbos que se formam junto ao bulbo principal da planta.

Depois que os pequenos bulbos são tirados da planta principal, eles são plantados em locais apropriados para o cultivo e assim gerar novas plantas.

O Narciso também possui a capacidade de se multiplicar através da dispersão natural de suas sementes, que caem no solo e encontram condições favoráveis para o desenvolvimento da planta.

BIRDS