Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




1381883_596407927072253_2073376716_n
Uma terra rica em elementos minerais e com boa drenagem é a melhor garantia para o desenvolvimento das plantas. Estes são alguns conselhos quando a adubar:

1. Aplique composto antes de plantar
O húmus é o melhor acondicionador do solo. Nutre e ajuda a reter a água, assim como melhora a drenagem. Um mês antes de plantar aplique matéria orgânica em forma de estrume bem fermentado ou composto.
Existem no mercado adubos que combinam elementos de síntese e biológicos, indicados para a preparação do solo. Analise as suas características ou aconselhe-se com um especialista ou com um funcionário do horto ou loja para escolher o que melhor se atenda às suas necessidades.

2. Faça o próprio adubo
O grande volume de desperdícios que o jardim gera no outono (folhas secas, ramos, flores murchas, entre outros), juntamente com alta umidade ambiental, torna esta a melhor época para fazer composto. Deposite uma capa de desperdícios orgânicos e por cima outra de composto maduro ou terra de jardim e vá alternando as capas.

3. Adubo verde
O chamado adubo verde proporciona boas reservas de azoto ao solo, além de ser um bom drenante. Por cada metro quadrado, semeie 25 gramas de ervilhas. Também, pode utilizar mostarda ou feijão, espécies que proporcionam folhas grandes em pouco tempo. A aplicação do adubo verde deve ser feita na primavera.

4. Gramado cuidado
Os terrenos relvados necessitam de adubo superficial em determinadas épocas. Aplique uma capa com um a dois centímetros de húmus ou uma mistura de areia e matéria orgânica.

5. Prepare as estufas
As estufas frias devem ser preparadas com material de drenagem (pedaços de vasos ou gravilha grossa) e uma boa mistura por cima.

6. Faça emendas profundas
Se vai plantar junto a um muro, porque estes solos podem ser pedregosos e pobres, exigem emendas profundas. Faça os melhoramentos com matéria orgânica.

7. Umedeça o solo
Antes de juntar fertilizante, para não haver queimaduras, humedeça o solo. Regue depois, sobretudo se o adubo é sólido.

8. Se exceder a quantidade
Numa planta de interior, se se distrair e se exceder na quantidade de adubo que colocou na terra, lave o substrato para eliminar o sal. Coloque um vaso debaixo da torneira e deixe que a água penetre bem.

9. Aplique adubo especial

Certas espécies de plantas exigem a aplicação de fertilizante especial. Deve fazê-lo nas flores novas, nomeadamente azáleas, crisântemos, poinsetias, entre outras. Os adubos líquidos têm efeitos mais rápidos.

10. O adubo de cobertura
É muito importante se as plantas apresentam raquitismos, más formações ou amarelecimento. Faça este tipo de adubo até à próxima paragem vegetativa com produtos químicos e orgânicos.

27

petúnias

A Petúnia é uma planta originária da África d0 Sul. É  uma planta bastante popular, que apresenta uma diversidade de cores e tipos. No Brasil, ela geralmente é encontrada em regiões mais amenas, como sul e sudeste.

Dentre os tipos mais comuns para comercialização, podemos mencionar as herbáceas e as pendentes. As herbáceas atingem no máximo 40 cm de altura, e, quando chegam a este ponto, desenvolvem o crescimento lateral, o que as torna bastante volumosas. Já as pendentes contêm hastes longas, e apresentam  flores menores que as das herbáceas, porém em maior quantidade.

As flores dessa planta têm formato de sino, e seu perfume, extremamente agradável, é exalado no período da noite.

Ainda que se desenvolvam bem abaixo de sol em lugares com o clima mais baixo, as petúnias herbáceas são suscetíveis às queimaduras, se expostas totalmente expostas ao sol em regiões equatoriais. No entanto, as perenes se adaptam muito bem, mesmo em ambientes quentes.

O plantio da petúnia pode ocorrer em qualquer época do ano, por meio de sementes ou mudas. Optando por plantá-las em sementes, é necessário dispensar cuidado redobrado nas primeiras semanas, para que cresçam bem. Entretanto, para pequenas criações, recomenda-se adquiri-las em mudas, visto que iniciaram o seu desenvolvimento, o que torna mais fácil a sua criação.

As petúnias devem ser plantadas ao sol ou à meia sombra desde que recebam bastante iluminação. Seu solo deve ser rico em matéria orgânica e bem irrigado, porém não encharcado. Antes de plantar é necessário adubá-lo abundantemente.

Uma sugestão é suar o NPK 20-20-20 ou 15-20-20), mas se forem difíceis de achar, compre os dois tipos predominantes: aquele rico em nitrogênio, como NPK 20-10-10), e aquele rico em fósforo e potássio o NPK 4-14-8. Os dois últimos favorecem a floração, o primeiro a boa saúde das folhas. Se forem sólidos, espalhe umas três colheres em volta das plantas. Se forem líquidos (ou feitos para dissolver), borrife a cada duas semanas.

O cultivo de petúnias é simples. Para mantê-la bonitas basta regá-las diariamente. Embora sejam resistentes as pragas, pulverizá-las mensalmente com produtos específicos é uma excelente forma de evitar esses problemas. E por último, aconselha-se replantá-las no final do ano, para retirar partes mortas e deixá-las ainda mais vívidas e belas.

cach4