Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Lafoensia pacari_

Árvore de pequeno a médio porte, originária do cerrado brasileiro e do Paraguai, sendo encontrada espontaneamente nos estados da Bahia, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso e Distrito Federal.

Seu tronco alcança de 30 a 60 cm de diâmetro e muito. As inflorescências surgem da primavera e verão, despontando flores vistosas, grandes, com pétalas brancas e franjadas, longos estames e cálice verde, com margens pregueadas.

Por seu porte pequeno, raízes não agressivas e florescimento ornamental, é bastante utilizado na arborização urbana de diversos municípios do Paraná. Seu plantio também é recomendado na recuperação de áreas degradadas e na recomposição de mata ciliar. Por não ser uma espécie pioneira, é interessante efetuar plantios mistos ou em anos subsequentes ao início do reflorestamento.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente nos primeiros anos após a implantação.

Após bem estabelecido, é capaz de resistir a períodos de estiagem, assim como a inundações.

Sua multiplicação é feita por sementes postas a germinar logo após a colheita, em saquinhos com areia, mantida úmida, caso contrário perdem rapidamente o poder germinativo. A germinação ocorre em 10 a 15 dias. Plante as mudas formadas em covas bem preparadas, com 40 x 40 cm, fertilizadas com esterco curtido.

janela 70

Viola x wittrockiana

Espécie do gênero botânico Viola que pertencente à família Violaceae e inclui as espécies populares violetas e amores-perfeitos..

Originária da Europa e Ásia e apresenta um ciclo de vida bienal (24 meses).

Suas flores são grandes e muito vistosas. As cores e combinações são muitas e variam de amarelo, azul, roxo, branco, rosa, marrom e negra (a mais comum). Apresenta ramagem macia, verde-escura e frágil. Inicia-se a floração no inverno e dura ao longo da primavera.

Deve ser cultivada a pleno sol (sempre), em solos ricos em matéria orgânica e devem ser frequentemente regados. Pode ser plantada em vasos e jardins, já que é um planta muito versátil. Requer replantio anual, apesar de perene.

Sua reprodução é assexuada (por meio de sementes).

ar