Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




IMG_9918

Trepadeira herbácea, suculenta e epífita, originária da Ásia. Como o próprio nome diz, ela tem as folhas em forma de coração, por este motivo essa flor-de-cera é conhecida e cultivada no mundo todo. Os ramos produzem raízes aéreas, que em seu habitat, são responsáveis por absorver nutrientes da matéria orgânica acumulada nas forquilhas das árvores. As folhas são brilhantes e de cor verde clara.

Hoya kerrii 001

Ocorre ainda uma forma variegada, com as margens das folhas de cor branco-creme. Como outras flores-de-cera, sua inflorescência é do tipo pendente e muito durável.

Floresce no verão, apresentando numerosas flores cerosas, pequenas e com perfume suave. As flores são uma sobreposição de duas estrelas. A maior, na base é a corola, enquanto a menor, no ápice é a corona.

A corola é branca e a corona é vermelha. Em vasos deve-se deixá-la crescer livremente como trepadeira, replantando em um vaso maior e oferecendo-lhe algum suporte, como treliças, grades, cercas, etc. Inicialmente o crescimento da planta-coração é bastante lento e em fases.

Depois que ela cresce um pouco e apresenta uma dezena de folhas, seu crescimento vai tornando-se gradativamente mais rápido e intermitente. Pode demorar anos para florescer pela primeira vez. É ideal para pátios, varandas e interiores bem iluminados.

Hoya-kerrii-conozca-la-planta-del-corazón

Seu cultivo deve ser sob meia sombra ou luz difusa, em solo bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A planta não tolera encharcamento, apodrecendo rapidamente as raízes. Aprecia o calor tropical e as regas devem ser reduzidas no inverno. Aprecia fertilização orgânica leve na primavera e verão.

O sol direto provoca queimaduras nas folhas. Não tem problema nenhum se plantada em vasos apertados e sua multiplicação é facilmente feita por estaquia de ramos ou folhas, postas a enraizar em substrato humoso e drenável, mantido úmido.

240x320_030