Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Zamioculcas zamiifolia

Zamioculcas é uma planta da família da Aráceas, originária da Tanzânia, na África. Deve ser cultivada dentro de casa, ou seja, em ambiente interno, com pouca iluminação, sendo perfeita para aquele canto pouco iluminado da sua casa). Não suporta iluminação direta, sol, pois suas folhas se queimarão.

Tem o crescimento lento, levando cerca de, mais ou menos dois anos para atingir 1 m, sua altura máxima média.

Suas folhas verdes e brilhantes, que nascem bem claras e vão escurecendo com o tempo, lhe dá um contraste em tons diferentes, tornando a planta muito interessante. A inflorescência da planta, embora não seja considerada de grande valor ornamental, contribui para o visual exótico. Para manter suas folhas  limpas e com brilho sempre limpe-as com água e brilha folha (este produto você encontra em qualquer floricultura).

É bom ressaltar, no entanto, que mesmo sendo bem resistente e pouco exigente, a planta necessita de alguns cuidados básicos e simples para se manter bonita e sadia:

* Deve ser cultivada em ambientes internos, em temperaturas nunca abaixo de 18ºC. A temperatura ideal deve estar acima de 25ºC.

* Não necessita de regas frequentes. Cultivada num vaso compatível com o seu porte, a ega deve ser feita 2x por semana, com a medida de uma xícara de chá (note: quando tiver muito frio, pode regar 1x por semana somente), ela é uma planta que suporta períodos sem água.

* O solo deve ter boa drenagem. A mistura de solo indicada pode conter 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal adubada e 1 parte de areia.

* A Zamioculcas não é muito exigente quanto à adubação. Para garantir folhas bonitas e sadias, recomenda-se aplicar fertilizante NPK 10-10-10, seguindo as orientações do fabricante.

* Por se tratar de uma planta de crescimento lento, não exige podas. Periodicamente, deve-se retirar folhas murchas ou secas, para manter a harmonia do visual.

Importante: A Zamioculcas não exige muitos tratos, mas ao notar que a planta começa a se apresentar deformada no vaso, recomenda-se replantá-la em um vaso maior, para comportar seu desenvolvimento.

janel2